Tarefa 6 – Curso EDH – Edneia Letícia Marguti

Data

3 de agosto de 2020

Cursista

Edneia Letícia Marguti

Função

Professora ed infantil e ens fundamental

DRE / Unidade Educacional

Penha

Escola

Emei Guilherme Rudge

Sequência Didática: A boneca preta

  • O tema proposto: Projeto afro descendente na Educação Infantil
  • Justificativa:Nos dias de hoje há uma busca muito grande pela aceitação da diversidade e do empoderamento das minorias. No entanto, apesar da sociedade estar passando por um contexto de mudanças, o preconceito ainda está presente em todo lugar e na sala de aula não é diferente. A escola também é um lugar de formação e aprendizado. Assim, também conta com ótimas oportunidades voltadas para o combate ao preconceito em sala de aula e fora dela.

    Na Educação Infantil é necessário desde cedo, dar condições as crianças possibilidades de reflexão e atitudes positivas na sua própria identidade e as suas singularidades. Portanto propor um projeto que aborde preconceito e à discriminação racial é uma forma de refletir sobre a interação social e seus valores, permitindo que as crianças convivam com as diferenças e compreenda as relações raciais. A escola por ser um espaço social está aberta a diversidade e deve abordar de uma forma lúdica  dando oportunidades para que as crianças possam lidar com as emoções reorganizando seus pensamentos através do faz de conta.

  • A quem o trabalho se destina: as crianças de 4 a 6 anos, estudantes da Emei.
  • Finalidade: Espero que os alunos venham reconhecer a sua própria identidade para que valorize a sua imagem e a do outro desenvolvendo valores básicos e valorizando a diversidade racial.
  • Objetivos/Resultados esperados: 
  • Reconhecer a sua identidade e ter uma imagem positiva de autoconfiança;
  • Desenvolver diversas atividades metodológicas a partir da leitura do livro A bonequinha preta;
  • Valorizar a diversidade;.
  • Combater o Bulliying racial nos diversos espaços da escola;
  • Desenvolver auto-estima sobre suas características físicas;
  • Refletir sobre questões: amor, egoísmo e até a questão das nossas raças;
  • Valorizar ações de cooperação, respeito e solidariedade;
  • Respeitar as características de etnia;
  • Usar os conhecimentos construídos na escola em situações do seu cotidiano;
  • Participar de situações de comunicação oral;
  • Apreciar atos de leitura como fonte de conhecimento;
  • Demonstrar cooperação de situações de produção coletiva;
  • Desenvolver a linguagem oral para expressar desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
  • Duração: 4 semanas
  • As atividades que comporão a sequência
  • Levantamento de conhecimentos prévios, mostrando, apenas a boneca preta.
  • Leitura do livro: A bonequinha preta, de Alaíde Lisboa de Oliveira;
  • Durante toda a semana trabalhar com o livro, mostrar a capa,explorar bem, falar sobre a autora: Alaíde Lisboa de Oliveira. Se possível,mostrar aos alunos uma foto dela.
  • Ao iniciar o conto, ler com voz suave,sem pressa. Os alunos, quando gostam de uma história ,sempre pedem para ouvir novamente e isso é ótimo! Não leia o livro todo em um único dia,vá deixando as crianças com vontade de “quero mais!”
  • Ao final da história procurar saber deles o que mais gostaram,o que não gostaram,se mudariam algo na história, o que aprenderam com ela, podemos começar a trabalhar algumas questões a partir daí,como os nossos valores,o amor, o egoísmo, a questão de sermos diferentes com relação a cor, trabalhar o respeito ao próximo,a amizade,etc…
  • Tecidos para confecção da bonequinha nas cores: feltro preto, vermelho com bolinhas brancas, feltro vermelho, lã preta e olho preto;
  • Apresentar para o grupo a bonequinha preta;
  • Produção de texto coletivo;
  • Confecção de mural com as fotos da bonecas feitas;
  • Registros através de desenho;
  • Realizar piquenique da bonequinha preta;
  • Montar um quebra cabeça da bonequinha, fazer colagens, dobraduras, pintura a dedo, modelagem…;
  • Utilizar a linguagem oral para expressar desejos, necessidades, sentimentos e opiniões;
  • Fazer um livrão de reconto;
  • Dramatizar a história da Bonequinha Preta.
  • Avaliação:
    Observações e registros sistemáticos.
    Os registros serão feito em um caderno específico, onde será registrado acontecimentos novos, conquistas e/ou mudanças do grupo e de determinadas alunos ou alunas, dados e situações significativos acerca do trabalho realizado e interpretações sobre as próprias atitudes e sentimentos. Além, de colagem das atividades feitas, fotos e vídeos.

https://youtu.be/bdc0SjxJ9bg; https://youtu.be/oueAfq_XJrg;