Tarefa 6 – Curso EDH – Erika Alves de Oliveira

Data

13 de julho de 2020

Cursista

Erika Alves de Oliveira

Função

Professora ed. Infantil e ens. Fundamental I

DRE / Unidade Educacional

Santo Amaro

Escola

EMEF Antenor Nascentes

Nome: Erika Alves de Oliveira- [email protected] RF: 8195251

Unidade educacional: EMEF Antenor Nascentes

OBJETIVOS:

  • Ensinar o respeito mútuo, independente de cor ou diferenças.

  • Conhecer as diferenças de cada um e aprender que temos que respeitar a todos.

  • Conhecer um pouco mais da cultura dos povos africanos.

JUSTIFICATIVA:

O Mancala é um jogo que ajuda na compreensão de conceitos matemáticos, fácil e prático, é possível trabalhar com qualquer faixa etária. Além disso, podemos por meio do jogo trazer conceitos da cultura africana para os nossos alunos. Trabalhando no meio escolar o respeito e tolerância a outros povos culturais mostrando as riquezas de um dos seus jogos. Escolhi essa temática, porque muitos alunos não se reconhecem como negros e o racismo está impregnado em nossa sociedade.

FINALIDADE

Com essas atividades desejo promover um maior respeito pela cultura africana e ajudar as crianças a se reconhecerem como negros, e aqueles que não são negros aprendam a respeitar o seu próximo sem levar em conta a cor da pele

PÚBLICO ALVO:

O público-alvo será crianças de 6 anos de idade, matriculadas no 1° ano C. São crianças que estão em fase de alfabetização e que adoram brincar, nada melhor do que ensiná-las brincando. Essa é uma turma agitada e que adora brincadeiras, no total são 30 crianças.,

METODOLOGIA:

Iniciaremos com a leitura da história “O cabelo de Lelê, após a leitura faremos uma roda de conversa sobre o que observaram na leitura, sobre as caraterísticas do cabelo e da pele da personagem, observar se na sala tem alguém com as mesmas características da Lelê, sobre como deve ser o continente africano. Cada aluno irá se desenhar e depois observaremos se algum desenho é igual ao outro. A partir deste ponto discutiremos sobre as diferenças de cada um.

Após, cada um irá desenhar a Lelê e retratar o cabelo da personagem. Todos os desenhos serão expostos na parede da sala para que eles observem as diferenças.

No dia seguinte, vamos relembrar alguns pontos da história. Em seguida, irei explicar que a Mancala é um jogo que faz parte da cultura dos povos africanos o mesmo povo que foi retratado na história. Começarei explicando o jogo coletivamente em uma roda. Depois, continuaremos em roda, porém, os alunos serão divididos em duplas para jogarem.

O tabuleiro do Mancala será feito com papelão, o papelão será pedido para os alunos trazerem antecipadamente. As peças serão feitas com bolinhas de papel crepom, as crianças farão essas bolinhas.

Jogaremos em vários momentos diferentes ao logo do ano, para que os alunos não se esqueçam do jogo.

DURAÇÃO

O trabalho com a história será de uma semana. Já o jogo Mancala se tornará uma atividade permanente.

AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá durante a execução de toda a atividade. No final da semana relembraremos da história e discutiremos alguns pontos sobre as diferenças entre as pessoas. Ao final, cada criança realizará desenhos sobre o que acharam sobre a cultura dos povos africanos. Os desenhos serão expostos no corredor da nossa sala.