Tarefa 6 – Curso EDH – DALMACIA DE OLIVEIRA SOUZA

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

DALMACIA DE OLIVEIRA SOUZA

Função

Professora de Educ. Inf. e Fund. I

DRE / Unidade Educacional

Guaianases

Escola

EMEI Olga Benário Prestes

DALMACIA DE OLIVEIRA SOUZA – [email protected]

Conhecendo e valorizando a identidade étnico-raciais  na educação Infantil.

 

Justificativa:

O Brasil é um país com mistura de diversos povos e em meio a diversidade, deparamos perante atitudes e situações de desrespeito aos afrodescendentes que são a maioria da população. O ambiente escolar é local que tem a capacidade produzir conhecimento, atitudes, posturas e valores. Portanto, se faz necessário dialogar e refletir incansavelmente sobre as questões étnico-raciais desde a infância, orientando para que desenvolva o sentido de respeitar e valorizar as diferentes identidades.

     Este trabalho destina a crianças da Educação Infantil (EMEI – Infantil II) de 5 a 6 anos.

     A intenção deste trabalho é proporcionar acesso aos conhecimentos das crianças sobre a identidade cultural do Brasil, estabelecendo atitudes de dizimar a discriminação racial.

Objetivos:

A proposta deste trabalho é desenvolver a valorização do povo negro, desconstrução das visões preconceituosas e estereotipadas da cultura negra, oportunizar conhecimento da cultura africana. Despertar e adquirir a consciência das crianças quanto o respeito as diferenças.

 O resultado esperado com este trabalho é trazer ações e atitudes de respeito entre todos e que compreendam que cada um é único e todos são especiais. Elevar a autoestima das crianças afrodescendentes e trazê-las referências positivas.

Duração: A duração das propostas apresentadas é de um mês (podendo ser qualquer mês, mas deve permear ao longo do ano letivo).

Avaliação:

 A avaliação será feita através da observação do desenvolvimento da aprendizagem.

 Este tema foi escolhido diante situações que ocorreu na turma a qual trabalho. Uma das crianças ao brincar na sala de fantasias, voltou chorando dizendo que a colega disse que ela não poderia ser uma princesa devido ela ser negra. Em outro momento uma criança disse ao colega que seu cabelo era feio e só cabelo liso é bonito. Situações essas dialogando com as crianças senti a necessidade aprofundar esta temática com a turma, trazendo a reflexão das crianças sobre a diversidade, fazer entender que respeitar é preciso.

Atividades Desenvolvidas:

 * Rodas de conversas, teatro de fantoches e diálogos sobre a cultura africana, brincadeiras e instrumentos musicais. Conhecer as diferenças que cada um tem, suas características valorizando a imagem da criança, a cor da sua pele, seu cabelo enfatizando o respeito, valorização de si e do outro.

 *Musicalização: música “Passarinho de toda cor, gente de toda cor!”

* Contação de histórias:

A cor de Caroline, Cachinhos, conchinhas, flores e ninhos, Que cor é a minha cor?. Meu crespo é de rainha, Meninas negras.

* Desenho: Como eu sou, recorte e colagem de personalidades negras para montagem de um mural.

* Roda de conversa sobre os desenhos e suas características valorizando a imagem da criança, a cor da sua pele, seu cabelo.

* Brincadeiras: Amarelinha africana. Brincadeira africana MBUBE MBUBE: Chamar o leão, Brincadeira Musical Africana Si Mama KaaRoda Africana – DVD As Melhores Brincadeiras da Palavra Cantada – Palavra Cantada

 * Vídeos: Racismo e Preconceito, não!, História Contada, O que não cabe no meu mundo – Preconceito, DVD do Filme: A princesa e o sapo, Normal é ser diferente, Clip da música: Menina pretinha da Mc Soffia.

 * Apresentação de músicas, instrumentos e sons africanos: atabaque, tambor, agogô, entre outros

 * Confecção de instrumentos musicais de origem africana que o grupo escolher.

Referências Bibliográficas:

A cor de Caroline – livro em pdf

https://drive.google.com/open?id=1I1_9mfnvB0AhOthm7Kp8R_DzbnUAFo5I&authuser=0

acesso em: 03/08/2020.

Amarelinha Africana

https://www.tempojunto.com/2019/07/24/diversidade-de-culturas-na-brincadeira-de-amarelinha-africana/ acesso em 07/08/2020. 

Brincadeira africana MBUBE MBUBE

http://www.laab.ufpa.br/index.php/acervo-online/9-jogos-africanos-e-afro-brasileiros-online/54-shisima.html acesso em 07/08/2020.

Cachinhos, conchinhas, flores e ninhos – livro em pdf

https://drive.google.com/open?id=1Vw6ctFHLpCN6ZYOB91lt0N5xv8WDVJPM&authuser=0 acesso em: 03/08/2020.

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/instrumentos-musicais-africanos.htm acesso em 07/08/2020.

Meu crespo é de rainha – livro em pdf

https://drive.google.com/open?id=1LfIcAB-Hm_sVZ0OVRSUr-Xf6-6GihgzB&authuser=0 acesso em: 03/08/2020.

Menina pretinha da Mc Soffia.

https://youtu.be/cbOG2HS1WKo acesso em 06/08/2020.

Meninas negras – livro em pdf

https://drive.google.com/open?id=1v_0IdmnNLWNS9rBLqNeV8gp1q7rttcfd&authuser=0

acesso em 07/08/2020.

Passarinho de toda cor, gente de toda cor!

https://www.youtube.com/watch?v=wSh_WmLlqLg acesso em: 03/08/2020.

Roda Africana – DVD As Melhores Brincadeiras da Palavra Cantada – Palavra Cantada

https://www.youtube.com/watch?v=QjlmRDk9ktI acesso em 07/08/2020.

Atividade de Dalmácia de Oliveira Souza