Tarefa 6 – Curso EDH – DEBORA AMARAL PECHTA MATEUS
Função
PROFESSOR
DRE / Unidade Educacional
Ipiranga
Escola
EMEF MARECHAL EURICO GASPAR DUTRA
Debora Amaral Pechta Mateus
RF 842.263.0
CPF 338.149.668-99
Tema proposto: Relação Escola X Família
Justificativa: Atuo na EMEF Marechal Eurico Gaspar Dutra (DRE Ipiranga, SMESP), onde a comunidade escolar sofre com as desigualdades sociais e a carência de ações sociais governamentais. É essencial abrirmos um diálogo com os alunos sobre as diferentes realidades e necessidades experienciadas por eles, uma vez que a escola é o “abrigo” mais próximo e deve ser o ambiente mais acolhedor e democrático. A equipe escolar precisa estar preparada para receber a família e isso implica em se desprender de esteriótipos e preconceitos.
A quem o trabalho se destina: Equipe Escolar (Gestores, professores e profissionais de apoio).
Finalidade: Aproximar equipe e comunidade escolar, através da conscientização dos papeis de cada um e da sensibilização do contexto social da escola como apoio às famílias.
Objetivos/Resultados esperados:
- Analisar a importância de se promover formas alternativas de atendimento às famílias;
- Discutir as relações no ambiente escolar;
- Promover o debate sobre casos de desrespeito, no sentido de construção de um espaço escolar mais saudável;
- Reconhecer e valorizar as diferentes formações familiares;
- Envolver a cultura local nas atividades escolares
- Promover a aprendizagem diversificada, a fim de atender as diferentes necessidades de cada aluno/família;
Duração: 1 bimestre (preferencialmente no inicio do ano letivo e/ou retorno do recesso)
Atividades que comporão a sequência:
Atividade 1: “Respeitar é preciso”
Objetivos:
- Contextualizar o papel da escola e de seus profissionais
- Conhecer um pouco do material “Respeitar é preciso.”
Procedimentos:
- Roda de conversa em grupos mesclados (misturar gestores, docentes e equipe de apoio) para discutir sobre relações no ambiente escolar, se viveram ou presenciaram alguma situação desrespeitosa dentro ou fora da escola. Fazer uma reflexão acerca do tema.
- Apresentação da palestra do Prof Luis Saraiva e leitura compartilhada do material disponibilizado na aula (apresentação em ppt).
- Socialização dos registros.
Recursos:
Vídeo e slide.
Duração: 2 semanas (2 encontros semanais)
Atividade 2: “Aproximação com a comunidade”
Objetivos:
- Refletir sobre o distanciamento entre a equipe e a comunidade escolar. O quanto conhecemos os alunos, o entorno e como nos relacionamos com suas particularidades.
Procedimentos:
- Levantamento do perfil dos alunos através de registros observação realizados por toda a equipe escolar
- Elaboração de questionário para enviar as famílias para saber suas expectativas e dificuldades em relação à escola.
- Realização de atividades colaborativas entre alunos e os grupos mesclados, em horários e ambientes distintos: caminhadas no entorno escolar; visita as famílias e campanhas de doação.
Recursos: Registros escolares (Sistema EOL), papel para distribuir os questionários;
Duração: ao longo do bimestre.
Avaliação:
- Registro por meio da observação o nível de participação e envolvimento nas atividades propostas (por parte da equipe escolar);
- Retorno dos questionários pelas famílias e alunos;
- Frequência e envolvimento das famílias e alunos nas atividades escolares;
- Diminuição das ocorrências indisciplinares.