Tarefa 6 – Curso EDH – Cátia Pereira de Oliveira Araújo

Data

28 de julho de 2020

Cursista

Cátia Pereira de Oliveira Araújo

Função

PEIF

DRE / Unidade Educacional

Campo Limpo

Escola

EMEF VILA do Sol

Obs. Este trabalho foi enviado incompleto e estou enviando novamente o correto.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Cátia Pereira de Oliveira Araújo

TEMA: Ser diferente é normal. Respeite as diferenças

JUSTIFICATIVA:

Pretendemos, com esta sequência didática, melhorar a convivência entre os alunos, de modo que possam respeitar e valorizar as diferenças de cada indivíduo, iniciando essa conscientização na escola e oportunizando ações que possibilitem uma mudança de comportamento frente a estas questões de modo que possam levar essa experiência para outras esferas de convivência social.

.

PÚBLICO-ALVO:

Crianças de 7 a 9 anos

FINALIDADE:

Esta sequência didática visa incentivar o respeito entre todos independentes das suas diferenças.

OBJETIVO:

  1. Trabalhar a diversidade em sala de aula e na sociedade.
  2. Estimular o respeito às diferenças.

 

DURAÇÃO:

2 semanas

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES:

  • Roda de conversas com sobre o que é ser diferente.
  • Leitura: Não faz mal ser diferente. Todd Parr.
  • Reflexão: alguém tem alguma coisa a dizer sobre a história?
  • Vídeo: Normal é ser diferente. Disponível no canal Grande Pequenino (YouTube). https://www.youtube.com/watch?v=oueAfq_XJrg
  • Atividade: Levaremos os alunos até o espelho, solicitando-os para que se observem: formato do rosto, tipo de cabelo, cor da pele, dentre outras. Depois, eles devem fazer um autorretrato com todas as características que eles acharem importantes. Após isso, cada aluno deverá se apresentar para o grupo mostrando seu autorretrato. O professor deverá refletir sobre as diferenças e mostrar que isso é uma coisa boa. Depois faremos um painel na sala com o título tudo bem ser diferente. A atividade visa proporcionar a percepção de que as crianças são diferentes e nem por isso deixam de serem crianças e devem ser respeitadas.
  • Vídeo: Na minha escola todo mundo é igual: Autora: Rossana Ramos link https://www.youtube.com/watch?v=WlbJkmGNNRM
  • Reflexão: Na nossa escola podemos encontrar todas as pessoas citadas vídeo? Como você costuma tratar estas pessoas? ( as pessoas com deficiência? Elas são diferentes?
  • Dinâmica: Todos são diferentes: Cada criança receberá uma bexiga para encher (coloridas). Depois colocaram no chão e observarão a bexiga. O professor irá fazer o seguinte questionamento: tem bexiga grande, pequena, colorida? O objetivo e observar que mesmo identificando estas diferenças as bexigas não deixam de serem bexigas. As pessoas também são assim. Relembraremos a história na minha escola todo mundo é igual e citaremos as pessoas com deficiência que mesmo possuindo suas limitações, não deixam de serem pessoas e devemos respeitar.

 

AVALIAÇÃO:

Será observado como os alunos percebem as diferenças e, como se posicionam sobre elas e também verificar o desenvolvimento dos nos objetivos propostos.