Tarefa 6 – Curso EDH – Fabiana de Jesus Ferreira

Data

14 de julho de 2020

Cursista

Fabiana de Jesus Ferreira

Função

Professor de educação infantil e ensino fundamental

DRE / Unidade Educacional

São Mateus

Escola

EMEF Bartolomeu Campos de Queiros

  • O tema proposto – Direitos Humanos
  • Justificativa – Os alunos ainda precisam fortalecer e se conscientizar que precisamos viver numa cultura diversificada e numa sociedade de direitos
  • A quem o trabalho se destina (se estudantes, de que faixa? Se adultos, de quais funções?) – Estudantes do 5ºano do ensino fundamental I
  • Objetivos/Resultados esperados – Que a sociedade se torne mais justa, onde os alunos sejam críticos e questionadores dentro de suas próprias comunidades. Possuam argumentos para defender seus ideais.
  • Duração – 5 aulas de 40 minutos
  • As atividades que comporão a sequência
  1. A professora fará a leitura de um livro sobre o tema: Uma história de respeito/O menino Marrom/Meninas Negras/Gente bem diferente (a escolha da turma). Após a leitura será aberta uma roda de conversa para discutirmos os aspectos levantados no livro e as impressões causadas.
  2. Cada grupo irá escolher uma imagem retiradas dos noticiários e/ou internet sobre policiais agredindo cidadãos pelo mundo e encenarão aquela situações, a qual será registrada através de fotos.
  3. Para continuar assistiremos o vídeo do Youtube “Ninguém nasce racista, continue criança”. Na roda de conversa, abriremos a discussão para reflexão e discussão.
  4. Após as discussões, cada grupo irá elaborar cartazes, para serem colados ao redor do muro da escola, trazendo frases reflexivas e positivas. Não queremos afirmar atitudes negativas nesses cartazes!
  • Avaliação – Será de forma participativa, colaborativa e contínua.