Tarefa 6 – Curso EDH – Danielle Gananca Rodrigues

Data

3 de agosto de 2020

Cursista

Danielle Gananca Rodrigues

Função

DRE / Unidade Educacional

Butantã

Escola

Emef des. THEODOMIRO DIAS

Planejamento – Sequência Didática

Professoras Polivalentes – 3ºs anos

Eixo temático – étnico-racial

Duração: Ano letivo

Objetivos de aprendizagem

– Conhecer aspectos da geografia política do continente africano, como características gerais, território e alguns povos.

– Conhecer aspectos da herança cultural africana e da cultura afro-brasileira: culinária, jogos e brincadeiras, vestimentas, crenças e religiões; bem como assumir postura crítica/reflexiva sobre estes aspectos.

– Conhecer aspectos da variedade linguística de povos do continente africano: diferentes dialetos, linguagens e contribuições lexicais à língua portuguesa.

– Adquirir postura crítica em relação ao racismo e preconceito contra pessoas negras.

– Adquirir postura crítica em relação ao papel da mulher negra na sociedade brasileira.

– Conhecer importantes personalidades negras e suas contribuições para a cultura, ciência, música, literatura, etc.

– Adquirir postura crítica em relação à diversidade de raça e gênero presentes na escola e na sociedade, em um processo também de autoconhecimento.

 

ETAPAS

1-    Conteúdos: Produção textual Interação com a família

Aprendizagens Socioafetivas: Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e Colaboração, Responsabilidade e participação

Recursos Didáticos: Formulário que busca informações pessoais dos alunos e famílias

Metodologia: Levantamento de informações relacionadas à origem e características dos alunos, junto às famílias.

 

2-    Conteúdos: Gráficos e tabelas

Aprendizagens Socioafetivas: Pensamento científico, crítico e criativo, Resolução de problemas

Recursos Didáticos: Folha quadriculada

Metodologia: Elaboração de gráficos a partir dos dados dos questionários.

 

3-    Conteúdos: Mapa político da África

Aprendizagens Socioafetivas: Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório Cultural, Abertura à diversidade

Recursos Didáticos: Mapa político do continente Africano

Metodologia: Apresentar o mapa do continente africano e os países, como ferramenta de consulta e trabalho contínuo.

4-    Conteúdos: Literatura e semiótica

Aprendizagens Socioafetivas: Repertório Cultural, Abertura à diversidade, Comunicação

Recursos Didáticos: Livros, podcasts, artigos, curta-metragens, documentários, animações, notícias de jornal

Metodologia: Apresentar narrativas, contos, lendas, mitos por meio de livros, vídeos, documentários, contações de história.

 

5-    Conteúdos: Ludicidade

Aprendizagens Socioafetivas: Repertório Cultural, Abertura à diversidade, Comunicação, Empatia e Colaboração, Responsabilidade e participação

Recursos Didáticos: Recursos específicos de cada jogo ou brincadeira proposto

Metodologia: Apresentar jogos e brincadeiras de origens africana e afro-brasileira.

 

6-    Conteúdos: Cultura africana e afro-brasileira

Aprendizagens Socioafetivas: Repertório Cultural, Abertura à diversidade, Comunicação, Empatia e Colaboração, Responsabilidade e participação

Recursos Didáticos: Recursos específicos para cada tema a ser trabalhado

Metodologia: Apresentar e trabalhar aspectos culturais africanos e afro-brasileiros: culinária, crenças, tradições, vestimentas, danças, músicas, etc.

7-    Conteúdos: Biografias

Aprendizagens Socioafetivas: Pensamento científico, crítico e criativo, Abertura à diversidade

Recursos Didáticos: Biografias de mulheres negras

Metodologia: Apresentar e trabalhar biografias de mulheres negras importantes para História, Ciência, Música, Literatura, etc.

 

8-    Conteúdos: Território

Aprendizagens Socioafetivas: Pensamento científico, crítico e criativo, Abertura à diversidade

Recursos Didáticos: Transporte e logística (alimentação, organização, agendamento, etc).

Metodologia: Visita ao Museu Afro

 

Avaliação

– Observação e registro das participações e interações das crianças durante as atividades.

– Atividades de produção de texto individuais e grupais sobre as temáticas trabalhadas.