Tarefa 6 – Curso EDH – Eliane Madeira dos Santos Mendonça

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

Eliane Madeira dos Santos Mendonça

Função

DRE / Unidade Educacional

Butantã

Escola

EMEF DEPUTADO CÉSAR ARRUDA CASTANHO

Nome: Eliane Madeira dos Santos Mendonça

Respeitar é Preciso!

Tarefa Avaliativa

Tema: SER DIFERENTE É NORMAL

JUSTIFICATIVA: Estudaremos o tema SER DIFERENTE É NORMAL  porque todo mundo tem um jeito singular e único, de crescer, aparecer e principalmente de se manifestar. E se o peso na balança é de uns quilinhos a mais. E dai, que diferença faz? Nada melhor como discutir e retratar as nossas diferenças e igualdades em sala de aula.

Esta atividade se destina aos alunos do 5° ano do ensino Fundamental I  podendo se entender ao ensino Fundamental II.

OBJETIVOS: Conforme o Currículo da Cidade  segue os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:

(EF05H12) Respeitar e valorizar os diferentes modos de vida, diferenciando-os em relação às culturas, aos povos e às épocas.

(EF05H14) Reconhecer a existência de identidades plurais e diferentes grupos e culturas na cidade.

(EF05H17) Reconhecer, e respeitar que diferentes sujeitos possuem percepções diferenciadas da realidade, estejam eles inseridos no mesmo tempo e espaço ou em tempos e espaços diferentes.

 DESENVOLVIMENTO: Trabalharemos em sala de aula a letra da música SER DIFERENTE É NORMAL de Gilberto Gil. Ouviremos a música por alguns momentos e teremos  um momento reflexivo sobre o que acharam da música e da letra.

Muitas vezes alguns alunos sentem dificuldades em se expressar oralmente então algumas questões serão disponibilizadas para que se sentissem mais a vontade escrevendo.

1) Circule na letra da música o Título.

2) Ilustre a música

3) Pra você o que é SER DIFERENTE.

4) Qual a sua maior HABILIDADE?

5) Qual a sua  MAIOR DIFICULDADE?

6) DIGA 3 COISAS QUE PRA VOCÊ É “TUDO BEM”

7) Você acha que uma pessoa é melhor do que a outra só porque ela é maior ou menor, mais pesada ou mais leve, se tem a pele mais clara ou mais escura, se usa óculos, muleta, cadeira de rodas, aparelho bucal ou não? Justifique.

8) Você já foi apelidado de algo que não gostou como, por exemplo, baixinho, altão, negrinho, branquinho, gordinho, magrinho, quatro olhos ou coisa parecida? Você concorda em chamar alguém por um apelido de que ela não gosta? Justifique.

9) Pra você o que significa o termo INCLUSÃO?

Podemos desenvolver conforme a participação e envolvimento dos alunos uma peça teatral no qual os alunos construirão todo o processo desde o roteiro até a finalização com a apresentação. Já me surpreendi com peças teatrais com os alunos mais retraídos que se sentiram muito a vontade em apresentações sendo também um recurso de inclusão.

Espero alcançar todos os alunos com diferentes estratégias para que possam enxergar o seu potencial, suas habilidades, a importância de se ter uma opinião própria e de querer fazer diferença no mundo. Que vejam que SOMOS SIM DIFERENTES, MAS QUE O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS É A NOSSA MELHOR ARMA CONTRA A INDIFERENÇA E A EXCLUSÃO.

Este tema pode ser desenvolvido durante todo o ano letivo, desenvolvido de forma interdisciplinar abrangendo todos os conteúdos e disciplinas desenvolvidos em classe.

AVALIAÇÃO: Será a partir da manifestação, participação e envolvimento dos alunos durante as atividades propostas. O “escutar” será um dos melhores recursos para alcançar a todos.

AGRADECIMENTO: Agradeço a todo a equipe RESPEITAR É PRECISO pela oportunidade do  “escutar” e “participar” de todo um processo de construção e de um novo olhar mediante temas tão atuais e pertinentes a nossa prática pedagógica.