Tarefa 6 – Curso EDH – Daniela Oliveira Justino

Data

21 de julho de 2020

Cursista

Daniela Oliveira Justino

Função

PEIF

DRE / Unidade Educacional

Campo Limpo

Escola

EMEF Ministro Synésio Rocha

TEMA: As diferenças

JUSTIFICATIVA: Desde as últimas notícias de violência, abuso de poder e racismo que estão sendo veiculadas nos meios de comunicação, os alunos questionam, comentam e sabem o que tem acontecido.

Na escola, as crianças convivem socialmente com outras pessoas que não são as referencias familiares, passando a atuar em outro meio social, local esse passam a perceber as diferenças, semelhanças, preconceito. O ambiente escolar que inicialmente pode ser visto como algo bacana, facilmente se torna hostil, uma vez que as diferenças começam a ser apontadas e ganhar destaque. Diferenças essas que podem ser física, culturais, comportamentais, sociais. Em função disso, atividades serão propostas de modo que os alunos percebam essas diferenças como algo enriquecedor no convívio escolar e na vida.

PÚBLICO ALVO: Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.

FINALIDADE: As atividades aqui propostas visam incentivar o respeito.

OBJETIVO: Trabalhar as diferenças, evidenciando como elas podem ser enriquecedoras e que cada um tem suas características e nem por isso deixam de ser amigas, colegas e parte do grupo, da sociedade. As atividades pretendem realçar o convívio sem preconceito e/ou discriminação.

DURAÇÃO: O tema será trabalhado ao longo do semestre. Já as atividades aqui propostas inicialmente contemplam sete semanas. Mas nada impede que de conforme o interesse e participação dos alunos, novas atividades sejam propostas.

ATIVIDADES:

  • Leituras: NA MINHA ESCOLA TODO MUNDO É IGUAL. Rosana Ramos. Editora Cortez; TUDO BEM SER DIFERENTE. Todd Parr. Panda Books; DIVERSIDADE. Tatiana Belinky. Quinteto Editorial; AS CORES DE MATEUS. Marisa Lopes Sória. Editora Everest.
  • Vídeos: NORMAL É SER DIFERENTE. Disponível no Canal Grandes Pequeninos-YouTube. BULLYING NÃO! SER DIFERENTE É LEGAL. Disponível no Canal da Charlotte-YouTube. SEM PRECONCEITO. Disponível no YouTube.
  • Bate-papo: após cada leitura e visualização dos vídeos, um bate-papo será proposto para que os alunos apresentem suas impressões, apontem o que já presenciaram, vivenciaram, gostaram, não gostaram etc.
  • Recorte e colagem: tendo em vista que os alunos adoram exibir seus trabalhos na sala. Será proposto que cada um elabore/confeccione um cartaz com orientações aos demais colegas dentro do tema abordado nas atividades. (o cartaz será exposto no ambiente virtual que estamos utilizando nesse momento de pandemia)
  • Avaliação: a avaliação será contínua, realizada a cada conversa e interação com os alunos ao longo das atividades propostas.

OBSERVAÇÃO: as atividades serão propostas no ambiente virtual de ensino usado nesse momento de pandemia.

https://www.youtube.com/watch?v=oueAfq_XJrg https://www.youtube.com/watch?v=Oi3K9KDt_FY