Tarefa 6 – Curso EDH – Deise Gomes Miranda de Lima

Data

29 de julho de 2020

Cursista

Deise Gomes Miranda de Lima

Função

Prof de Ed infantil e ensino Fund I

DRE / Unidade Educacional

Itaquera

Escola

EMEF Benedito Calixto

Tarefa – Respeitar é Preciso! – a EDH e a atuação das Comissões de Mediação de Conflitos.

 

Tema: Educação Inclusiva e o combate a xenofobia

 

  • Justificativa:

 

Este tema é baseado no que foi discutido na segunda aula onde foi abordado sobre raça e relações étnico-raciais, relacionado ao cotidiano da EMEF em que atuo em que constantemente recebemos alunos imigrantes que encontram dificuldades para se integrarem ao grupo não só pela questão do idioma mas devido a outras barreiras.

 

  • Público Alvo:

 

Ciclo interdisciplinar (4º ano)

 

  • Finalidade:

 

Promover com esta sequência de atividades uma educação inclusiva e respeitosa, que os alunos vejam as diferenças culturais como uma forma de agregar conhecimento e não de discriminação.

 

  • Objetivos:

 

  • Empatia
  • Conhecimento da nossa identidade
  • Repertório Cultural
  • Respeito a diversidade

 

  • Resultados esperados:

 

Que toda a comunidade escolar se engaje no projeto tornando-se multiplicadores e percebam-se como integrantes desta sociedade.

 

  • Duração:

 

1 mês com uma ou duas aulas semanais de 50 minutos.

 

  • Atividades:

 

1º leitura: Minha família é colorida de Georgina Martin (Edições SM)

A partir do título do livro promover uma roda de conversa com a turma para levantar os conhecimentos prévios a respeito das diferenças para que compreendam que todos somos feitos de uma mistura de etnias.

 

2º Entrevista com a família:

Buscar com os pais ou avós informações sobre a árvore genealógica da família para identificar diferentes nacionalidades em suas origens.

 

3º Socialização para formação de grupos

Após a entrevista com a família cada aluno irá contar aos colegas o que conseguiu descobrir a respeito de sua origem, a partir daí formar pequenos grupos com a mesma origem. O aluno que não conseguir obter essa informação será incluso em um grupo que desperte sua curiosidade para investigar.

 

4º Pesquisa

Os grupos irão pesquisar informações importantes sobre o país como culinária, idioma, moeda, cultura, costumes.

 

5º Socialização das pesquisas

Cada grupo irá apresentar um pequeno resumo das informações pesquisadas.

 

6º Comparativo

Com base nas apresentações os alunos receberam fichas informativas sobre o Brasil observando se as informações apresentadas sobre os demais países possuem semelhança com a história do Brasil.

 

7º Conclusão

Roda de conversa sobre diversidade cultural e retomada da leitura inicial do projeto para verificar se os conceitos apresentados pelos alunos permanecem ou foram modificados.

 

 

 

 

  • Avaliação:

 

A avaliação será formativa considerando a participação dos alunos em cada etapa do projeto e se os objetivos foram alcançados.