Tarefa 6 – Curso EDH – Carolina Pernomian Parusdolo

Data

3 de agosto de 2020

Cursista

Carolina Pernomian Parusdolo

Função

Professora

DRE / Unidade Educacional

Jaçanã / Tremembé

Escola

EMEF Frei Galvão

Tema: A escola, minha segunda casa.

Justificativa: Mostrar a importância do relacionamento entre a família e a escola. Se a escola é minha segunda casa, onde está minha família? A família e a escola tem papel relevante no processo educativo, a educação tem caráter formal e socializador, e tanto a família como a escola são essenciais na vida do aluno. O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar é considerado essencial para o sucesso escolar, o papel primordial da escola, é ofertar um ensino de qualidade e trabalhar em parceria com as famílias.

A quem o trabalho se destina: Alunos do Ensino Fundamental.

Finalidade: A intenção desse trabalho é integrar a escola e a família. Estimular a família a acompanhar e opinar no desenvolvimento da aprendizagem e socialização do aluno. Envolver os pais e responsáveis em atividades na escola e em casa. Levar a família a compreender melhor o desenvolvimento da criança e do adolescente. Desenvolver afetividade e pertencimento ao ambiente escolar. Conscientizar os pais de seu papel na educação de seus filhos e por fim aproximar a família da escola.

Objetivos: Família e escola tendo objetivos em comum, traçando as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma a criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade. Com esse trabalho espera-se estabelecer um vínculo entre os pais e a vivência escolar de seus filhos.

Duração: 7 aulas.

Atividades da sequência:

Primeira aula.

Promover uma roda de conversa onde os alunos deverão refletir sobre a importância da família como referência e proteção. O professor poderá anotar na lousa as palavras e ideias que vão surgindo com o dialogo.

Segunda aula.

A partir da questão disparadora: “Se a escola é minha segunda casa, porque minha família não esta aqui?” Peça para os alunos desenharem momentos escolares que gostariam que seus pais participassem.

Terceira aula.

Atividade coletiva para casa. Com desenho realizado na aula anterior, os alunos em casa com os seus familiares deverão criar um quebra cabeça.

Quarta aula.

Organizando uma exposição. Exibir a produção feita em sala de aula é uma importante etapa da aprendizagem, e o reconhecimento da comunidade é um estímulo. O tema da exposição fotográfica será o convívio familiar, teremos brincadeiras, contações de histórias, vídeos, e um mural com fotos em família dos alunos.

Quinta aula.

Convidar as crianças para se acomodarem em roda, investigue junto aos alunos o que conhecem sobre uma exposição fotográfica. Acolha suas expressões e caminhe com o diálogo, fomentando a ideia de apreciação de imagem como forma de leitura do olhar fotográfico.

Sexta aula.

Com as fotos das famílias promover a apreciação das imagens. Faça registros fotográficos e escrito das relações estabelecidas com a exposição.

Sétima aula.

Transferir os varais da exposição com as fotos da família para o pátio central da escola e fazer convites para os pais para apreciar as imagens e participar do evento.

Avaliação: Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação. Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. Possibilitar um contato entre família e escola de forma prazerosa, num ambiente acolhedor e afetivo, envolvendo toda a comunidade escolar de forma socializadora.