Tarefa 6 – Curso EDH – Cátia Pereira de Oliveira Araújo

Data

27 de julho de 2020

Cursista

Cátia Pereira de Oliveira Araújo

Função

PEIF

DRE / Unidade Educacional

Campo Limpo

Escola

EMEF VILA do Sol

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Cátia Pereira de Oliveira Araújo

TEMA: Ser diferente é normal. Respeite as diferenças

JUSTIFICATIVA:

A importância de se trabalhar as diferenças está cada dia mais importante para que todos saibam respeitar. Cada pessoa tem um modo de ser e de se vestir, de acordo com suas características, cultura, religião, gênero e preferências.

PÚBLICO-ALVO:

Crianças de 7 a 9 anos

FINALIDADE:

Esta sequência didática visa incentivar o respeito entre todos independentes das suas diferenças.

OBJETIVO:

  1. Trabalhar a diversidade em sala de aula e na sociedade.
  2. Estimular o respeito às diferenças.

 

DURAÇÃO:

2 semanas

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES:

  • Roda de conversas com sobre o que é ser diferente.
  • Leitura: Não faz mal ser diferente. Todd Parr.
  • Reflexão: alguém tem alguma coisa a dizer sobre a história?
  • Vídeo: Normal é ser diferente. Disponível no canal Grande Pequenino (YouTube). https://www.youtube.com/watch?v=oueAfq_XJrg
  • Atividade: Autorretrato (levaremos um espelho para sala de aula e as crianças terão que olhar no espelho e tentar representar com desenho suas características). Depois faremos um painel na sala. A atividade visa proporcionar a percepção de que as crianças são diferentes e nem por isso deixam de serem crianças e devem ser respeitadas.
  • Vídeo: Na minha escola todo mundo é igual: Autora: Rossana Ramos link https://www.youtube.com/watch?v=WlbJkmGNNRM
  • Reflexão: Na nossa escola podemos encontrar todas as pessoas citadas vídeo? Como você costuma tratar estas pessoas? ( as pessoas com deficiência? Elas são diferentes?
  • Dinâmica: Todos somos diferentes: Cada criança receberá uma papel, tesoura, lápis de cor. Depois terão que fazer um peixinho para colar no painel em formato de aquário que está na parede.
  • Reflexão: Todos fizeram os peixes iguais?

 

AVALIAÇÃO:

Será observado como os alunos percebem as diferenças e, como se posicionam sobre elas e também verificar o desenvolvimento dos nos objetivos propostos.