Tarefa 6 – Curso EDH – Celia Almeida dos Santos
Função
Professor de educação infantil e fundamental I
DRE / Unidade Educacional
São Miguel Paulista
Escola
EMEF HENRIQUE FELIPE DA COSTA
Celia Almeida Dos Santos
RF 5563135-3
Espelho no Espelho:
Projeto: Progresso da Vila
Este projeto será elaborado e trabalhado a partir da realidade dos nossos alunos, comunidade atentando para percepção das identidades e diferenças, respeitar o outro é tarefa que deve ser aprendido e compreendido na infância, família , escola e sociedade. Em um contexto social, que contribua para o ensino e importância de estudar sobre direitos humanos.
Objetivo geral – atentar para a percepção das identidades e diferenças, subjetividades e alteridades, diversidades e singularidades existentes na comunidade Jardim Campos, bairro onde se localiza nossa escola.
Especifico – proporcionar aos alunos, funcionários, a partir das obras de Gooldi Luiz Braga, Denizart, o reconhecimento e a valorização de realidade em que estão inseridos.
Reconhecer valores – amar, igualdade, ética, cidadania, solidariedade e respeito. Fazendo com que, o aluno construa sua identidade.
Metodologia – Será realizado uma apresentação do tema para os alunos, funcionários, comunidade, que englobe a família para que todos possam acompanhar o desenvolvimento e a proposta do projeto.
Será apresentado em três momentos, as imagens.
” Noturno”- Oswaldo Gooldi
” Regiões dos desejos” – Hugo Den Rart
” Miriti” – “Bonecos Dançando ” Luiz Braga.
• Desenvolver uma dinâmica, em grupo, trabalhando as imagens, registrando os tópicos mais importantes.
• Registrar, individualmente, o que o olho vê, o que o olho percebe.
• Organizar uma visualização individual (observação, elementos que compõem a obra, interpretação, análise referencial e o contexto), leitura de texto informativos, filmes, declaração universal dos direitos humanos.
• 2ª etapa – a partir dos registros identificados por cada aluno, estabelecer relações com a música “Feitiço da Vila” de Noel Rosa, buscando trabalhar a diversidade e individualidade do eu, ou seja, eu me vejo e me reconheço no olhar do outro.
Convidar os alunos a mergulharem no universo proposto pela música, resgatando uma relação com as imagens lidas.
Fazer um relato, em circulo, em que os alunos possam abordar o momento de identificação, sentimentos, movimentos, descobertas, etc. Ética e respeito , família, cultura negra, religião e identidade pessoal.
3ª etapa – diante das letras realizadas, retornar com os sociais, a identidade e as diferenças, a diversidade local.
Pretende-se com isso, uma atividade, em grupos, que resgate o bairro em que estão inseridos, podendo deixar claro, a importância de cada eu, cada corpo, cada espaço, voltados para um único olhar.
4ª etapa – elaboração de uma paródia ( utilizar os recursos escritos, que cada aluno produziu , criando uma interpretação coletiva a partir da música de Noel Rosa)
Com isso, pretende-se, a partir de um novo olhar, mostrar as belezas que existem nesse bairro e em cada individuo, uma viagem nesse universo de cores, música, dança, realidade e imaginário, representados pelas mãos de nosso alunos.
5ª etapa – • confecção das atividades propostas
• utilização de recursos sonoros, visuais
• estabelecer diálogos, novos caminhos
Público Alvo – Toda Escola
Duração 2 meses
Atividade interdisciplina : – arte, história, português, geografia, filosofia.
Avaliação: será observado a partir de cada etapa desenvolvida, buscando participação, organização, limites, bem como, o produto final.
Produto Final : • fazer uma exposição das paródias (letras) bem como, gravar as apresentações dos grupos, para guardar como registro, o mesmo, como auto- avaliação.
• expor os cartões confeccionados, mostrando a interpretação de cada aluno.
• os cartões tem como objetivo, divulgar o bairro resgatado, na visão desses alunos.
Para termos uma sociedade justa, precisamos instruir os cidadãos (alunos) atuantes , do futuro para que possam exigir respeito e respeitar os outros.