Tarefa 6 – Curso EDH – CATIANi Regina Aparecida Araújo
Função
Professor educação infantil e fundamental
DRE / Unidade Educacional
Penha
Escola
CEU EMEI Prof Paulo Freire
- Projeto: Eu Faço parte desse mundo.
Introdução:
O Projeto visa trabalhar e explorar a diversidade cultural existente no Brasil, proporcionando as crianças o contato com outras culturas e consequentemente com o novo, favorecendo o desenvolvimento da tolerância ao diferente e reforçando a autoestima e identidade de cada um.
Por se tratar de um projeto que tem como tema a diversidade cultural, aborda valores, respeito ao próximo e regras de convivência em suas atividades. Permite explorar todos os eixos (natureza e sociedade, Linguagem oral e escrita, Artes, Matemática, Música e Movimento).
Justificativa:
A iniciativa está justificada pelo fato da escola receber crianças residentes em diversas comunidade do entorno, o que dificultaria o trabalho da escola para o tratamento das informações o projeto eu pertenço esse mundo tem como justificativa, oportunizar as crianças, por meio da escuta sensível e atenta, a promoção de seu exercício de cidadão ativo, participativo e conhecedor dos seus direitos e deveres, vivenciando a interlocução com o Currículo da Educação Infantil em suas diferentes expressões e linguagens. O diagnóstico da realidade escolar de 2020 foi desenvolvido a partir da
Lembramos que a escola não é formada somente por professores e que todos os segmentos de pais, discentes, funcionários da carreira assistência, terceirizados estão envolvidos no processo de ensino e aprendizagem podendo se contagiar do sentimento de pertença ao grupo, pois a qualidade está diretamente relacionada e comprometida com a formação política para um cidadão humanizado, responsável, crítico e criativo.
Público Alvo: crianças de 4 a 6 anos (EMEI)
Duração: Todo ano Letivo
Objetivo Geral: Conhecer diversas culturas por meio das lendas Africanas, Indígenas, Boliviana e sua semelhança com as lendas Brasileiras.
Objetivos específicos:
- Pesquisar diferentes culturas da comunidade;
- Trabalhar interação entre família e escola;
- Possibilitar a construção da valorização das diferentes culturas que existem no Brasil;
- Trabalhar a autoestima nos alunos para que estes possam relacionar-se com o outro;
- Desenvolver uma imagem de si, atuando de forma mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
- Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e seus pares fortalecendo sua autoestima e ampliando suas possibilidades de comunicação e interação social;
- Desenvolver o hábito de ouvir;
- Trabalhar a oralidade;
- Estimular o respeito às regras sociais e de convivência com o outro;
- Estimular o respeito às diversas culturas e ao próximo.
Atividades propostas:
- Rodas de conversa;
- Confecção de cartazes e painel;
- Leitura contos e lendas; Indígenas, Boliviano, Africanos e Brasil.
- Reprodução de obras de arte, que retratem culturas variadas;
- Receitas típicas conforme lenda contada:
- Videos, fotos e outros materiais de mídia sobre o tema.
Etapas do projeto:
1. Fazer uma roda de conversa com as crianças sobre o tema.
2. Fazer um levantamento sobre as diferentes culturas encontradas na comunidade e dentro da escola;
3. Fazer uma releitura como somos diferentes, desenhando no espelho.
4. Contar lendas da África, Indígena, Boliviana e Brasil.
5. Fazer um levantamento das comidas nas diversas culturas, como Indígena, Africana, Bolívia e mostrar semelhança com o Brasil
6. Assistir videos sobre o tema diversidade cultura, músicas Boliviana e Africanas.
7 Apreciação de fotos e imagens sobre algumas culturas trabalhadas durante o mês.
Avaliação:
A avaliação será feita de forma contínua e diagnóstica, por meio de observações e registros realizados pelo professor. Os registros serão feitos em tabelas e posteriormente gráficos de acompanhamento para facilitar a identificação do desenvolvimento dos alunos.
Produto:
O produto será um painel do mapa do globo pintado pelas crianças e com fotos das atividades realizadas durante o projeto e ilustrações das atividades culturais de cada criança.