Tarefa 6 – Curso EDH – Elaine Aparecida Balsante Nascimento

Data

30 de julho de 2020

Cursista

Elaine Aparecida Balsante Nascimento

Função

Prof Ed inf e ens fundo 1- prifessora

DRE / Unidade Educacional

Pirituba / Jaraguá

Escola

Emei morro doce

Elaine Aparecida Balsante Nascimento – [email protected]

TEMA: RELAÇÕES PESSOAIS “EU E O OUTRO”

JUSTIFICATIVA:  A ESCOLA É UM ESPAÇO DE INTERAÇÃO, RECONHECIMENTO, CONHECIMENTO, PARTILHA, CONVIVÊNCIAS E DESENVOLVIMENTO. PORÉM MUITAS VEZES, OS ALUNOS E ATÉ MESMO FUNCIONÁRIOS ESBARRAM EM SEU CENTRALISMO, ESQUECENDO QUE O OUTRO TAMBÉM PODE TER SUA PARCELA DE RAZÃO. ASSIM, CREIO QUE O TEMA EU E O OUTRO, SE JUSTIFICA NO SENTIDO DE QUE TODOS SÃO SUJEITOS DE DIREITOS E QUE DEVEMOS FALAR E OUVIR, SEMPRE SE COLOCANDO NO LUGAR DO OUTRO.

PÚBLICO ALVO: INICIALMENTE, O PÚBLICO ALVO SERÁ ALUNOS DE 5º ANO, SALAS ONDE EU TRABALHO E PERCEBO REAL NECESSIDADE DE INTERVENÇÃO. PORÉM, TAMBÉM ACREDITO QUE NAS SÉRIES/CICLO PODE HAVER GRANDE CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DOS MESMOS, JÁ QUE ESTA É UMA FASE BASTANTE CONFLITANTE.

FINALIDADE: COM ESTE TRABALHO, DESEJO VEEMENTE QUE AS RELAÇÕES NA ESCOLA POSSAM SER RECHEADAS DE RESPEITO, COMPREENSÃO E SOLIDARIEDADE ENTRE TODOS OS ENVOLVIDOS. QUE ESTE SEJA APENAS UM PONTO DE PARTIDA PARA QUE POSSAMOS AMPLIAR ESTE PROJETO, INTENÇÕES E RESULTADOS COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS DA UE.

OBJETIVOS/RESULTADOS ESPERADOS: ESTAMOS EM UM ANODE INCERTEZAS, DÚVIDAS E AFLIÇÕES. NESTE PRIMEIRO MOMENTO DE RETORNO AS AULAS QUE AINDA ESTÁ CONFUSO E INCERTO, SE FAZ NECESSÁRIO UM ACOLHIMENTO E ESCUTA. E COM NOSSAS CONVERSAS E ATIVIDADES, ESPERO QUE OS ENVOLVIDOS CONSIGAM SE COLOCAR NO LUGAR DO OUTRO, E PERCEBAM QUE TODOS SOMOS IGUAIS INDEPENDENTE DE COR E PELE, GÊNERO, RELIGIÃO, RAÇA. QUE TODOS SOMOS SIJEITOS DE DIREITOS E DEVERES E QUE MINHA LIBERADE ACABA QUANDO INTERFIRO NA LIBERDADE O OUTRO.

DURAÇÃO: COMO ESTE É UM PROJETO DE ACOHIMENTO, INICIALMENTE PODERÁ DURAR UMA SEMANA, MAS EM COMUM ACORDO COM COLEGAS E GRÊMIO ESTUDANTIL, DEVO SUGERIR A POSSIBILIDADE DE AMPLIÁ-LO, APERFEIÇOÁ-LO AOS OUTROS ALUNOS, PODENDO ASSIM PROLONGAR-SE PARA O PRÓXIMO ANO OU QUEM SABE VIRAR UMA AÇÃO PERMANENTE NA UNIDADE ESCOLAR.

ATIVIDADES: AS ATIVIDADES SEGUIRÃO UM ROTEIRO QUE PODEM SER MUDADAS CONFORME CONVERSAS COM O GRUPO, OU COMO OS TRABALHOS FOREM SE DESENVOLVENDO.

  • CONVERSA DE ACOLHIMENTO, EXPLICAÇÕES E QUESTIONAMENTOS SOBRE TRABALHO A SER DESENVOLVIDO. EM UM GRANDE CARTAZ PEDIR PARA QUE ESCREVAM PALAVRAS DAS QUAIS ELES ACHAM QUE DEVEM ESTAR PRESENTES EM NOSSAS ATIRUDES DIÁRIAS NA ESCOLA.
  • CAIXA DE JÓIA. ESTA É UMA CAIXA FECHADA, NA QUAL TEM UMA PEQUENA ABERTURA. DENTRO DELA, HÁ UM ESPELHO ONDE CADA CRIANÇA IRÁ OLHAR E PROCURAR ESSA JÓIA ÚNICA E RARA, OU SEJA, ELE MESMO. QUANDO PROCURAR NA CAIXA, IRÁ SE VER NO ESPELHO. E DEPOIS DESSA ATIVIDADE, CONVERSA NOVAMENTE SOBRE O COMO SOMOS DIFERENTES E ÚNICOS, CADA UM DO SEU JEITO. E SE A JÓIA É VOCÊ, TAMBÉM PODE SER O OUTRO. DEPENDE QUE QUEM OLHA.
  • CARTAZ EM GRUPOS PROPICIANDO A CRIAÇÃO DO QUE ACHAM SER DIREITO E DEVER DE CADA UM. APÓS, DIVIDIR COM OS COLEGAS OS RESULTADOS E LEVANTARMOS JUNTOS QUESTIONAMENTOS E POSSÍBILIDDES OU NÃO DE COLOCAR TUDO EM PRÁTICA.
  • NOVAMENTE A IDEIA DA CAIXA, PORÉM COM OUTRO PROPÓSITO, ESCREVER NO PAPEL, SEM NOMEAR, ALGO DE RUIM QUE JÁ FEZ COM ALGUEM E QUE A PARTIR DE NOSSAS CONVERSAS, JAMAIS FARIA NOVAMENTE. EM OUTRA CAIXA, ESCREVER O QUE FARIA DE BOM.
  • EM NOSSO PAINEL, FAZER UM ENORME CARTAZ COM RECORTE DE PESSOAS DE FISIONOMIAS DIFERENCIANDAS, DEPOIS DE FEITO, PROMOVER UMA RODA DE CONVERSA ONDE TODOS PODERÃO FALAR SOBRE SEUS APRENDIZADOS.

AVALIAÇÃO: ESTA SE DARÁ CONTINUAMENTE NA OBSERVAÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS E NOS COMPORTAMENTOS FRENTE AOS ENFRENTAMENTOS COM O OUTRO.

 

ELAINE APARECIDA BALSANTE NASCIMENTO

 

 

OBRIGADA A TODA EQUIPE DO CURSO RESPEITAR É PRECISO. SABEMOS QUE NOSSO TRABALHO NÃO É FÁCIL, MAS POUCO A POUCO VAMOS FAZENDO A DIFERENÇA.

MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS!