Tarefa 6 – Curso EDH – Cristina Rodrigues da Silva

Data

24 de julho de 2020

Cursista

Cristina Rodrigues da Silva

Função

Professora Fund I

DRE / Unidade Educacional

Ipiranga

Escola

Joaqum Nabuco

Cristina Rodrigues da Silva – [email protected]

 “A importância do respeito para todos”

Período de desenvolvimento: Durante todo ano letivo. Serie: 5º ano

Introdução:

A partir do que vivenciamos no cotidiano de nossas escolas, há uma grande necessidade de trabalhar o respeito, como maneira principal de convivência, colocando em prática esse projeto: “A importância do respeito para todos”, a fim de resgatar em nossos alunos atitudes rotineiras como: amizade, amor, carinho, colaboração, convivência, gentileza, honestidade, humildade igualdade, paz, preservação ao ambiente, responsabilidade, solidariedade, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida escolar, família e comunidade.

Conforme cita o Prof. Dr. Luís Fernando de Oliveira Saraiva, há uma intensa preocupação com as relações afetivas na escola, tornando a comunidade escolar como uma “segunda família” e assim é imprescindível estabelecer uma boa relação família-escola para propiciar momentos harmônicos de convivência saudável, criativa e cooperativa.

Justificativa:

O projeto visa conscientizar sobre as atitudes, os sentimentos, valores numa perspectiva escolar, a fim de colocar em prática ações que possam contribuir na construção da cidadania. Foi pensando nessas condutas que surgiu a ideia do projeto, que propõe primeiramente resgatar os valores em geral, para que os alunos tenham consciência da necessidade do aprender, não só no âmbito escolar, mas principalmente, para a vida. O mesmo foi elaborado por acreditar que o papel da escola e sua função social é proporcionar um ambiente de aprendizagem significativa, oportunizando o crescimento pessoal e coletivo.

Portanto, a escola é um espaço privilegiado de construção e trocas de conhecimentos, é um lugar que deve proporcionar ao indivíduo condições de se desenvolver, tornando-se um cidadão com identidade social e cultural, um ser crítico e reflexivo perante a sociedade. O processo educativo deve proporcionar que os sujeitos envolvidos percebam a importância na vida do outro, respeito aos mais velhos, suas responsabilidades, compromisso para com o mundo e sua capacidade de exercitar boas práticas de convivência no decorrer de sua vida.

Tendo em vista a formação social de nossos estudantes, no que se refere aos valores humanos, trabalhar com essa temática durante o ano letivo é muito valido, para ressaltar que esses valores não dependem somente da escola, mas de todo um contexto onde os educandos estão inseridos.

Objetivo Geral:

  • Conscientizar-se das necessidades relacionadas ao respeito a si próprio e ao próximo, através do reconhecimento dos direitos e deveres de cada um. Para que possam praticar ações éticas e morais, tornando-os conscientes de seus direitos e deveres.

Objetivos Específicos:

  • Proporcionar o conhecimento e a conscientização acerca dos temas que envolvam o meio ambiente e cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e o desenvolvimento sustentável;
  • Conscientizar sobre os valores éticos e morais;
  • Respeitar as diferenças e combater o preconceito;
  •  Desenvolver a autoestima e o respeito;
  • Identificar e repelir o Bullying e/ou qualquer outro tipo de desrespeito, discriminação, exclusão e desvalorização do ser humano praticado por outros;
  • Resgatar atitudes de altruísmo, cooperação, participação, responsabilidade, sensibilidade, tolerância e comprometimento na escola para toda a vida;
  • Praticar no dia a dia, atitudes de cooperação, respeito, solidariedade e preservação do meio ambiente.

Conteúdos a serem trabalhados:

Arte:

  • Diferentes culturas (músicas) e obras de arte.

Ciências:

  • Respeito ao corpo e ao Meio Ambiente.

 

Educação Física:

  • Regras de brincadeiras e/ou jogos, procedimentos e atividades físicas.

Geografia:

  • Diferenças povos e culturas;
  • Compreensão e respeito à diversidade individual, dos povos e das culturas no passado e no presente.

História:

  • ECA – Direitos / Deveres;
  • Miscigenação brasileira.

Informática:

  • Utilização de Recurso Digital: Vídeos do YouTube

Língua Portuguesa:

  • Leitura e o desenvolvimento da Linguagem oral e escrita;
  • Interpretação de textos informativos.

Matemática:

  • Gráficos e Tabelas.

Metodologia:  

  • Pesquisar, ler, conhecer, interpretar os diferentes tipos de textos, principalmente os informativos;
  • Realizar entrevistas com as pessoas que convive e destacar a relação de boa convivência;
  • Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios sobre valores e o Estatuto da Criança e do Adolescente.
  • A partir de rodas de conversas socializar o que sabem e/ou descobriram, as entrevistas, leituras e pesquisas;
  • Analisar músicas e obras de arte com temas pertinentes às atitudes rotineiras e aos valores em geral;
  • Confeccionar cartazes com dicas de boas maneiras;
  • Propor Jogos e brincadeiras diversas com ênfase ao espírito solidário e não competitivo;
  • Organizar Seminários sobre as diferentes leituras, pesquisas;
  • Assistir aos vídeos abaixo do YouTube:

https://youtu.be/vmH4HUaamfA (Autoestima);

https://youtu.be/fZGaF1u_m-c (Bullying);

https://youtu.be/XXQYCPcfMF8 (Convivência);

https://youtu.be/ybvolCaNFuU (Estatuto da Criança e do Adolescente;

https://youtu.be/A6PWu3EH7Xw (Gentileza);

https://youtu.be/vb-3NdH75d0 (Grupo);

https://youtu.be/xqQwPUrBRY8 (Meio ambiente);

https://youtu.be/BUsJFsz8GQY (Miscigenação);

https://youtu.be/AZyU0R96iRI (Patrimônio público);

https://youtu.be/sDWQ-QuSXXQ (Respeito);

https://youtu.be/I05eHBpsgTI (Livro: Guilherme Augusto…).

  • Discutir sobre os curtas, o tema central de cada um e a sua importância, ressaltar o quanto é importante entender os diversos momentos de vida, valores e analisar as consequências, bem como melhores maneiras de respeitar a todos.

Produto final:

  • Para finalizar redigir um livro coletivo sobre os conhecimentos adquiridos, enfatizando o respeito, expor nos corredores da unidade escolar e na Sala de Leitura;
  • Exposição de atividades diversificadas sobre a temática em questão.

Recursos materiais:

Textos variados, músicas, computador, Xerox, papelaria em geral e outros que podem ser necessários, de acordo com o decorrer do projeto, mapa mundi, retroprojetor Datashow e vídeos do YouTube.

Avaliação:

Acontecerá em qualquer momento do processo educativo, de forma contínua e diagnóstica, com a intenção de observar os avanços obtidos pelos alunos no desenvolvimento das etapas do projeto.

Bibliografia:

http://respeitarepreciso.org.br/?gclid=Cj0KCQiAwP3yBRCkARIsAABGiPqCSUtvAmbZAXeysFELpQ5qbZcYYslYaYOcqFKH01k6KoDx12OSQaAhlsEALw_wcB

https://escolaeducacao.com.br/5-atividades-sobre-respeito-as-diferencas/

https://vivendovalores.org.br/explorando-valores/cultura/

Texto a ser trabalhado.