Tarefa 6 – Curso EDH – Edicleia Aparecida de Aguiar

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

Edicleia Aparecida de Aguiar

Função

Prof ed infantil e Ens. Fund I

DRE / Unidade Educacional

Santo Amaro

Escola

EMEI AYRTON SENNA DA SILVA

Tarefa para conclusão do curso EDH- Desafios do contexto atual.

Cursista: Edicleia Aparecida de Aguiar

RF. 695.183.0

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES.

TEMA ABORDADO: PRECONCEITOS.
JUSTIFICATIVA: Em nossa escola, assim como na sociedade como um todo nos deparamos com pessoas de diferentes, crenças, famílias, raças, orientação sexual e outros. Faz-se necessário buscar compreender o que essas diferenças ou semelhanças traz para nossas vidas ou cotidiano.
FINALIDADE: O trabalho consiste em fazer perceber o quanto essas diferenças são, para todos, formas de vida que não melhora ou piora ninguém, apenas os faz diferentes em opiniões e modo de viver. Porém o que tem realmente signigicado é a essência do ser humano em cada um.
A QUEM SE DESTINA: Alunos da educação infantil, toda comunidade escolar e seu entorno.
OBJETIVO: Pretende-se que ao final das atividades elencadas as pessoas envolvidas nesse trabalho estejam mais conscientes de seu modo de vida e de seu semelhante, à maneira que o respeito mútuo prevaleça acima de qualquer outra impressão.
DURAÇÃO: Sequência de atividades para mais ou menos dois meses de aula, sendo temas discutidos diariamente mas com registros semanais. Ao término dos registros o tema pode ser trabalhado e revisto sempre que necessário por se tratar de discussão ampla e recorrente em nosso dia a dia.
ATIVIDADES PROPOSTAS:
Rodas de histórias/conversas: Iniciaremos contando histórias que envolvam os temas a serem trabalhados, através delas iniciaremos conversas/discussões que possam aguçar os questionamentos das crianças sobre o que é ser preconceituoso. De onde vem o preconceito? O que ele causa nas pessoas?
Observação: vamos olhar no espelho, vamos olhar nossos colegas, os funcionários da escola e também nossos familiares.
QUESTIONAMENTOS: Somos iguais? O que nos faz diferentes? Essa diferença é boa ou ruim? O que você sente em relação ao diferente? A diferença que você vê no outro atrapalha sua vida?
PESQUISA: Perguntar aos familiares o que é preconceito? Algum deles sente preconceito em relação à alguma coisa ou alguém? Já sofreram preconceito por parte de outra pessoa?
RELATOS: Pessoas das famílias e/ou funcionários da escola serão convidados a fazer relatos sobre preconceitos vividos ou testemunhados numa mini palestra onde as crianças poderão fazer perguntas e interagir nas conversas.
REGISTROS: Serão feitos com desenhos e textos sobre o tema tendo professor como escriba de suas idéias. Os relatos e desenhos servirão para confecção de cartazes com intenção de conscientizar a comunidade envolvida.
Avaliação: Contínua durante todo o processo e após o mesmo. Considerando mudanças de comportamento frente à situações onde os envolvidos possam interferir e buscar mudanças nas práticas preconceituosas que possam sentir ou testemunhar.

SUGESTÕES DE LIVROS PARA INSTIGAR AS CONVERSAS INICIAIS.

* Minha família é colorida- Georgina Martins

* Lápis cor de pele – Daniela Brito

* Tudo bem ser diferente – Todd Parr

* Menina bonita do laço de fita – Ana Maria Machado

* Família é feita de amor – Caroline Rodrigues Silva Souza