Tarefa 6 – Curso EDH – Claudia Regina da Silva Cartone
Função
Professor Ens Fund II
DRE / Unidade Educacional
Itaquera
Escola
EMEF Águas de Março
Claudia Regina da Silva Cartone – [email protected]
Cursista: Claudia Regina da Silva Cartone
Tema: Igualdade Racial
Justificativa
Diante dos inúmeros acontecimentos noticiados pela mídia em geral sobre discriminação racial, vê se a oportunidade de mais uma vez promover a discussão e reflexão a partir do tema Igualdade Racial. Tema importante e necessário que a todo o momento deve fazer parte da discussão escolar.
Considerando a idade dos participantes, que encontram-se em fase formação, e todo o ambiente educacional que acaba por promover hostilidade entre os membros, surgindo ações marcadas de preconceito e discriminação, sendo muitas dessas ações produto do racismo estrutural, se dá a necessidade desse projeto.
Público-alvo
Estudantes do Ensino Fundamental II, faixa etária 12 a 14 anos.
Finalidade
Discutir com os estudantes sobre o racismo estrutural, valorização da miscigenação no Brasil e respeito às diferenças, dessa forma contribuindo para uma sociedade mais justa e democrática.
Promover a tomada de consciência na mudança de comportamento, deixando de ser reprodutores de falas e ações que disseminam ainda mais a prática do racismo estrutural.
Objetivos:
– Identificar situações de preconceito em relação aos negros, principalmente situações que fazem parte do racismo estrutural;
– Identificar a importância da discussão e da necessidade de combate ao racismo;
– Posicionar-se contra qualquer tipo de discriminação racial;
– Promover uma melhor convivência entre os estudantes dentro e fora do ambiente escolar
Duração
Atividades realizadas pela plataforma Google Classroom.
4 semanas
Atividade 1
– Assistir ao vídeo Infância sem racismo, campanha do UNICEF. Fundo das Nações Unidas para a Infância e saiba mais sobre essa importante instituição originária da ONU – Organização das Nações Unidas;
https://www.youtube.com/watch?v=_aPYuKiKFMg
– Acessar a página do UNICEF e conhecer as 10 maneiras para contribuir por uma infância sem racismo.
– Gravar um vídeo ou podcast comentando uma das maneiras para combater o racismo sugerido pelo UNICEF: Medida nº 7. Valorize e incentive o comportamento respeitoso e sem preconceito em relação à diversidade étnica e racial.
– Assistir ao vídeo do portal Entrelinhas – Preconceito, racismo e discriminação:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=7HCKaQUAVU4&feature=emb_title
– Por meio do vídeo ou podcast responder questões sugeridas sobre o tema:
- a) O que é preconceito?
- b) O que é racismo?
- c) Quais os tipos de preconceito você conhece?
- d) Cite alguns exemplos de discriminação?
- e) Como podemos valorizar e incentivar o comportamento respeitoso e sem preconceito em relação à diversidade étnica e racial?
Atividade 2
- Ler a notícia “Estudante é vítima de racismo em troca de mensagens de alunos de escola particular da Zona Sul do Rio”;
- Ouvir a música Racismo é burrice, do rapper Gabriel, o Pensador; Gabriel, o Pensador; https://www.youtube.com/watch?v=c4lbIDBWr3g
Responder as questões sobre a notícia e a música:
a) Do que trata a notícia?
b) O que a estudante Ndeye Fatou Ndiaye disse sobre o caso?
c) Qual foi a atitude tomada pela família da estudante diante do caso? Por quê?
d) Segundo a estudante uma das formas de se combater o racismo é com conhecimento. Cite alguns exemplos de combate ao racismo.
e) Qual o problema social retratado na letra do rapper Gabriel, o Pensador?
f) Segundo o rapper Gabriel, o Pensador por que o racismo é burrice?
g) O que significa fazer uma lavagem cerebral, segundo a música Racismo é burrice?
h) O que o autor quis dizer nos versos:
Nascemos da mistura, então por que o preconceito?
Barrigas cresceram, o tempo passou
Nasceram os brasileiros, cada um com a sua cor
Uns com a pele clara, outros mais escura
Mas todos viemos da mesma mistura
Atividade 3
1) Ler o texto introdutório sobre racismo estrutural;
Racismo estrutural: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/racismo.htm
2) Ler as tirinhas sugeridas:
Tirinha 1 – Pedro Leite – Racismo sem querer https://www.geledes.org.br/racismo-sem-querer/
Tirinha 2 – Armandinho – https://www.instagram.com/tirinhadearmandinho/
- Responda aos exercícios.
- a) Qual é o tema das tirinhas?
- b) Qual das tirinhas refere-se ao racismo estrutural? Por quê?
- c) Na segunda tirinha o personagem Armandinho e seu pai conversam sobre as pessoas serem portadoras de algo que pode ter cura. O pai do menino compara o preconceito a quê?
- d) Segundo o pai do personagem Armandinho, o preconceito “pode ser transmitido pelos pais, amigos da escola e até e pela tv”, qual relação podemos fazer da fala do pai com a primeira tirinha?
Atividade 4
– Encontro online por meio da plataforma Google Meet em 05/08/2020;
– Encontro para discussão das atividades propostas durante a realização do projeto;
– Discussão sobre o racismo no Brasil;
– Heróis do que lutaram contra o racismo no Brasil e no mundo;
– Como ser antirracista e como não repetir os mesmos erros que fazem parte de uma sociedade que tem muito a avançar na questão da valorização d diversidade humana.
Avaliação:
O projeto foi bem sucedido mesmo sendo realizado na dinâmica online que tínhamos para o momento.
Os alunos fizeram questionamentos ao longo do período das postagem das atividades e tiveram a oportunidade de se espessarem diante do grupo na aula online.
Na aula online os alunos discutiram o tema e as atividades propostas, alguns complementaram com as próprias experiências.
Tirinha Armandinho
Tirinha Racismo sem quere