Tarefa 6 – Curso EDH – Cleuza Eliane da Silva
Função
DRE / Unidade Educacional
Butantã
Escola
CEU Emef Cesar Arruda Castanho
Professora: Cleuza Eliane da Silva
Turma: 7 ABCDE
Tempo para a atividade: 3 semanas ( 6 aulas)
TEMA:
INGLÊS PARA TODOS ( ENGLISH FOR ALL)
JUSTIFICATIVA:
A palestra do professor Luís Saraiva foi um ponto de partida para que eu imaginasse esta tarefa. Suas palavras ficaram reverberando em minha mente, especialmente no momento em que o professor Saraiva acentua em seus ensinos a importância da sociedade entender e respeitar a diversidade da família, isto fez- me pensar sobre o papel da família na escola onde trabalho e como é importante a família estar presente no contexto escolar. Gostaria de transcrever aqui fala que me fez refletir bastante: “… há uma necessidade de se confrontar com diferentes modos de existir , modos de pensar, modos de se comportar, modos de se relacionar, com regras distintas daquelas que vivenciamos no ambiente doméstico e a escola faz isso…. a escola nos prepara para a vida pública” professor Luis Saraiva. Essa citação, como mencionei anteriormente foi o ponto de partida para que eu pensasse em uma sequência de atividades voltadas para o público da educação especial mas que envolvesse todos os alunos da sala de aula e a própria família. Pensar em uma educação especial na perspectiva inclusiva nas aulas de inglês é um desafio, pois nas salas de aulas das escolas públicas, temos um número considerável de alunos em sala de aula e especialmente na escola em que atuo há muitos alunos portadores de necessidades especiais. Gostaria de citar uma frase da professora Bianca Angelucci “ é na escola que todas as crianças, todos os adolescente, todos os adultos podem estar”, diante disto é realmente necessário que além de estar presente, todos, sem exceção tem o direito de participar da vida escolar de forma expandir o conhecimento e também de participar , criticamente de forma transformadora, em seu meio.
Confesso que o tema da educação especial sempre foi um desafio para mim, porque conquistar um diploma na universidade não nos garante, pelo menos não garantiu para mim, o saber lidar com situações do cotidiano que por vezes requer de nós educadores uma ampla e profunda reflexão acerca do que é a diversidade e como proporcionar aulas em que todos, realmente todos, estejam inseridos no contexto da aula.
A professora Angelucci disserta sobre a expectativa que alguns pais não tem, porque a família acredita que a criança não irá aprender e que por vezes vai para a escola somente para “estar” na escola sendo assim a escola tem um papel muito importante para a família que acredita que o filho não irá aprender, porque todos aprendem, todos contribuem e tem o direito de sair da exclusão, por vezes, proporcionada pela própria família. Todos tem o direito de aprender e podem aprender e cada um aprende de um jeito
A quem o trabalho se destina
Esta atividade se destina aos alunos do 7 ano do Ensino Fundamental. Esta série possuí vários alunos com necessidades especiais: cadeirantes com paralisia cerebral, alunos com dificuldades motoras, alunos com graves dificuldades de aprendizado e alunos em liberdade assistida.
Finalidade;
Esta sequência de atividades prevê a inclusão de todos os alunos na aula de inglês, respeitando as particularidades e motivações próprias de cada aluno.
Objetivos/ Resultados esperados
– ampliar o aprendizado da Língua Inglesa para todos os alunos da sala de acordo com o desenvolvimento individual de cada aluno;
-Promover oportunidades de interação entre os colegas;
– Ajudar no desenvolvimento de habilidades sócio -emocionais dos educandos através de atividade que motive a todos participarem.
– Incluir a participação da família no contexto de aprendizado do educando.
Resultados:
– Ampliar o de aprendizado da Língua Inglesa;
– Melhorar a interação entre os colegas;
– Promover a participação de todos os alunos da sala com a mesma tarefa, respeitando as particularidades de cada aluno;
– Espero com este trabalho promover reflexões acerca do ensino da Língua Inglesa com os alunos da educação especial em uma perspectiva inclusiva e que através deste trabalho eu posso oportunizar cada vez mais em sala de aula situações de aprendizagem realmente significativas e motivadoras para que todos não somente aprendam a língua, mas que também se sintam empoderados e encorajados a aprender e fazer a diferença no meio ao qual estão inseridos;
– Incluir a participação da família que poderá contar a história referente ao tema deste trabalho para o filho.
Duração
3 semanas de aulas ( 6 aulas)
Atividades:
Video:
https://www.youtube.com/watch?v=TrcWstqwA4M&list=PLhuEelKSHsFmyxWWWeFXZ4HMpQd-tZOXL
The three little pigs ( os três porquinhos)
Sequência da atividade aula 01
– Explicação sobre a atividade: os alunos se sentarão em grupos e os parceiros deverão ser escolhidos por eles, mas irei deixar bem claro que eles deverão observar para que ninguém fique sozinho e que deverão escolher colegas diferentes daqueles que estão acostumados a fazer as tarefas ou brincar no intervalo.
– Formados os grupos, pedirei para que eles conversem entre eles sobre a história dos “Três porquinhos” qual versão eles conhecem e após isso será dado um tempo para que eles possam socializar as ideias. Todos os alunos terão oportunidades de se expressar. Como nestas classes tem alunos que gostam de se expressar através de desenhos, eles terão oportunidade para tal, bem como os alunos com atraso de desenvolvimento poderão se expressar ( da maneira que for possível) e todos serão encorajados a falar/expressar o que lembra da história. Se tiver algum aluno que não lembra de nada ou nunca ouviu falar desta história um colega será convidado a falar sobre a história e a professora pedirá que o aluno ao chegar em casa, peça para que o pais contem a história dos “Três porquinhos” para eles.
Atividade aula 02
Os alunos relatarão como foi a experiência de pedir para os pais contar a história dos Três porquinhos.
Os alunos assistirão o desenho acima ( em inglês com legendas ) uma vez e pedirei para que os mesmos não focarem nas palavras, mas sim nos significados. Os alunos assistirão novamente o desenho e após isso deverão anotar/ desenhar alguma palavra repetida ou falada várias vezes no desenho. Os alunos que não conseguem escrever serão estimulados a relatar o que mais chamou a atenção no desenho e como o personagem do Lobo representa várias vezes a mesma ação. Um colega poderá representar o Lobo para que o aluno diga o poderia significar aquela expressão falada pelo Lobo para os colegas.
Atividade aula 03
Na atividade da aula 03, será continuação da aula 02, com ampliação da participação de todos.
Atividade aula 04
Os alunos nos seus grupos já estarão apropriados do tema, das ideias do vídeo e neste momento ele irão preparar uma apresentação que pode ser uma leitura, representação, música, leitura de texto autoral, do vídeo “Três porquinhos”. Lembrarei aos alunos que elementos da língua inglesa deverão estar presente no referido trabalho e será indicado que cada um usará os conhecimentos e habilidades que tem. O aluno que tem mais facilidade para treinar as falas poderá reproduzir ou criar a sua própria, os aluno que tem dificuldade em escrever poderá representar um momento somente de gestos ou fala curta do personagem, o aluno que tem dificuldade motora poderá juntamente com os colegas fazer a atividade de forma que não precise de muita movimentação. Desta forma a professora conversará com o intuito de ajudar na criação de estratégias com cada grupo para formular seu próprio repertório e para fazer os ajustes necessários.
Atividade dia 05
– apresentação dos grupos
Atividade dia 06
– continuação da apresentação e feedback com os alunos.
Avaliação
Esta atividade na perspectiva dos Direitos Humanos tem a proposta de aproximar os alunos, professores e família através de uma história universalmente conhecida e por ser conhecida faz com que os alunos se sintam mais à vontade em aprender. Esta atividade também promove a possibilidade de os alunos refletirem sobre o bem e o mal e como situações estratégicas podem vencer o mal. Diante de todos estes argumentos o objetivo principal é promover uma sequência de atividade em que todos possam ser inseridos no contexto da aprendizagem e que se sintam valorizados e atuantes no meio ao qual estão inseridos e que a família também possa participar ativamente ao contar a história para o filho. Portanto, essa atividade avaliará a possibilidade de interação entre o aluno e seu aprendizado, procurando estreitar laços de respeito entre os educandos e aproximação da família com a escola e da família com o filho/aluno.