Tarefa 6 – Curso EDH – Celma Ferreira Macedo
Função
Professor de Educação Infantil
DRE / Unidade Educacional
Jaçanã / Tremembé
Escola
CEI Jardim das Pedras
Projeto respeitar é preciso!
EDH – Desafios do contexto atual
Instituto Vladimir Herzog, e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
Celma Ferreira Macedo: Professora de educação infantil (CEI)
RF: 837.249.7 [email protected]
Tema proposto: As pessoas são diferentes, respeite!
Justificativa: A Importância de respeitar o outro, desde pequeno até a vida adulta.
O espaço escolar é um local de aprendizagem. Envolver todos os funcionários da escola, estudantes e a comunidade é essencial, levar o respeito para além dos muros da escola. Estudo da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A quem o trabalho se destina: funcionários, estudantes, familiares e a comunidade.
Finalidade: levar para a escola e a comunidade temas relacionados à diversidade, contemplando os brasileiros e imigrantes que fazem parte da escola e do bairro.
Objetivos:
« envolver as crianças desde o berçário, sobre a importância do respeitar o outro em diversos aspectos;
« incluir todos os funcionários do CEI, incluindo as merendeiras e os funcionários da limpeza;
« Familiares;
« Comunidade.
Duração: anual
Atividades da sequência:
« Reunir os funcionários, familiares e a comunidade para um encontro no espaço escolar para debatermos sobre o tema proposto e a partir dessa discussão montarmos as nossas atividades com as crianças e a comunidade;
« Registrar no projeto político pedagógico esse projeto;
« Elaborar atividades que contemple desde o berçário ao infantil que é o segmento do CEI;
« Atividades com musicalização, convidar a comunidade para ir até o CEI oferecer conteúdos musicais de diversos gêneros, instrumentos musicais para as crianças, irem se apropriando de diversas culturas, sendo que a escola atende vários imigrantes;
« Contação de história com diversos temas, relacionados com a diversidade;
« Montar um mural com vários registros das crianças, familiares, comunidade e funcionários, relatando as experiências vivenciadas nesse projeto;
« Levar esse trabalho par além dos muros da escola para que toda a comunidade conheça o trabalho;
« Realizar alguns encontros culturais, fazendo com que a comunidade traga para o espaço escolar a cultura do seu país como música, brincadeiras, pratos típicos, artesanato, entre outras sugestões que serão discutidas em conjunto;
« Encerramento com os valores de uma cultura de paz com: respeito, amor, solidariedade, diversidade, igualdade, ética e cidadania;
Avaliação:
« Uma avaliação contínua para ver como está fluindo o projeto;
« por meio do encerramento, colocar em discussão como se deu o projeto, quais ações conseguimos alcançar e melhorar no espaço escolar e na comunidade;
« Ações que as crianças desenvolveram no espaço escolar;
« Integração da família com a escola;
« Participação dos familiares e comunidade;