Tarefa 6 – Curso EDH – Carina Amancio
Função
Professora
DRE / Unidade Educacional
Freguesia do Ó / Brasilândia
Escola
Cei Guilherme Henrique Pinto
CURSO RESPEITAR É PRECISO!
Carina Amancio
RF: 8448434
- Tema proposto:
Raça e relações étnico raciais.
- Justificativa:
Tendo em vista que a maioria dos contos de fadas tem seus personagens principais como brancos de cabelos lisos e olhos claros, a proposta busca dar visibilidade para os meninos e meninas de pele negra, evidenciando assim sua beleza e seus costumes dentro de um contexto de ficção, brincadeira, música, arte, interação com os pares e todos os envolvidos no processo educacional.
- A quem o trabalho se destina:
Esse trabalho visa atingir os meninos e meninas de toda a escola, dentro de uma faixa etária de 0 a 3 anos.
- Finalidade:
A proposta visa a valorização dos meninos e meninas negros, dando a eles o protagonismo que é muitas vezes esquecido pela sociedade ao enaltecer uma determinada etnia (branca), tida como a que merece destaque e inferiorizam outra atribuindo papéis de baixo valor. Assim há a necessidade de nos confrontarmos com as diferenças, tendo em vista que a escola é um espaço para a produção de aprendizagem, experiências e de transformação.
- Objetivos/Resultados esperados:
Propiciar um repertório de valorização para meninos e meninas negras, se reconhecendo dentro de uma sociedade que ainda tem preconceitos e não dão protagonismo e visibilidade as crianças negras, desta forma dando destaque a sua cultura.
- Duração :
O trabalho será desenvolvido em 1 bimestre.
- As atividades que comporão a sequência.
Propor ao grupo o estudo do conceito racial e relações étnicas no Brasil para promover uma maior interação e apropriação do que será trabalhado.
Iniciaremos o trabalho com uma leitura de roda com o livro “O Pequeno Príncipe Preto” onde buscaremos quebrar paradigmas que para ser príncipe e princesa precisa ter a pele clara, construída muitas vezes na mentalidade das crianças por meio das animações que não contém representatividade.
Resgatar brincadeiras africanas: pegue a calda, escravos de Jó e pula corda.
Propiciar momentos de interação com bonecos e bonecas de diferentes características, favorecendo a especificidade de cada criança.
Propiciar momentos de interação com músicas africanas para os meninos e meninas: Olélé Moliba Makasi, entre outras.
Junto com a família de cada criança criar um grande cartaz com fotos de cada grupo familiar, com o título: Vamos comemorar nossas diferenças!
Criar com todos os envolvidos do processo educacional da escola uma peça de teatro para as crianças, tendo como base o livro: O pequeno príncipe negro.
Convidar crianças e comunidade escolar para assistirem a peça teatral criada pelos educadores para evidenciar a beleza africana.
- Avaliação:
A avaliação se dará por meio da observação do desenvolvimento da aprendizagem de cada menino e menina, registrando cada fala e descoberta de cada criança e criando um portfólio com suas conquistas.