Tarefa 6 – Curso EDH – Debora da Silva Ferreira

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

Debora da Silva Ferreira

Função

DRE / Unidade Educacional

Butantã

Escola

Cei jardim das vertentes

PROFESSORA:  Debora da Silva Ferreira                                    RF: 8373027

TEMA PROPOSTO: Você faz parte da escola!

JUSTIFICATIVA:

Trabalho em uma EMEI que atende crianças de 4 a 5 anos de idade. A escola esta localizada na divisa entre São Paulo e Osasco. É Observado que o bairro possui somente uma EMEI, 1 CEI e 2 EMEF sendo 1 da prefeitura e 1 do estado. Com o trabalho realizado pretendo criar outros meios de comunicação entre escola-comunidade, oferecer fontes informativas relevantes e assim divulgar e valorizar as produções artísticas das crianças.

A QUEM DESTINA:

Esse trabalho destina a crianças de 4 anos e a comunidade escolar.

DURAÇÃO:

1º semestre.

OBJETIVOS:

O objetivo do trabalho é construir mecanismos de comunicação para um aprimoramento da escuta das opiniões dos alunos e da comunidade escolar. Contribuindo para ampliação de um ambiente ético e saudável para todos. Além disso, viabilizaremos ações de mudanças de conduta, que ajudem a aprimorar o trabalho realizado com os envolvidos.

FINALIDADE:

Através do trabalho realizado pretendo sensibilizar os alunos e a comunidade escolar em ações informativas e reflexivas que possibilitem a troca de relatos e opiniões. Exercendo ações até então pouco usadas pela escola.

O projeto foi realizado por mim em 2018.

ATIVIDADES:

Acolhimento e Rodas de conversa

Em sala organizamos diariamente rodas de conversa que ajudaram e auxiliaram a aprimorar a escuta entre aluno-aluno e aluno-professora.

Durante esses momentos foi possível compartilhar e construir questões e ações conjuntas com relação aos temas:

Respeito ao próximo;

Direitos da criança;

Construção de regras para uma boa convivência;

Ações sustentáveis para uma melhor relação com o meio ambiente.

Reuniões e palestras informativas com a comunidade escolar

Convidamos a comunidade escolar para participar de reuniões e palestras informativas sobre os temas:

Os direitos da criança (Usamos o gibi da Turma da Mônica para ilustrar as nossas ações)

Palestra com o parceiro do posto de saúde sobre Saúde e bem estar.

Roda de conversa com os parceiros do Conselho Tutelar.

Palestra sobre ações sustentáveis que ajudam o meio ambiente.

 

Produções de folders com textos informativos, citações de falas e ilustrações das crianças.

Com muita antecedência criamos com as crianças um material informativo que obtinham falas e desenhos das crianças sobre os temas trabalhados. O material foi distribuído ao final das aulas para a comunidade escolar.

 

Passeio ao entorno da escola

Organizamos com as crianças e familiares voluntários um passeio pelo entorno da escola. Durante o percurso observamos e registramos com fotos como é as moradias, a conservação das ruas, os serviços que são oferecidos ao Bairro.

 

 

Análise das informações sobre o passeio e produções de cartazes

Com todas as informações em mãos fizemos uma análise com a turminha. A professora foi escriba e fizemos cartazes com as falas das crianças de possíveis soluções para os pontos negativos. Todas as produções foram expostas pela escola e divulgadas nos momentos de entrada e saída dos alunos.

Contação de história

As contações de historia foram oferecidas e realizadas diariamente. Conseguimos trabalhar com os livros infantis:

Na minha escola todo mundo é igual, autora Rossana Ramos e ilustrado por Priscila Sanson

Escola de chuva, escrito e ilustrado por James Rumford.

Kunumi Guarani, escrito pelo Werá Jeguaka Mirim e ilustrado por Gilberto Miadaira.

Hipopô, escrito e ilustrado por Weberson Santiago.

Os tesouros de Monifa, escrito por Sonia Rosa e ilustrado por Rosinha.

O livro da família e o livro do planeta Terra, escrito e ilustrado por Todd Parr.

Chapeuzinho Amarelo, escrito por Chico Buarque e ilustrado por Ziraldo.

AVALIAÇÃO:

A avaliação foi realizada através de fotos e questionários respondidos ao final de cada encontros/reuniões/palestras pela comunidade escolar e registros das falas das crianças. Através dessas ações foram levantadas informações importantes para a reflexão e o repensar pedagógico de novas estratégias para os próximos encontros.