Tarefa 6 – Curso EDH – Claudia Cristina Coimbra
Função
DRE / Unidade Educacional
Butantã
Escola
Emef Conde Luiz Eduardo Matarazzo
Nome: Cláudia Cristina Coimbra.
E-mail: [email protected]
EDH – Desafios do contexto atual
O tema proposto
Democracia na escola – A escola como espaço de construção do sujeito democrático.
Justificativa
Muito se fala em democracia no Brasil, muito se debate, porém, observo a escola como espaço, até democrático, mas de pouca aprendizagem sobre o que realmente é a democracia, como se atua enquanto sujeito de direito, suas implicações e aplicações
A quem o trabalho se destina
As atividades serão direcionadas a estudantes do 6º ano do ensino fundamental 2 e seus respectivos professores, atuando de forma interdisciplinar
Finalidade – Qual a sua intenção, o que você deseja promover com este seu trabalho educativo.
A finalidade deste trabalho inicialmente será a de munir os alunos de conhecimento democrático, até alcançarmos a mobilização das turmas em assembleias para resolução de problemas e debates sobre a própria escola.
Objetivos/Resultados esperados
Espera-se que após a sequência de atividades os alunos se apropriem do conceito de Estado Democrático e possam atuar nas assembleias.
Espera-se com essa sequencia de atividades e assembleias, haja uma mudança na postura e na participação dos alunos nas futuras assembleias realizadas na escola. O objetivo especifico será a participação efetiva como grupo de sala, com seu representante, e a atuação do grêmio.
Como continuidade pode-se desenvolver a atividade todo ano com as turmas de 6º ano, afim de introduzir e manter a atuação democrática das novas turmas.
Duração
As atividades serão desenvolvidas ao longo de um semestre.
As atividades que comporão a sequência:
– Assembleia 1 – Geral com todas turmas de 6º ano – Conhecendo o projeto.
Apresentação do projeto, os temas abordados, apresentação dos professores envolvidos e escuta dos alunos.
– Aulas: O que é democracia?
https://plenarinho.leg.br/index.php/2018/09/viva-a-democracia/
https://www.youtube.com/watch?v=qH21z2JwR60
E gestão democrática.
https://educador.brasilescola.uol.com.br/gestao-educacional/gestao-democratica.htm
O que é cidadania?
https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/cidadania-na-sala-aula.htm
Conselho de Escola, APM e Reunião de pais
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1110/a-diferenca-entre-conselho-escolar-e-apm
– Assembleia 2 – Eleição dos representantes de classe.
Organização das turmas para eleição do representante de sala, seus deveres e direitos.
– Aula:
O que faz o Grêmio?
http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/decreto-58840-de-3-de-julho-de-2019
– Aula: Conhecendo o regimento da nossa escola.
Aula expositiva e leitura compartilhada do regimento e levantamento dos pontos principais.
Assembleia 3 – Cada um na sua sala.
– Através da assembleia definir regras básicas de convivência e aprendizagem, construção de um mural com todas elas.
Regras para nossa sala – Viver com direitos e responsabilidades.
Assembleia 4 – Finalização do projeto, ouvir os envolvidos no processo, professores e alunos para levantar os pontos positivos e negativos.
Avaliação
Avaliação contínua e processual, registrando a participação dos alunos nas assembleias, nas aulas teóricas, nas atividades coletivas na sala, objetivando a mudança de comportamento na escola.