Tarefa 6 – Curso EDH – Daniela Ramos da Silva

Data

18 de julho de 2020

Cursista

Daniela Ramos da Silva

Função

Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

DRE / Unidade Educacional

Capela do Socorro

Escola

EMEI Vargem Grande

Projeto Multiculturalismo na Educação Infantil

Tema: Multiculturalismo/Diversidade

Publico Alvo: Crianças de 4 e 5 anos

Tempo Previsto: No decorrer do ano letivo

Justificativa

O projeto propõe uma discussão com todos os envolvidos no processo educacional (crianças, funcionários e comunidade escolar) sobre identidade cultural partindo das próprias culturas existentes na comunidade e em nosso país considerando que desde muito pequenas as crianças trazem ricas concepções e indagações sobre sua própria história no que se refere ao individual, social e coletivo buscando a interdisciplinaridade das áreas do conhecimento entre elas: História, Geografia, artes etc.

Para explorar este tema na educação infantil o projeto identidade com as crianças e as famílias é de suma importância para o reconhecimento da comunidade resgate de origens bem como a suas culturas; a partir do desenvolvimento desta etapa o trabalho com a literatura infantil traz possibilidades de explorar várias habilidades e competências desta faixa etária. Há um acerco literário rico cito aqui Menina Bonita do Laço de Fita (Ana Maria Machado), As Bonecas da Vó Maria (Coleção Livros Itaú), O Cabelo da Menina (Coleção Livros Itaú), Meu Amigo Robô (Coleção Livros Itaú), com essas obras podemos dar inicio ao trabalho diário de resgate de culturas, respeito ao próximo, abrindo possibilidades de conhecimento de múltiplas culturas em seus costumes, comidas, regionalidade, danças, lendas, religião entre outros.

Objetivo Geral

Abordar o multiculturalismo e suas particularidades, através do se conhecer e reconhecer, descobrir, interagir e apropriar-se de novos repertórios de forma rica e prazerosa.

Objetivo específico

Desenvolver o projeto identidade;

Trabalhar a autoestima positiva das crianças para que esta possa se relacionar com seus pares;

Estabelecer vínculos afetivos e de troca entre todos os envolvidos, fortalecendo sua autoestima ampliando sua capacidade de comunicação, interação social, respeito mutuo, valorização entre outros;

Pesquisar as diferentes culturas da comunidade escolar;

Propiciar momentos de interação entre todos os envolvimentos no contexto educacional;

Possibilitar a construção conjunta e valorização da cultura africana e a brasileira;

Promover a valorização cultural através da leitura interpretação de textos literários e afro brasileiro com reflexões sobre o tema;

Metodologia / Atividades a serem desenvolvidas

As atividades serão desenvolvidas abordando componentes curriculares como: Linguagem Oral e Escrita, Artes, Desenvolvimento da Identidade e autonomia- através de diálogo com as crianças, famílias e comunidade, promovendo situações de interação social, através de contação de história, rodas de conversa, brincadeiras de faz de conta, teatro, manuseio de livros, reconto de histórias, revistas e escuta ativa e reflexiva.

Os materiais a serem utilizados partirão culturalmente do diagnóstico de interesse da turma e realidade social das mesmas, tendo como sugestão: livros de histórias, revistas, dvd’s, fotos e etc. na perspectiva priorizar o desenvolvimento da valorização cultural através das capacidades de leitura, escrita, expressiva e estética, possibilitando apropriação do conhecimento em diversas situações de aprendizagem; ocorrendo de forma gradual e espontânea de acordo com as percepções, expectativa, interações, impressões e escuta das crianças.

Sequência de atividades

Pesquisa com a família sobre costumes e cultura para compor o projeto identidade.

Interação com a turma através de jogos de percepção observação como um todo através de brincadeiras

Contação de Histórias Roda de Conversa, Escuta de Músicas englobando culturas variadas

Após a leitura uso de recurso como produções de desenhos e pinturas com materiais diversos para expressão e interpretação.

Valorização das obras artísticas e relatos de suas produções

Criação de trabalhos manuais em construção coletiva através de pintura, recorte, colagem, modelagem, texturização entre outros.

Avaliação

O processo de avaliação é contínuo, processual e gradativo, através de registros de progressos por meio de vídeos, registros fotográficos, gravação de falas, habilidades sociais conquistadas, bem como conquistas na linguagem e ampliação de repertório, interpretação, criatividade, autonomia, interação, respeito nas situações envolvendo a interatividade, resolução de situação do convívio social entre outros.

Considerações finais

A perspectiva de um projeto efetivo se dá através da arte de ler e interpretar histórias as crianças possam se enxergar, reconhecendo e valorizando sua cultura bem como a dos seus pares, desenvolvendo habilidades de autoestima, formulação de ideias e resolução de problemas, criticidade englobando a ludicidade e a interação.