Tarefa 6 – Curso EDH – Cleopatra de Magalhaes Barbosa

Data

24 de julho de 2020

Cursista

Cleopatra de Magalhaes Barbosa

Função

Professora de Ed Infantil e Ens Fun I

DRE / Unidade Educacional

Pirituba / Jaraguá

Escola

Emei Ricardo Gonçalves

Cleopatra de Magalhaes Barbosa – [email protected]

TAREFA DO CURSO: “EDH”

Professora Cleópatra de Magalhães Barbosa

Emei Ricardo Gonçalves

RF 819 990 6

TEMA

Sequência didática: “O mundo que queremos”

JUSTIFICATIVA

Na Emei Ricardo Gonçalves já temos um trabalho mensal, sistematizado, com Assembleias e Conselho Mirim. A melhoria e expansão desses projetos já foram apresentados na tarefa do curso “Respeitar é preciso”.

Há ainda os Projetos próprios de cada turma. Apesar de cada sala escolher uma temática, todos os projetos devem estar alinhados com o PPP (Projeto Político Pedagógico), que por sua vez tem os Direitos Humanos como princípios norteadores. Podemos refletir por exemplo sobre os projetos que tivemos no ano de 2019. O projeto sobre a Índia, trouxe sem dúvida elementos importantes para pensarmos uma cultura de paz, incluindo a prática e preceitos da Yoga. Duas outras turmas debruçaram-se sobre os Projetos Povos Indígenas, e outra turma trabalhou também com o estudo da cultura afro brasileira. Houve intercâmbio, troca entre as turmas, principalmente nos meses da Festa da Cultura (primeiro semestre) e na Mostra Cultural (segundo semestre). Percebemos então o compromisso, já no cotidiano, com as temáticas relacionadas às diferenças e à não-discriminação, tendo como premissa o artigo 1 da Declaração de Direitos Humanos: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.

OBJETIVOS

Nesse texto, porém, visamos pensar outras possibilidades no que diz respeito à Educação em Direitos Humanos, e suas temáticas, para além dos trabalhos já existentes em nossa Emei. O objetivo é ampliar o olhar e as abordagens, de forma cada vez mais consciente.

Sendo assim, ainda que existam os Projetos de cada turma, podemos pensar o recurso do uso de vídeos e curtas-metragens como sequência didática, semanal, paralelamente.

FINALIDADE

O propósito é intensificar e potencializar os trabalhos já existentes, fazendo a princípio discussões sobre tal proposta e escolha dos vídeos, no Horário Coletivo da Unidade Escolar.

A QUEM SE DESTINA

A intenção é difundir tais vídeos às crianças, em sala (as crianças da Emei tem entre 4 a 6 anos), mas também aos funcionários (entendendo todos na escola como educadores) e às famílias, comunidade escolar, compartilhando com eles tais materiais, e buscando a reflexão e discussão tanto quanto possível, tentando organizar tais encontros presenciais ou virtuais.

DURAÇÃO

A presente proposta prevê 6 semanas de duração, a serem realizadas nesse período de pandemia do ano de 2020, e aproveitando para abordar as temáticas de gênero, inclusão, gentileza, diversidade. Porém, pode ser estendida, conforme interesse dos educandos, educadores e famílias. Pode ser usada e revisitada também em outros momentos.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

SEMANA 1- Curta-metragem “Cordas” sobre inclusão, com texto sobre diferentes formas de ser e existir.       https://www.youtube.com/watch?v=zs0TJFWAXGA

SEMANA 2- Curta-metragem “Mika Brinquedo de menino” – gênero nas brincadeiras https://www.youtube.com/watch?v=HtEcZewQ1FM

Sugestão de texto para acompanhar: “Vamos voltar a falar de Direitos Humanos? Em maio conversamos sobre Direito ao Brincar, e o Direito à moradia, aprenciando o vídeo sobre a Pequena Vendedora de Fósforos https://www.youtube.com/watch?v=m5wb-aE-gD4&t=10s e sugerindo alguns brinquedos e construções com papel. Mas hoje queremos falar de outros direitos. Vocês sabiam que houve uma época em que as mulheres podiam fazer bem pouca coisa? Não podiam votar, não podiam trabalhar. Mas hoje elas podem uma porção de coisas. Inclusive brincar do que quiserem. Mas algumas vezes algumas pessoas se confundem, ou esquecem esses direitos delas. Vamos ver o que acontece nessa animação da Mika por exemplo. Que tal fazermos um desenho para registrar?”

SEMANA 3- Música e clipe “Menina Moleca” do Palavra Cantada (meninas e futebol – gênero) https://www.youtube.com/watch?v=zjUbPNWjLPE

Sugestão de texto para acompanhar: “E você? Conta pra gente: qual sua brincadeira favorita? Ou qual era sua brincadeira favorita? (no caso dos adultos). Alguém já falou pra você que era melhor brincar de uma coisa e não de outra?”

SEMANA 4- Curta metragens sobre relações humanas e  generosidade.

Dia Mundial da Gentileza https://www.youtube.com/watch?v=eluZjT9PMnA&list=PLkiGc-B         tsdxB4EsUkE2HjL7LhCCCPpgGh&index=5

Ataque do Lanche https://www.youtube.com/watch?v=_U2DeB_lwFk&list=PLkiGc-BtsdxB4EsUkE2HjL7LhCCCPpgGh&index=7

Sugestão de texto para acompanhar: “O desafio hoje é ligar para algum amigo ou parente (pode ser até mais de um, se quiser) que você não fala há algum tempo e dizer o quanto você gosta dessa pessoa, o quanto ela é importante pra você. Elogie as pessoas da sua casa. Quais as qualidades que você mais gosta nas pessoas da sua família? Elas vão adorar saber! Seja gentil!”

SEMANA 5 – Vídeo Mundo pós-pandemia para as crianças – Lunetas (SOBRE SENTIMENTOS)

https://www.youtube.com/watch?v=clP9tvFbqyw

Sugestão de texto para acompanhar: “E para você? O que quer no mundo pós-pandemia? Como está se sentindo?”

SEMANA 6 – Música Ora Bolas – Palavra cantada https://www.youtube.com/watch?v=VlY5kQEIwFI

Sugestão de texto para acompanhar: “Na música se diz que ‘o planeta é uma bola que rebola lá no céu’. Vamos pensar sobre o NOSSO planeta? Respondam pra gente e se possível, desenhem: O que achamos que deve melhorar no mundo? Como seria um mundo, um planeta inventado por você? O que teria nele que não tem no nosso planeta? E nesse planeto pós-pandemia?”

AVALIAÇÃO

O interesse e envolvimento dos educandos, educadores e famílias será avaliado de acordo com as respostas e devolutivas sobre as propostas sugeridas, assim como envio de possíveis registros ou desenhos.