Tarefa 6 – Curso EDH – Daniela Gelain
Função
Assist de Diretor de escola
DRE / Unidade Educacional
São Miguel Paulista
Escola
EMEF professor Fernando de Azevedo
Cursista: Daniela Gelain
Email: [email protected]
Sequência de Atividades/ Educação em Direitos Humanos
Tema: Educar, Refletir e Conviver na Escuta e no Respeito
Justificativa: Partindo do pressuposto de que o ambiente escolar é plural, ou seja, é compartilhado por pessoas diversas, com pensamentos e culturas diversas, é também um ambiente de fala e de escuta, de diálogo e resolução de conflitos a todo momento, a presente Sequência de Atividades visa promover momentos de reflexão, diálogo e exposição dos mais diversos modos de viver e agir, na busca da aceitação e do respeito mútuo daqueles que, diariamente habitam os espaços da Escola.
Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental 1 e 2, Grêmio Escolar, Agentes escolares e ATE’s, Professores, Coordenação e Direção.
Finalidade/ Intencionalidade: Promover, através do diálogo e das rodas de conversas, a cultura da paz, do ouvir e do falar, da reflexão, da educação, da aceitação e do respeito entre as pessoas.
Objetivos/ Resultados Esperados: que os atores da Escola, ou seja, cada um que compõe o ambiente escolar entenda o seu valor, o seu papel, a sua importância, a importância do diálogo na resolução de qualquer conflito ou problema e que seja além de um “receptor” de informações, um agente na cultura da paz e da boa convivência, que seja consciente de seus direitos e deveres e acima de tudo apaziguador e combatente nas situações que venha a presenciar, sejam elas de racismo, preconceito, discriminação ou quaisquer outra situação que venha a prejudicar algum indivíduo por conta de suas escolhas, classe social, etc.
Duração: Durante todo o ano letivo.
Atividades: A cada 15 dias, as turmas, a partir dos 4ºs anos, até os 9ºs deverão, de acordo como uma prévia organização feita pelo Coordenador Escolar, para definição de datas e ambientes da escola, em conjunto com o professor regente ou o professor coordenador, pensar em um tema ”polêmico” pra apresentação de teatro, slam, poesia, cartazes, músicas ou palestras.
A ideia inicial é que eles escolham duas salas (turmas da Unidade) para a realização de sua apresentação. (Por exemplo: O 5ºano A irá apresentar um teatro para o 5º ano B e o C). Sendo assim, que aconteçam rodízios de apresentações (para que todos sejam contemplados) e que os temas escolhidos sejam aqueles que as pessoas precisam falar, mas não falam muito a respeito (homossexualidade, racismo, constituição familiar, bulling, vulnerabilidade, entre outros), obtidos através de sorteio.
Essa apresentação das turmas pode ter a durabilidade de 20 minutos, por exemplo e na sequência haverá sempre o fechamento com a roda de conversa, onde os adultos presentes farão a mediação entre perguntas e respostas, contação de casos e opiniões, fechando assim a atividade e promovendo as devidas reflexões. Ao final de cada apresentação, pode ser confeccionado um mural coletivo, onde os alunos escreverão as palavras referentes aos sentimentos vividos no dia.
Avaliação: Os resultados devem ser obtidos através da observação de como estão sendo geridos e conduzidos os conflitos entre os próprios alunos, quais temas ainda precisam ser mais trabalhados entre os mesmos e quais posturas já foram agregadas positivamente.