Tarefa 6 – Curso EDH – Cláudia Gomes de Faria

Data

30 de julho de 2020

Cursista

Cláudia Gomes de Faria

Função

Professora

DRE / Unidade Educacional

Guaianases

Escola

EMEI Eliza Mara Torres

Cláudia Gomes de Faria – [email protected]

Tarefa do curso: EDH – DESAFIOS DO CONTEXTO ATUAL 2020

CLÁUDIA GOMES DE FARIA

 

  • Temas proposto que será trabalhado: Raça e relações étnico raciais: branquitude e algumas questões

 

  • Justificativa – Escolhi este tema, pois é latente em meu local de trabalho. Aprendemos no decorrer do curso EDH, que respeitar o outro, respeitar as diferenças é tarefa que deve ser aprendida desde a infância, dentro da família, na escola e na sociedade. Para isso, faz-se necessário utilizar formas simples e atraentes para as crianças na educação infantil para que possam se apropriar de todo aprendizado acerca do assunto. Transformando as atividades em um prazer para as crianças, é possível fazê-las entender o que é o respeito pelo outro e a importância dessa atitude na vida das pessoas. É primordial o envolvimento e a participação da família junto à unidade escolar. O ambiente escolar tem neste momento uma função importantíssima de levar a criança a entender a vida e as formas de conviver com o outro, e por isso é importante que a família e comunidade escolar estejam de mãos dadas acompanhando o desenvolvimento das crianças em todo o seu processo de aprendizagem.

 

  • Faixa etária – Esta proposta de atividade se destina aos estudantes da EMEI Professora Eliza Mara Torres, situada à Rua Caete s/n, Lageado – Guaianase – SP. São crianças entre 05 (cinco) e 06 (seis) anos de idade do primeiro e segundo estágios da educação infantil.

 

  • Finalidade – Com este trabalho educativo, tenho a intenção de mostrar a importância de respeitar as diferenças, promover a equidade e o respeito mútuo, combater todas as formas de preconceito, humilhação e racismo.

 

  • Objetivos/Resultados esperados – Espero iniciar um processo de reparação; estimulando os alunos a praticar o respeito pelos outros desde a infância; conduzir a criança na construção da sua identidade; incentivar a criança a valorizar e respeitar a diversidade; reconhecer valores como o amor, igualdade, solidariedade e respeito;  promover o empoderamento, a empatia e valorização das crianças, fazendo com que elas se sintam parte integrante da história;

Ao final do projeto, a criança deverá ser capaz de saber que todas as crianças têm direitos, têm valores, independentemente de condições socioeconômicas, devendo viver sua infância plenamente, respeitando e sendo respeitada.

 

  • Duração – É um tema para ser trabalhado ao longo de todo o ano, pois é necessário que as crianças se apropriem, daí a necessidade de se retomar sempre.

 

  • Sequência de atividades – As atividades serão realizadas em sala de aula e outros ambientes da escola que são necessários para a realização das atividades como: quadra parque, cantinho da leitura, sala de vídeo e sala de linguagens.

As atividade: que comporão a sequência são:

                      – Discussão dos assuntos na roda de conversa diária;

                      – Contação de histórias africanas;

                      – Leitura de histórias e poemas infantis relacionados ao tema;

                      – Desenho livre relacionados aos temas ou histórias propostas;

                      – Filmes ou desenhos relacionados ao tema;

                      – Jogos e brincadeiras;

                      – Músicas e coreografias;

                      – Jogos teatrais partindo dos temas propostos;

                      – Trabalhos artesanais abordando o tema;

                      – Projeto Leitura de Casa, no qual a criança levará um livro para casa dela ao final de semana, um responsárvel deverá realizar a leitura  para ela. Depois, promover uma conversa sobre a leitura e pedir para fazer uma ilustração. Ao retornar para escola a criança mostrará o desenho e contará sobre o que aprendeu da leitura para os coleguinhas da sala.

 

Ao iniciar o ano letivo, em reunião, faremos a apresentação do nosso trabalho para as crianças e para as famílias, para que todos possam acompanhar o desenvolvimento e a proposta do projeto.

O projeto será realizado durante o ano letivo abordando as questões levantadas pelos discentes e propostas pelos docentes.

Nas rodas de conversa diária abordaremos assuntos atuais e importantes para as crianças: amor, família, escola, verdade, realidade, respeito, amigos, deveres, direitos, brincadeiras, diferenças, aceitação, etc

Nas histórias infantis abordaremos temas variados da vida de cada um: Ética e respeito, família, cultura negra e outras, direitos das crianças, identidade pessoal, reis e rainhas, etc.

As reproduções de histórias serão feitas oralmente, através de desenhos feitos pelos alunos, colagens, teatro, produções artesanais, trabalhos em grupo e através de brincadeiras que estão relacionadas.

Proporcionar um cantinho de leitura, com livros variados abordando o tema em questão, para que os alunos possam manusear espontaneamente ou sob orientações do professor. Proporcionando momentos que possam enriquecer discussão sobre preconceito e racismo.

O projeto de leitura deverá ser levado à sério, o recontar de história pelo aluno é primordial para que ele se aproprie do conteúdo da leitura e possa contribuir com os demais colegas da sala de aula. Daí a necessidade de envolver além da criança, a família e toda a comunidade escolar.

 

  • Avaliação – Pretendo verificar os resultados deste trabalho através observação das vivências no ambiente escolar e também percebendo a conscientização das crianças e por parte da família, sobretudo no que diz respeito ao aprendizado das crianças no sentido de que devemos respeitar os outros e entender sobre seus direitos e deveres no seu cotidiano. Ter empatia (que a criança consiga se colocar no lugar do outro) ou ainda que seja capaz de se incomodar com o racismo, pois não basta não ser racista, é necessário ser anti-racista.

 

 

Exemplos do acervo a ser trabalhado durante o ano letivo:

 

Lenda Africana (Baú da Camilinha): https://youtu.be/ffYvGge51CA

Oficina de confecção da boneca Abayomi: https://youtu.be/0IxJSxj8icI

Filme – Kirikou e a Feiticeira: https://youtu.be/duDByEwf1x0

História – Bruna e a Galinha da Ahttps://youtu.be/eqvqBT41lWY

Livro: O quanto há de África em nós

Livro: Amoras

Livro: As Tranças de Bintou

Livro: Todas as cores do Negro

Livro: A Menina Bonita do laço de fita

Livro: A cor da vida

Livro: Minha Mãe é negra sim!

Livro: Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!

Palavra Cantada – África: https://youtu.be/yGv47mv7874

O mundo black power de Tayó: https://youtu.be/ebyEgj2zSsk

Meu crespo é de rainha: https://youtu.be/toWhL3egS3Q

Entre outros…