Tarefa 6 – Curso EDH – Bernardete Leite de Araújo Sa
Função
Professor de Educação Infantil
DRE / Unidade Educacional
Penha
Escola
Cei Antônia Muotri Lamberga
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES: IDENTIDADE E RESPEITO À DIVERSIDADE CULTURAL.
Justificativa
Escolhi esse tema porque é fundamental que as crianças tenham experiências significativas de respeito ao outro e reconheçam a importância da diversidade cultural de todos os povos.
Público alvo
Crianças de aproximadamente 3 anos, e equipe escolar.
Finalidade
Respeitar o outro, valorizar e conhecer as diferenças culturais existentes em nosso CEI e em nosso país, mudar nosso olhar no sentido de combater qualquer tipo de discriminação.
Objetivo geral
Ampliar nosso conhecimento a partir das nossas diferenças físicas e culturais, e potencializar o respeito a todos.
Objetivos específicos
Respeitar o outro, explorar seus traços culturais, ter uma convivência de amizade e respeito, reconhecer que a diversidade cultural traz inúmeras aprendizagens, trabalhar as diferentes etnias.
Tempo previsto
Quatro semanas.
Desenvolvimento ou metodologia:
Primeira semana:
- Roda de conversa sobre nossas diferenças e sobre o respeito ao outro.
- Apresentação da canção de Jair Oliveira: Normal É Ser Diferente.
- Brincadeiras com bonecos de diversas etnias.
- Leitura da obra: Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado.
- Manuseio do livro: Sugestão de leitura com a família através de conversa e recadinho na agenda escolar.
Segunda semana
- Roda de conversa sobre a temática e sobre a leitura.
- Leitura da obra: Cada um Com Seu Jeito, Cada Jeito é de Um!, de Lucimar Rosa Dias.
- Confecção do painel da representatividade de cada criança.
- Representação de cada criança de acordo com sua vontade, com tinta guache, canetinha recorte de revista usada, tesoura, cola, feito pelos alunos com ajuda da professora.
- Exposição do painel na sala de convivência de mãos dadas simbolizando a amizade.
Terceira semana
- Roda de conversa sobre as atividades anteriores.
- Atividade de reconhecimento de si: se olhando no espelho.
- Leitura da obra: O Menino Marrom, de Ziraldo Alves Pinto, e manuseio do mesmo.
- Sugestão de leitura com familiares através de conversa na saída e recadinho na agenda escolar.
Quarta semana
- Roda de conversa sobre as propostas.
- Escuta das crianças sobre o tema.
- Compartilhar as experiências com a equipe escolar.
- Fazer uma sondagem de qual atividade as crianças mais gostaram de fazer.
Avaliação
A Avaliação será realizada de acordo com a participação e o desenvolvimento dos alunos diante das atividades propostas.