Tarefa 6 – Curso EDH – Bernardete Leite de Araújo Sa

Data

30 de julho de 2020

Cursista

Bernardete Leite de Araújo Sa

Função

Professor de Educação Infantil

DRE / Unidade Educacional

Penha

Escola

Cei Antônia Muotri Lamberga

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES: IDENTIDADE E RESPEITO À DIVERSIDADE CULTURAL.

Justificativa

Escolhi esse tema porque é fundamental que as crianças tenham experiências significativas de respeito ao outro e reconheçam a importância da diversidade cultural de todos os povos.

Público alvo

Crianças de aproximadamente 3 anos, e equipe escolar.

Finalidade

Respeitar o outro, valorizar e conhecer as diferenças culturais existentes em nosso CEI e em nosso país, mudar nosso olhar no sentido de combater qualquer tipo de discriminação.

Objetivo geral

Ampliar nosso conhecimento a partir das nossas diferenças físicas e culturais, e potencializar o respeito a todos.

Objetivos específicos

Respeitar o outro, explorar seus traços culturais, ter uma convivência de amizade e respeito, reconhecer que a diversidade cultural traz inúmeras aprendizagens, trabalhar as diferentes etnias.

Tempo previsto

Quatro semanas.

Desenvolvimento ou metodologia:

Primeira semana:

  • Roda de conversa sobre nossas diferenças e sobre o respeito ao outro.
  • Apresentação da canção de Jair Oliveira: Normal É Ser Diferente.
  • Brincadeiras com bonecos de diversas etnias.
  • Leitura da obra: Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado.
  • Manuseio do livro: Sugestão de leitura com a família através de conversa e recadinho na agenda escolar.

Segunda semana

  • Roda de conversa sobre a temática e sobre a leitura.
  • Leitura da obra: Cada um Com Seu Jeito, Cada Jeito é de Um!, de Lucimar Rosa Dias.
  • Confecção do painel da representatividade de cada criança.
  • Representação de cada criança de acordo com sua vontade, com tinta guache, canetinha recorte de revista usada, tesoura, cola, feito pelos alunos com ajuda da professora.
  • Exposição do painel na sala de convivência de mãos dadas simbolizando a amizade.

Terceira semana

  • Roda de conversa sobre as atividades anteriores.
  • Atividade de reconhecimento de si: se olhando no espelho.
  • Leitura da obra: O Menino Marrom, de Ziraldo Alves Pinto, e manuseio do mesmo.
  • Sugestão de leitura com familiares através de conversa na saída e recadinho na agenda escolar.

Quarta semana

  • Roda de conversa sobre as propostas.
  • Escuta das crianças sobre o tema.
  • Compartilhar as experiências com a equipe escolar.
  • Fazer uma sondagem de qual atividade as crianças mais gostaram de fazer.

Avaliação

A Avaliação será realizada de acordo com a participação e o desenvolvimento dos alunos diante das atividades propostas.