Tarefa 6 – Curso EDH – ELAINE PEREIRA DA SILVA SANTOS

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

ELAINE PEREIRA DA SILVA SANTOS

Função

Professora de Ed. Infantil e Ens. Fund. I

DRE / Unidade Educacional

São Miguel Paulista

Escola

Emef Padre Chico Falconi

Cursita: Elaine Pereira da Silva Santos

Tarefa do curso: EDH – Desafios do Contexto Atual

 

Tema: Educação e Direitos Humanos

 

Justificativa: Desenvolver um trabalho sobre os Direitos Humanos e suas especificações no Contexto Escolar e fora dele mesmo em ambiente remoto. Esse trabalho se destina aos alunos da faixa etária escolar da Educação Básica bem como os adultos do ambiente escolar que são professores e funcionários e toda a comunidade do entorno como pais e responsáveis, parentes e amigos e se possível mais além.

 

Finalidade: Com o desenvolvimento desse trabalho espera-se que o educando e todos os envolvidos possam assim levar á ação e á intervenção responsáveis, de forma sintam-se implicados e comprometidos na defesa de direitos humanos, tanto nos contextos escolares quanto como no mais distante da sociedade em que estão inseridos.Bem como também tem  a finalidade de conscientização crítica dos problemas que envolvem a realidades de todos.

 

Objetivos: Propor uma proposta pedagógica de currículo para trabalhar os direitos humanos dentro do contexto escolar para que se desenvolva a auto reflexão de como nossas ações, seja como for, dependem dos conhecimentos que são construídos e adquirimos do tema em questão , dos valores que interiorizamos  e das competências que desenvolvemos a partir daí.

 

Duração: Ao decorrer do ano letivo, pois é um trabalho de pode elencar varias possibilidades de aprendizagem e de  devolutivas.

Avaliação: Continua e ao decorrer do tema pode levar em conta as pesquisas, devolutivas e depoimentos como forma de avaliação.

Desenvolvimento/estratégias com varias possibilidades de desenvolvimento de atividades:

Incluir a Carta dos Direitos Humanos ao processo de protesto dos direitos fundamentais das pessoas e de defesa da decência humana aprendendo sobre as instituições que são responsáveis em manter esses direitos além de identificar quem são os sujeitos que violam essa condição garantida por lei.

– Trazer também à tona como no decorrer da História esses direitos foram galgados e fixados em lei e como se faz para aciona-los em caso de necessidade.

-Discutir formas de se envolver e praticar os direitos essenciais a vida,como respeito,cidadania,resiliencia….

-Analisar a Constituição Federal que traz em seu artigo 5 a questão dos Direitos Humanos em território brasileiro

-Pautar a Declaração dos Direitos Humanos (1948) com a luta pelo direito à educação que se segue até os dias de hoje.

 

Metodologia: Debates, pesquisas, discussões, documentários, depoimentos, atividades em grupo tanto em ensino remoto como em forma de acolhimento num possível retorno.