Tarefa 6 – Curso EDH – Débora Borges Barreto da Silva

Data

27 de junho de 2020

Cursista

Débora Borges Barreto da Silva

Função

Professora de Ed Infantil e Ensino Fund I

DRE / Unidade Educacional

Freguesia do Ó / Brasilândia

Escola

CEU EMEI JD PAULISTANO

Falando um pouco sobre minha unidade escolar, são realizadas boas práticas a cerca da gestão democrática.
A escuta de toda a comunidade escolar é uma prática ativa e as crianças de fato tem suas opiniões nas tomadas decisões no fazer pedagógico , no dia a dia realizamos a escuta sensível , através das observações e também são realizadas periodicamente assembleias infantis nas quais são abordados temas das atuais demandas e ou temas trazido pelas crianças.
Indo para a proposta, venho propor uma sequência de atividades para serem trabalhadas na Educação infantil (EMEI).
Para início, faremos uma roda de conversa onde a professora trará algumas informações importantes sobre a temática dos direitos humanos, dialogando com eles alguns valores fundamentais para a convivência em sociedade, como : Respeito, honestidade, empatia entre outros.

Após a roda de conversa apresentar um vídeo do canal no Youtube : Carlotte. Neste vídeo aparecem alguns artigos da declaração universal dos direitos humanos de maneira animada para que as crianças possam compreender. https://youtu.be/95pHjoKfeAA

Em um outro momento, será apresentado um vídeo no canal do YouTube : Grandes pequeninos . O vídeo trás o clipe : Normal é ser diferente ( animação que mostra a diversidade).
https://youtu.be/oueAfq_XJrg

Após as reflexões e escuta das crianças para verificar o entendimento que construíram iremos realizar algumas atividades.

 

Atividade : todo mundo é diferente
Para essa proposta, iremos cortar em revistas, várias partes do rosto , Nariz, boca, olhos, orelhas e cabelos. Reservar essas partes. Depois iremos desenhar em uma folha sulfite dois círculos simbolizando o rosto. As crianças irão pegar as partes do rosto recortadas previamente e irão colar de maneira aleatória nos dois rostos, apenas respeitando os locais de cada membro.
Após a atividade, faremos uma roda de conversa para dialogar sobre os rostos como são diferentes e assim exemplificar que cada um tem um rosto diferente.

Atividade : jogo do tapete
Colocaremos um tapete no chão e algumas crianças deverão sentar no tapete, a proposta é virar o tapete sem que ninguém saia de cima do tapete. Trabalharemos aqui o trabalho em equipe, para que as crianças tenham a percepção de que o trabalho em grupo é muito importante para atingir o objetivo.

Atividade : atravessar obstáculos
Nessa atividade uma criança terá os olhos vendados e outra criança será o guia, para tanto antes no início da brincadeira, colocaremos alguns brinquedos espalhados pelo percurso e a criança “guia” deverá orientar o amigo a atravessar o percurso sem pisar nos objetos. Aqui aprenderemos conceitos como confiança, trabalho em equipe, empatia, respeitando as diferenças.

Atividade: Desenho maravilhoso
A proposta será realizar um desenho maravilho de algo que a criança goste muito , oferecer diversos matérias para a criação, tais como: Canetinhas, Lápis de cor, giz de cera, todos com variadas cores. Em um outro momento direcionar a criança para a mesma proposta só que dessa vez será oferecido apenas os materiais de uma única cor. Após iremos comparar os desenhos que cada um fez na sulfite e vamos descobrir qual o desenho maravilhoso de cada um comparando os desenhos delas próprias, realizadas com os matérias diferentes. Assim, levar a criança a refletir qual ficou mais bonito, e exemplificar que quando há diversidade, fica tudo mais maravilhoso.