Tarefa 6 – Curso EDH – FATIMA MARIA LEITE FIGUEIREDO
Função
ATE Inspetoria
DRE / Unidade Educacional
Penha
Escola
EMEI JOAO MENDONÇA FALCÃO
A INCLUSÃO
Trabalhar a INCLUSÃO com crianças do infantil I (4 anos), mostrando a elas que há diversos tipos de pessoas em nosso convívio e que devemos respeitá-las e ajudá-las sempre que necessário.
– Despertar nas crianças, familiares e comunidade escolar um novo olhar para as pessoas que portam alguma necessidade distinta no desafio do contexto atual.
– Incentivar a criança a valorizar e respeitar a diversidade;
– Estimular as crianças desde cedo, a praticar o respeito ao próximo;
– Conduzir a criança a construir sua identidade pessoal;
– Localizar a criança no presente, para que ela se sinta parte integrante da história;
– Identificar valores como: igualdade, ética, cidadania, solidariedade e respeito;
Atividade – Roda de conversa – ORALIDADE
– Conversar sobre as diferenças nas pessoas ou pessoas especiais, descobrir os saberes das crianças sobre o assunto e se conhecem alguém com alguma especificidade.
– Contar a história: ‘Gabriel e as visitas especiais’ de Ana Constança Katsuya e Eliza Freire
https://www.youtube.com/watch?v=4B7-vxoQG7E
– Questionar sobre a história e o que aprenderam
– Falar sobre a linguagem de sinais e apresentar o alfabeto em libra
– Apresentar um livro em braile e explicar quem e como se usa.
Atividade – Roda de conversa ‘ACESSIBILIDADE’
– Questionar quem já viu uma rampa? Para que elas servem? Falar das placas de sinalização de prioridades em meios de transportes e em locais públicos.
– Colorir as imagens junto a uma rampa de acesso para cadeirante.
Atividade – Recorte e colagem
– Realizar uma brincadeira diferente: Separados em duplas, vendar uma criança e pedia para outra guiar, inverter os papeis e depois conversar sobre a sensação de andar com os olhos vendados.
– Agora, sobre uma cartolina já com figura de identificação de lugares especiais, pedir para as crianças procurarem em revistas imagens semelhantes, para recortar e colar no cartaz.
Atividade – Igualdade
– Sobre uma figura de uma moldura em um cartaz intitulado ‘SOMOS TODOS IGUAIS’, colar imagens das crianças para que percebam suas diferenças e decorarem a moldura. Trabalhando a coordenação motora fina.
Atividade – Brincar de bola, identificando o amigo
– Com todos sentados em uma roda, pedi para uma criança jogar a bola para outra falando o nome do amigo(a). Trabalha a coordenação motora ampla e a ‘IDENTIFICAÇÃO’
Atividade – Assistir ao vídeo: “Toda criança tem direitos (Vídeo Oficial)”. Depois fazer questionamentos dos direitos que as crianças têm
Toda criança tem direitos (Vídeo Oficial)
https://www.youtube.com/watch?v=wmNnzKOOuA0
– Recortar cenas que representem direitos de criança e colar para ilustrar cada direito.
– Como será passado para crianças pequenas, esse tema poderá ser abordado por uma semana junto com as atividades diárias.
– A avaliação será feita diariamente (constantemente), observando as atitudes da criança durante a sua permanência na Unidade Escolar.
FATIMA MARIA LEITE DE FIGUEIREDO
‘Respeitar é preciso’ – EDH desafios do contexto atual
São Paulo – 10/07/2020