Tarefa 6 – Curso EDH – Danielle Gananca Rodrigues
Função
DRE / Unidade Educacional
Butantã
Escola
Emef des. THEODOMIRO DIAS
Planejamento – Sequência Didática
Professoras Polivalentes – 3ºs anos
Eixo temático – étnico-racial
Duração: Ano letivo
Objetivos de aprendizagem
– Conhecer aspectos da geografia política do continente africano, como características gerais, território e alguns povos. – Conhecer aspectos da herança cultural africana e da cultura afro-brasileira: culinária, jogos e brincadeiras, vestimentas, crenças e religiões; bem como assumir postura crítica/reflexiva sobre estes aspectos. – Conhecer aspectos da variedade linguística de povos do continente africano: diferentes dialetos, linguagens e contribuições lexicais à língua portuguesa. – Adquirir postura crítica em relação ao racismo e preconceito contra pessoas negras. – Adquirir postura crítica em relação ao papel da mulher negra na sociedade brasileira. – Conhecer importantes personalidades negras e suas contribuições para a cultura, ciência, música, literatura, etc. – Adquirir postura crítica em relação à diversidade de raça e gênero presentes na escola e na sociedade, em um processo também de autoconhecimento.
ETAPAS 1- Conteúdos: Produção textual Interação com a família Aprendizagens Socioafetivas: Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e Colaboração, Responsabilidade e participação Recursos Didáticos: Formulário que busca informações pessoais dos alunos e famílias Metodologia: Levantamento de informações relacionadas à origem e características dos alunos, junto às famílias.
2- Conteúdos: Gráficos e tabelas Aprendizagens Socioafetivas: Pensamento científico, crítico e criativo, Resolução de problemas Recursos Didáticos: Folha quadriculada Metodologia: Elaboração de gráficos a partir dos dados dos questionários.
3- Conteúdos: Mapa político da África Aprendizagens Socioafetivas: Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório Cultural, Abertura à diversidade Recursos Didáticos: Mapa político do continente Africano Metodologia: Apresentar o mapa do continente africano e os países, como ferramenta de consulta e trabalho contínuo. 4- Conteúdos: Literatura e semiótica Aprendizagens Socioafetivas: Repertório Cultural, Abertura à diversidade, Comunicação Recursos Didáticos: Livros, podcasts, artigos, curta-metragens, documentários, animações, notícias de jornal Metodologia: Apresentar narrativas, contos, lendas, mitos por meio de livros, vídeos, documentários, contações de história.
5- Conteúdos: Ludicidade Aprendizagens Socioafetivas: Repertório Cultural, Abertura à diversidade, Comunicação, Empatia e Colaboração, Responsabilidade e participação Recursos Didáticos: Recursos específicos de cada jogo ou brincadeira proposto Metodologia: Apresentar jogos e brincadeiras de origens africana e afro-brasileira.
6- Conteúdos: Cultura africana e afro-brasileira Aprendizagens Socioafetivas: Repertório Cultural, Abertura à diversidade, Comunicação, Empatia e Colaboração, Responsabilidade e participação Recursos Didáticos: Recursos específicos para cada tema a ser trabalhado Metodologia: Apresentar e trabalhar aspectos culturais africanos e afro-brasileiros: culinária, crenças, tradições, vestimentas, danças, músicas, etc. 7- Conteúdos: Biografias Aprendizagens Socioafetivas: Pensamento científico, crítico e criativo, Abertura à diversidade Recursos Didáticos: Biografias de mulheres negras Metodologia: Apresentar e trabalhar biografias de mulheres negras importantes para História, Ciência, Música, Literatura, etc.
8- Conteúdos: Território Aprendizagens Socioafetivas: Pensamento científico, crítico e criativo, Abertura à diversidade Recursos Didáticos: Transporte e logística (alimentação, organização, agendamento, etc). Metodologia: Visita ao Museu Afro
|
Avaliação
– Observação e registro das participações e interações das crianças durante as atividades.
– Atividades de produção de texto individuais e grupais sobre as temáticas trabalhadas.