Tarefa 6 – Curso EDH – Fabiana Lima Ramires

Data

23 de julho de 2020

Cursista

Fabiana Lima Ramires

Função

Professora de educação infantil

DRE / Unidade Educacional

Capela do Socorro

Escola

CEI CEU Navegantes

                                                                                   SEQUÊNCIA DIDÁTICA

 

TEMA: Respeito as diferenças

JUSTIFICATIVA: Trabalho numa EMEI dentro de um CEU, assim é uma unidade grande e com alunos com necessidades especiais em todas as turmas e logicamente a diversidade das crianças se faz presente em uma escola dessa dimensão. Se vê a necessidade de trabalhar o respeito as diferenças e o sentimento de colaboração e cooperação para o bem de todos. É durante a educação infantil que construímos a maior parte dos valores que carregamos por toda a vida. Também para fortalecer o projeto identidade da unidade, o trabalho com as diferenças e o respeito as elas podem favorecer a autoestima das crianças. O respeito a todos se faz necessário também para os pais e as pessoas do território onde a escola está inserida assim algumas propostas serão realizadas em encontro com os pais.

A QUEM O TRABALHO SE DESTINA: Essa sequência visa alcançar as crianças do infantil 1 e os pais e familiares dessas crianças.

OBJETIVOS: Perceber que somos diferentes como humanos. Respeitar a todos. Auxiliar crianças e pessoas com necessidades especiais. Promover o espírito antirracista nas crianças e seus responsáveis. Desenvolver o espírito de equipe e assim cooperar para o bem estar do grupo. Que a diferenças não seja motivos de desigualdade. Incutir princípios de empatia e respeito. Fortalecer a autoestima e o empoderamento das crianças.

Finalidades: Perceber pelas atitudes das crianças e nas suas brincadeiras o respeito e a inclusão de todos. Participação das famílias e apoio nas propostas curriculares ou extracurricular.

DURAÇÃO: A princípio duas semanas. No entanto é uma temática que pode ser retomada em vários monetos durante o ano.

ATIVIDADES:

SUGESTÕES DE LEITURAS: Flicts

A felicidade das borboletas

Um mundinho para todos

Três tangos

O cabelo de Lelê

A princesa que queria ser rei

Elmer, o elefante xadrez

PROPOSTAS: Confecção com tecido de uma boneca gigante negra para ser utilizada nos cantinhos de interesses. As crianças poderão dá um nome a boneca.

  • Filme: O touro Ferdinando.  Após o filme conversa sobre a questão das diferenças, o touro Ferdinando ao contrário dos demais touros era tranquilo e sossegado.
  • Encenação da música “A linda rosa juvenil”, as crianças decidem que personagem encenarão. Trabalhar a questão de gênero, pois meninos poderão ser princesa se assim o quiserem
  • Vídeo da Turma da Mônica sobre o autismo
  • Continuação da história. Utilizando um dado com imagens a criança joga o dado e continua a história a partir da ilustração representada pela imagem do dado.
  • Confecção de painel a partir do desenho de si mesmo de cada criança. Após colar todos os desenhos formando um círculo.
  • Vôlei sentados. Divididos em dois times e sentados no chão, devem passar a bola para o outro lado com a intenção de fazer pontos. As regras podem ser alteradas conforme as necessidades do grupo.
  • Caixa dos sentidos: Faça dois buracos na lateral da caixa de papelão para permitir que as mãos das crianças acessem seu interior. Deposite um objeto na caixa. A criança precisa tatear, cheirar e ouvir para adivinhar o objeto. Se acriança não fala use alguma comunicação alternativa como placas e desenhos.
  • ENCONTRO COM OS PAIS:
  • conversa sobre as diferenças
  • Leitura: Tudo bem ser diferente
  • Confecção da boneca abayomi
  • dinâmica: Feitiço contra o feiticeiro
  • AVALIAÇÃO
  • dinâmica: Feitiço contra o feiticeiro.  Todas as crianças se sentarão em círculo no chão e em seguida desenharam numa folha o que gostaria que seu colega do lado fizesse. Porém, são eles mesmos que realizarão a proposta. O intuito é não desejar o mal para o outro.