Tarefa 6 – Curso EDH – Fabiana de Morais Braga
Função
Professor de Educação Infantil
DRE / Unidade Educacional
São Miguel Paulista
Escola
Cei vereador Libero Ancona Lopes
Trabalho de finalização de curso EDH- Desafios do Contexto Atual
Cursista: Fabiana de Morais Braga rf 8370150
TEMA: MEU CABELO, MINHA COR
JUSTIFICATIVA: MOSTRAR PARA AS CRIANÇAS QUE TODAS SÃO IGUAIS MESMO SENDO DIFERENTES, QUE CADA COR DE PELE, CADA TIPO DE CABELO TEM UMA HISTÓRIA UMA RAIZ E QUE DEVEMOS CONHECER E RESPEITAR.
DIVERSIDADE NÃO É O DESIGUAL, ESQUISITO E DESLOCADO: É PROMOVER O RESGATE DA VERDADEIRA RAIZ DA PLURALIDADE DE LÍNGUAS,RAÇAS E CONDUTAS QUE NÃO PODEM SER PREJULGADAS.
ESTE TRABALHO SE DESTINA ÀS CRIANÇAS BEM PEQUENAS DO CEI, FUNCIONÁRIOS E EDUCADORES
FINALIDADE DESTE TRABALHO: DEMONSTRAR PARA AS CRIANÇAS E COMUNIDADE ESCOLAR QUE TODOS SOMOS IGUAIS MESMO COM NOSSAS DIFERENÇAS DE TIPOS DE CABELO, COR DE PELE, ALTURA E BIOTIPO, QUE TEMOS UMA HISTÓRIA DE ORIGEM, DE ETNIA, MODO DE FALAR, DESCENDÊNCIA E ASCENDÊNCIA, TRAZENDO DISCUSSÕES E CONCEITOS QUE ESCLAREÇAM E FORTALEÇAM AS RELAÇÕES HUMANAS E SOCIAIS.
OBJETIVOS/RESULTADOS: AMPLIAR PARA AS CRIANÇAS AS MAIS DIVERSAS CULTURAS, OS TIPOS DE RACISMOS E COMO PODEMOS EVITÁ-LOS ESTIMULANDO O RESPEITO À DIVERSIDADES E AMPLIANDO O ESPÍRITO DE COLETIVIDADE.
DURAÇÃO: 1 SEMESTRE
ATIVIDADES QUE COMPORÃO A SEQUÊNCIA: COMEÇAREMOS NOSSA ATIVIDADE COM RODA DE CONVERSA, APRESENTANDO OS AMIGOS, PERGUNTANDO SE ELES SE PARECEM? O QUE VEEM DE DIFERENTE? O QUE ACHA QUE É IGUAL? DEPOIS FAREMOS COLAGEM COM VÁRIOS BIOTIPOS DE DIVERSAS CULTURAS, PEDINDO QUE AS CRIANÇAS ESCOLHAM O QUE MAIS SE PARECE COM ELA, E DEPOIS O QUE ELA GOSTA MAIS. APÓS ESTA ETAPA FAREMOS RODA DE CONVERSA MOSTRANDO AS COLAGENS E FAZENDO OS QUESTIONAMENTOS NECESSÁRIOS PARA QUE AS CRIANÇAS POSSAM SE RECONHECER. TRABALHANDO VALORES COMO AMIZADE, O AMOR, E O RESPEITO AO PRÓXIMO, TAMBÉM ESTAREMOS VALORIZANDO A DIVERSIDADE. NO SEGUNDO MOMENTO IREMOS FALAR DOS DIFERENTES TIPOS DE CABELOS, TEXTURAS, CORES, TAMANHOS E COM ISSO AUMENTAR A AUTO ESTIMA DOS ALUNOS MOSTRANDO QUE TODOS SÃO BONITOS, QUE PODEMOS TER DIFERENTES PENTEADOS E ADORNOS COMO OS TURBANTES QUE PODEM SER USADOS PELAS CRIANÇAS PRETAS COMO TAMBÉM PELAS CRIANÇAS BRANCAS, MAS QUE DEVEMOS SABER A HISTÓRIA DO TURBANTE, DE TODA A LUTA DO POVO PRETO, ASSIM COMO PODEMOS COLOCAR LENÇOS NOS CABELOS DAS CRIANÇAS COMO SE FOSSEM MANTOS, “NESSE TIPO DE EXPERIÊNCIA AS CRIANÇAS PODEM AMPLIAR O MODO DE PERCEBER A SI MESMAS E AO OUTRO, VALORIZAR SUA IDENTIDADE, RESPEITAR OS OUTROS E RECONHECER AS DIFERENÇAS QUE NOS CONSTITUEM COMO SERES HUMANOS”( BNCC DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PG.38)
AVALIAÇÃO SERÁ FEITA DURANTE TODO O PERCURSO DA ATIVIDADES, REGISTRANDO AS DESCOBERTAS, AS FALAS DAS CRIANÇAS E SUAS REAÇÕES À CADA LEITURA FEITA, CONVERSA E ATIVIDADE PROPOSTA
MATERIAIS UTILIZADOS: LIVROS, TECIDOS, ESPELHO, REVISTAS, TESOURAS, COLA, FILMES, RODA DE MÚSICA, FOTOGRAFIAS, CANTIGAS REGIONAIS, PENTES, ADORNOS, ETC
PODEMOS REALIZAR AS ATIVIDADES EM SALA DE AULA, NA ÁREA LIVRE E TAMBÉM REALIZAR AS ATIVIDADES COM AS FAMÍLIAS, SOLICITANDO RELATOS DA ORIGEM DE CADA FAMÍLIA E FOTOGRAFIAS PARA CONFECÇÃO DE PAINEIS.