Tarefa 6 – Curso EDH – Eva Ferreira da Silva

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

Eva Ferreira da Silva

Função

Professora de Ensino Fundamental II e Medio Inglês

DRE / Unidade Educacional

Itaquera

Escola

CEU Emef Prof Dr Paulo Gomes Cardim

 

Projeto elaborado por Eva Ferreira da Silva, RF: 756.07.61-5; como exigência para finalização do curso: EDH –  Desafios do Contexto Atual idealizado pela área de educação do instituto Vladimir Herzog, em conjunto com a Secretaria Municipal de Ensino de São Paulo, para promover reflexões acerca de temas que fazem parte do dia a dia das unidades e impactam diretamente nas relações entre toda  a comunidade escolar.

 

 

Sequência Didática.

Tema proposto: Raça e relações étnico-raciais

Justificativa: Utilizar à educação como plataforma para formação de uma cultura que exerça o respeito à dignidade humana, dessa forma, uma sociedade que promova e atue de forma democrática através de valores como liberdade, justiça, igualdade, solidariedade, equidade, cooperação, tolerância e acima de tudo com paz.

Público Alvo: 8º e 9º ano. Ciclo autoral.

Objetivo: Promover uma sociedade mais justa, igualitária e democrática, para que todos possam ter direitos e oportunidades iguais. Auxiliar os estudantes em seu processo de identidade. Valorização da cultura negra e indígena. Utilizar a escola como espaço de formação não apenas para ensino de conteúdos curriculares  mas também em valores pautados em direitos humanos.

Duração: 16 aulas

Atividades: Os alunos serão divididos em pequenos grupos e orientados a fazer pesquisa direcionada sobre a importância da história do povo negro/indígena e suas contribuições para a sociedade. Após a pesquisa, irão elaborar pequenos vídeos ilustrativos .  Posteriormente após a correção do professor os grupos poderão compartilhar com outras turmas do mesmo ciclo. E até mesmo elaborarem debates e discussões sobre o tema junto com os colegas e professores.

Avaliação: Os alunos serão avaliados de forma contínua e através de material impresso e vídeo produzido.

Poderíamos sugerir para a coordenação pedagógica da unidade para que todos os educadores da unidade escolar pudessem complementar o trabalho com apresentação de filmes e histórias com base no tema proposto.

 

 

Combate ao racismo estrutural

Protesto

Direitos Iguais para todos.