Tarefa 6 – Curso EDH – Elisangela Aires Brandino de Souza

Data

24 de julho de 2020

Cursista

Elisangela Aires Brandino de Souza

Função

Pei

DRE / Unidade Educacional

Pirituba / Jaraguá

Escola

Ceu cei vila atlântica

Tarefa do curso EDH – DESAFIOS DO CONTEXTO ATUAL

ELISANGELA AIRES BRANDINO DE SOUZA

EMAIL: [email protected]

RELAÇÃO FAMÍLIA ESCOLA – CONHECENDO O ENTORNO

Justificativa – Baseada na aula 3 de Relação Família Escola, eu sinto um distanciamento entre a realidade da comunidade escolar e a realidade da comunidade do entorno da escola e do equipamento CEU. Me incomoda algumas frases de professores que acham que as famílias não querem fazer isso ou aquilo, ou acham que as famílias não querem participar disso ou daquilo ou ainda quando as famílias olham com o olhar de que os desejos, pedidos ou angustias das professoras não são importantes frente as suas realidades, ou vice e versa, se colocar no olhar das famílias perpassa a necessidade de ver com os próprios olhos a realidade da comunidade, se colocar nesse ambiente que muitas vezes são vistas apenas na tv ou online, sentir-se parte, sentir os cheiros, os sorrisos e os sabores do entorno do CEU.

Eu moro na comunidade e algumas frases de colegas de trabalho me incomodam, penso que essa caminhada pelo entorno pode dar mais uma perspectiva desta comunidade, quando em reuniões me declaro da comunidade do CEU sou olhada de lado como se isso fosse impossível, mas moro aqui e vi o CEU nascer, me sinto parte, converso com todos e sou solicitada por pais que se sentem com dificuldades em conversar com alguns professores ou entender algumas atitudes, só quero mudar essa situação de divisão e mostrar que todos buscamos o mesmo, a utilização do CEU como um equipamento educacional da e pra comunidade, muito mais que só uma escola, mas um equipamento cheio de possibilidades educacionais e de lazer.

Essa caminhada pelo Entorno tem que ser o promotor de um diálogo sobre como foi esse momento, uma reunião posterior de escuta destes sentimentos é tão importante como a própria caminhada, se não mais, porque quando falamos analisamos e nos colocamos novamente neste contexto nos vemos participantes desta realidade.

Quais organizações da UE estarão envolvidas como protagonistas: corpo docente e direção além dos líderes da comunidade.

Finalidade – A minha intenção é entender e poder promover com essa proposta ainda mais interação com a comunidade, abrir o diálogo para que a comunidade possa se entender como parte do CEU e não apenas participando de atividades do CEU, dar voz aos interesses, necessidades e desejos desta comunidade dentro e com o equipamento e a equipe do CEU e promover empatia entre o corpo docente e a comunidade.

E assim romper com essa mentalidade de que a opinião e as necessidades de quem trabalha no CEU é diferente ou mais importante do que a opinião e as necessidades de quem faz parte da comunidade

Objetivos/Resultados esperados – A princípio a abertura de possibilidades de diálogos baseados na experiencia vivida.

Duração – De 1 a 3 dias.

Avaliação – Desta primeira etapa a avaliação será feita pela participação dos docentes e da comunidade.

Além da segunda parte que será avaliada pela qualidade da escuta.