Tarefa 6 – Curso EDH – Francisca Gonçalves Rodrigues

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

Francisca Gonçalves Rodrigues

Função

Pei

DRE / Unidade Educacional

Campo Limpo

Escola

Cemei Lazara Veiga catellani

TEMA: RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA

JUSTIFICATIVA:

Baseando-se na concepção da pedagógica, onde a importância principal não está no tema, mas na metodologia, compreendemos que unir a discussão acerca dos direitos humanos, as descobertas das potencialidades na formação da criança de zero a três anos de idade, entender o papel da escola e das famílias em criar situações de aprendizagens significativas através das interações entre criança e criança  e adulto,criança e espaço escolar.

Assim, buscando contribuir em sua totalidade é que foi elaborado essa sequência de atividade que serão apresentadas no acolhimento do retorno as aulas na unidade escolar.

A QUEM SE DESTINA:

Bebês e crianças de zero a três anos.

FINALIDADE QUAL A SUA INTENÇÃO:

Desenvolver no ambiente escolar, reflexões aos direitos e deveres dos bebês e crianças, buscando relaciona-las a convivência familiar através de ações no dia-a-dia, por meio de atividades que venham enriquecer o conhecimento a cerca de diversas práticas infantis.

OBJETIVOS:

Garantir  o direito de conviver, conhecer-se, brincar, expressar-se, participar e explorar.

DURAÇÃO:

Cinco dias.

ATIVIDADE  1:

Conhecendo o entorno.

Realizar pesquisa, colhendo informações  de cada família, visando a situação real do espaço onde mora.

ATIVIDADE 2:

Elaboração de mural.

Fotos de momentos particulares de membros de sua família e a sua comunidade.

ATIVIDADE 3:

Através de rodas de conversas, trabalhar as dificuldades formas de organização da família e das comunidades: os vínculos pessoais e as relações de amizade.

ATIVIDADE 4:

Criar uma história coletiva para identificar a relação entre suas vivências e as dos seus colegas.

ATIVIDADE 5:

Registro através  de desenho ilustrando da história coletiva.

AVALIAÇÃO :

Acontecerá através da observação e do registro de diferentes formas: escuta, fotos, desenhos, expressões corporais.

REFLEXÃO

Todos sabemos que perante a nossa constituição federal de 1988 e nossa LDBEN nº 9394/96 a educação é direito de todos e deve atuar em regime de colaboração entre estado e família, ou seja deve ocorrer em parceria.

Dessa forma, a partir do exercício do “olhar”, que os pais possam olhar para o professor e a UE, e o professor e a escola para os pais e ambos para as crianças, e nesse exercício de empatia saibamos nos colocar no lugar uns dos outros.