Tarefa 6 – Curso EDH – Cátia Pereira de Oliveira Araújo
Função
PEIF
DRE / Unidade Educacional
Campo Limpo
Escola
EMEF VILA do Sol
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Cátia Pereira de Oliveira Araújo
TEMA: Ser diferente é normal. Respeite as diferenças
JUSTIFICATIVA:
A importância de se trabalhar as diferenças está cada dia mais importante para que todos saibam respeitar. Cada pessoa tem um modo de ser e de se vestir, de acordo com suas características, cultura, religião, gênero e preferências.
PÚBLICO-ALVO:
Crianças de 7 a 9 anos
FINALIDADE:
Esta sequência didática visa incentivar o respeito entre todos independentes das suas diferenças.
OBJETIVO:
- Trabalhar a diversidade em sala de aula e na sociedade.
- Estimular o respeito às diferenças.
DURAÇÃO:
2 semanas
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES:
- Roda de conversas com sobre o que é ser diferente.
- Leitura: Não faz mal ser diferente. Todd Parr.
- Reflexão: alguém tem alguma coisa a dizer sobre a história?
- Vídeo: Normal é ser diferente. Disponível no canal Grande Pequenino (YouTube). https://www.youtube.com/watch?v=oueAfq_XJrg
- Atividade: Autorretrato (levaremos um espelho para sala de aula e as crianças terão que olhar no espelho e tentar representar com desenho suas características). Depois faremos um painel na sala. A atividade visa proporcionar a percepção de que as crianças são diferentes e nem por isso deixam de serem crianças e devem ser respeitadas.
- Vídeo: Na minha escola todo mundo é igual: Autora: Rossana Ramos link https://www.youtube.com/watch?v=WlbJkmGNNRM
- Reflexão: Na nossa escola podemos encontrar todas as pessoas citadas vídeo? Como você costuma tratar estas pessoas? ( as pessoas com deficiência? Elas são diferentes?
- Dinâmica: Todos somos diferentes: Cada criança receberá uma papel, tesoura, lápis de cor. Depois terão que fazer um peixinho para colar no painel em formato de aquário que está na parede.
- Reflexão: Todos fizeram os peixes iguais?
AVALIAÇÃO:
Será observado como os alunos percebem as diferenças e, como se posicionam sobre elas e também verificar o desenvolvimento dos nos objetivos propostos.