Tarefa 6 – Curso EDH – DEBORA AMARAL PECHTA MATEUS

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

DEBORA AMARAL PECHTA MATEUS

Função

PROFESSOR

DRE / Unidade Educacional

Ipiranga

Escola

EMEF MARECHAL EURICO GASPAR DUTRA

Debora Amaral Pechta Mateus

RF 842.263.0

CPF 338.149.668-99

Tema proposto: Relação Escola X Família

Justificativa: Atuo na EMEF Marechal Eurico Gaspar Dutra (DRE Ipiranga, SMESP), onde a comunidade escolar sofre com as desigualdades sociais e a carência de ações sociais governamentais.  É essencial abrirmos um diálogo com os alunos sobre as diferentes realidades e necessidades experienciadas por eles, uma vez que a escola é o “abrigo” mais próximo e deve ser o ambiente mais acolhedor e democrático. A equipe escolar precisa estar preparada para receber a família e isso implica em se desprender de esteriótipos e preconceitos.

A quem o trabalho se destina: Equipe Escolar (Gestores, professores e profissionais de apoio).

Finalidade: Aproximar equipe e comunidade escolar, através da conscientização dos papeis de cada um e da sensibilização do contexto social da escola como apoio às famílias.

Objetivos/Resultados esperados:

  • Analisar a importância de se promover formas alternativas de atendimento às famílias;
  • Discutir as relações no ambiente escolar;
  • Promover o debate sobre casos de desrespeito, no sentido de construção de um espaço escolar mais saudável;
  • Reconhecer e valorizar as diferentes formações familiares;
  • Envolver a cultura local nas atividades escolares
  • Promover a aprendizagem diversificada, a fim de atender as diferentes necessidades de cada aluno/família;

Duração: 1 bimestre (preferencialmente no inicio do ano letivo e/ou retorno do recesso)

Atividades que comporão a sequência:

Atividade 1: “Respeitar é preciso”

Objetivos:

  • Contextualizar o papel da escola e de seus profissionais
  • Conhecer um pouco do material “Respeitar é preciso.”

Procedimentos:

  • Roda de conversa em grupos mesclados (misturar gestores, docentes e equipe de apoio) para discutir sobre relações no ambiente escolar, se viveram ou presenciaram alguma situação desrespeitosa dentro ou fora da escola. Fazer uma reflexão acerca do tema.
  • Apresentação da palestra do Prof Luis Saraiva e leitura compartilhada do material disponibilizado na aula (apresentação em ppt).
  • Socialização dos registros.

Recursos:

Vídeo e slide.

Duração: 2 semanas (2 encontros semanais)

Atividade 2: “Aproximação com a comunidade”

Objetivos:

  • Refletir sobre o distanciamento entre a equipe e a comunidade escolar. O quanto conhecemos os alunos, o entorno e como nos relacionamos com suas particularidades.

Procedimentos:

  • Levantamento do perfil dos alunos através de registros observação realizados por toda a equipe escolar
  • Elaboração de questionário para enviar as famílias para saber suas expectativas e dificuldades em relação à escola.
  • Realização de atividades colaborativas entre alunos e os grupos mesclados, em horários e ambientes distintos: caminhadas no entorno escolar; visita as famílias e campanhas de doação.

Recursos: Registros escolares (Sistema EOL), papel para distribuir os questionários;

Duração: ao longo do bimestre.

Avaliação:

  • Registro por meio da observação o nível de participação e envolvimento nas atividades propostas (por parte da equipe escolar);
  • Retorno dos questionários pelas famílias e alunos;
  • Frequência e envolvimento das famílias e alunos nas atividades escolares;
  • Diminuição das ocorrências indisciplinares.