Tarefa 6 – Curso EDH – Erika Monteiro Spachi
Função
Professora de educação infantil e fundamental 1
DRE / Unidade Educacional
Itaquera
Escola
Emei João Rubens Marcelo
Na EMEI em que trabalho temos alguns problemas com a questão racial, referente a cor da pele.
Por isso achei que seria importante trabalhar esta questão para que estimule o agir e pensar das crianças contra o racismo e o direito à cidadania e a vida de todas as pessoas.
Durante a educação infantil as crianças já começam a conhecer seu corpo, as diferenças e semelhanças entre os colegas do grupo, escolhem com quem brincar e se relacionar na escola, tem suas preferências por brinquedos, e, no entanto é fundamental que o educador trabalhe em sala de aula questões sobre diferença e em especial as relacionadas ao pertencimento racial, não só com as crianças, mas com as famílias e comunidade. (CEERT,2011).
No Currículo da Cidade da Educação Infantil do Município de São Paulo existe um capítulo que fala da Educação para as relações étnico-raciais, que diz: […] identificar e superar as manifestações do racismo como o preconceito racial e a discriminação racial. Dessa maneira haverá, na escola, uma nova relação entre os diferentes grupos étnico-raciais, que propicie efetiva mudança comportamental na busca de uma sociedade democrática e plural. (BRASIL, 2013, p.11).
É de extrema importância iniciar as discussões que tem por temática as questões étnico-raciais na escola, logo no início (educação infantil), é nesse ambiente que são construídos socialmente valores de relevância para a formação do cidadão.
Essa sequência de atividades que é apresentada tem como objetivos principais: estimular o respeito a diversidade étnico-racial, despertar a consciência crítica e o respeito, assimilar o auto conhecimento e contribuir para auto estima.
Começarei a sequência de atividades colocando a disposição das crianças vários lápis de cor e questionar a elas qual daqueles lápis tem a cor de pele.
Por experiência, muitas crianças vão apontar a cor salmão.
Depois que elas mostrarem qual a cor que elas acham que é a cor de pele, leremos a história “A cor de Coraline”, que trata sobre o lápis cor de “pele”.
Essa história traz o tema da diversidade de maneira lúdica para as crianças, e instiga importantes questionamentos, tais como: identidade, representatividade e empatia.
Após a leitura, faremos uma roda de conversa sobre a história, olhando para nossos amigos e percebendo as cores das peles de cada um. Logo em seguida as crianças receberão um espelho para poderem observar a sua própria cor e para finalizar mostrar a eles uma caixa de lápis de cor/ giz com os tons da pele.
Assim cada um pode fazer seu auto retrato e também de um amigo a sua escolha, utilizando materiais diversos.
Para concluir nossas atividades, organizaremos uma exposição com os desenhos.
Lápis de cores coloridos
Lápis de cor salmão
Livro : "A cor de Coraline"
Giz de cera lançado com as cores da pele
Lápis de cor lançado com as cores da pele