Tarefa 6 – Curso EDH – FATIMA MARIA LEITE FIGUEIREDO

Data

10 de julho de 2020

Cursista

FATIMA MARIA LEITE FIGUEIREDO

Função

ATE Inspetoria

DRE / Unidade Educacional

Penha

Escola

EMEI JOAO MENDONÇA FALCÃO

A INCLUSÃO

Trabalhar a INCLUSÃO com crianças do infantil I (4 anos), mostrando a elas que há diversos tipos de pessoas em nosso convívio e que devemos respeitá-las e ajudá-las sempre que necessário.

Despertar nas crianças, familiares e comunidade escolar um novo olhar para as pessoas que portam alguma necessidade distinta no desafio do contexto atual.

Incentivar a criança a valorizar e respeitar a diversidade;

Estimular as crianças desde cedo, a praticar o respeito ao próximo;

Conduzir a criança a construir sua identidade pessoal;

Localizar a criança no presente, para que ela se sinta parte integrante da história;

Identificar valores como: igualdade, ética, cidadania, solidariedade e respeito;

 

Atividade – Roda de conversa – ORALIDADE

– Conversar sobre as diferenças nas pessoas ou pessoas especiais, descobrir os saberes das crianças sobre o assunto e se conhecem alguém com alguma especificidade.

– Contar a história: ‘Gabriel e as visitas especiais’ de Ana Constança Katsuya e Eliza Freire

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=4B7-vxoQG7E

 

– Questionar sobre a história e o que aprenderam

– Falar sobre a linguagem de sinais e apresentar o alfabeto em libra

– Apresentar um livro em braile e explicar quem e como se usa.

Atividade – Roda de conversa ‘ACESSIBILIDADE’

– Questionar quem já viu uma rampa? Para que elas servem? Falar das placas de sinalização de prioridades em meios de transportes e em locais públicos.

 

 

– Colorir as imagens junto a uma rampa de acesso para cadeirante.

 

 

Atividade – Recorte e colagem

– Realizar uma brincadeira diferente: Separados em duplas, vendar uma criança e pedia para outra guiar, inverter os papeis e depois conversar sobre a sensação de andar com os olhos vendados.

 

 

– Agora, sobre uma cartolina já com figura de identificação de lugares especiais, pedir para as crianças procurarem em revistas imagens semelhantes, para recortar e colar no cartaz.

Atividade – Igualdade

– Sobre uma figura de uma moldura em um cartaz intitulado ‘SOMOS TODOS IGUAIS’, colar imagens das crianças para que percebam suas diferenças e  decorarem a moldura. Trabalhando a coordenação motora fina.

 

 

Atividade – Brincar de bola, identificando o amigo

– Com todos sentados em uma roda, pedi para uma criança jogar a bola para outra falando o nome do amigo(a). Trabalha a coordenação motora ampla e a ‘IDENTIFICAÇÃO’

 

 

 

Atividade – Assistir ao vídeo: “Toda criança tem direitos (Vídeo Oficial)”. Depois fazer questionamentos dos direitos que as crianças têm

 

Toda criança tem direitos (Vídeo Oficial)

https://www.youtube.com/watch?v=wmNnzKOOuA0

 

– Recortar cenas que representem direitos de criança e colar para ilustrar cada direito.

 

 

 

 

– Como será passado para crianças pequenas, esse tema poderá ser abordado por uma semana junto com as atividades diárias.

 

A avaliação será feita diariamente (constantemente), observando as atitudes da criança durante a sua permanência na Unidade Escolar.

 

 

FATIMA MARIA LEITE DE FIGUEIREDO

‘Respeitar é preciso’ – EDH desafios do contexto atual

São Paulo – 10/07/2020

https://www.youtube.com/watch?v=4B7-vxoQG7E - https://www.youtube.com/watch?v=wmNnzKOOuA0 -