Tarefa 6 – Curso EDH – Edineide de Almeida Batista

Data

11 de julho de 2020

Cursista

Edineide de Almeida Batista

Função

Professora de Educacao Infantil e fund I

DRE / Unidade Educacional

Pirituba / Jaraguá

Escola

Emei jean piaget

TAREFA DO CURSO EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Proposta elaborada por Edineide de Almeida Batista

PLANEJAMENTO DA UNIDADE DE ENSINO PARA O RETORNO PÓS PANDEMIA

JUSTIFICATIVA

Essa proposta será prevista para início do ano de 2021, considerando o fator que nesse momento estarmos afastados por motivo de saúde publica, devido a pandemia do Corona vírus e para que a proposta ocorra precisa-se que tenhamos em média 80% das crianças frequentes.

PUBLICO ALVO:

Crianças a partir de 03 (três), 04 (quatro) anos de idade á crianças de 06 anos de idade e toda a equipe escolar.

FINALIDADE

A proposta é criar e desenvolver um projeto sobre estações do brincar onde as crianças poderão participar dos momentos da atividade, sugerindo ideias de quais brincadeiras e até mesmo campos querem brincar , por exemplo se querem tintas, se correm brincar de correr ou até mesmo falando o nome da brincadeira que querem, como brincar de pega pega ou amarelinha africana. Participar da organização e da avaliação.

OBJETIVO

Ampliar a socialização das crianças de várias faixas etárias, assim como o poder da comunicação da criança, exercitando a escuta de todos e tornando a escolha infantil como um hábito na Unidade de Ensino.

DESENVOLVIMENTO

Os adultos prepararão os espaços respeitando os direitos das crianças contidos na BNCC, e no Currículo da Cidade de São Paulo, com os eixos interação e brincadeiras, organizando espaços que sejam atrativos e convidativos.

Nesse dia não terá um professor fixo para ficar com determinada criança, todos são responsáveis pelos mesmos, assim como não terá horário fixo para realizar o lanche, podendo a criança escolher qual momento lanchar e com qual par.

O mesmo acontecerá com as estações do brincar, a criança escolherá em qual espaço brincar, poderá rodiziar quantas vezes quiser ou ficar no mesmo espaço caso queira, escolhendo seus pares, as suas brincadeiras e as suas criações.

No final todos organizarão os espaços e irão às suas salas de referências. No dia seguinte acontecerá uma conversa com as crianças para que as mesmas contêm o que mais gostaram, o que não gostaram, o que querem repetir e quais ideias de brincadeiras e/ou atividades os mesmos sugerem. As professoras discutirão sobre as estações e as conversas com as crianças durante a formação no momento do Coletivo e tendo essas respostas como referência programará as próximas atividades.

DURAÇÃO

Esse projeto terá duração diária de 2:30 h diária, acontecerá durante o ano letivo duas vezes ao mês.

AVALIAÇÃO

Será observado como as crianças estão interagindo com os seus pares, com os espaços e brinquedos, observaremos também s todas as crianças estão sendo contempladas nas brincadeiras, se as suas falas estão sendo garantidas e se as mesmas estão demonstrando entusiasmo e alegria no antes, durante e após a realização da atividade.