Tarefa 6 – Curso EDH – Areta Alem Santinho
Função
Assistente de Diretor de Escola
DRE / Unidade Educacional
Pirituba / Jaraguá
Escola
EMEF Ministro Aníbal Freire
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
NOME: ARETA ALEM SANTINHO
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES EDH – DESAFIO DO CONTEXTO ESCOLAR
RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA
JUSTIFICATIVA
O contexto escolar é permeado por discursos que ressaltam a importância da família em seu ambiente. Muitos professores e funcionário apresentam como necessidade urgente a presença dos familiares dos alunos na escola para apoiar e contribuir no desenvolvimento educativo. Contudo, é comum que sua presença se dê apenas em momentos conturbados para reparar situações que parecem extrapolar a dinâmica cotidiana da escola. Também são convidados para participar de momentos como “reuniões de pais” – lugar em que a escola geralmente apresenta notas e rendimento dos alunos. Poucas são as situações de escuta atenta ou busca de percepções e pontos de vistas diversos às dos educadores. Quando responsáveis pelos alunos surgem querendo participar da vida escolar ou compreender melhor seu funcionamento é frequente ser recebido de modo ressabiado ou ter seu ponto de vista deslegitimado. Também observamos que há diferença de acolhimento e dinâmica de mediação de conflito mediante a avaliação e julgamento de pressupostos de organização da vida privada dessas famílias.
FINALIDADE
A proposta desse trabalho é refletir sobre o acolhimento e participação da comunidade na escola com o propósito de ampliar sua presença e integração, além de promover escuta atenta de seus anseios e necessidades.
PÚBLICO ALVO
Professores e quadro de apoio.
OBJETIVOS
- Compreender a diversidade das dinâmicas e organizações familiares;
- Refletir sobre acolhimento da comunidade na Unidade Escolar;
- Discutir formas de intervenção e mediação de conflitos;
- Melhorar as relações interpessoais no ambiente escolar;
- Estreitar a relação entre escola e famílias;
- Compreender que a escola pode compartilhar o cuidado das crianças e adolescentes com as famílias;
ATIVIDADES
1° Momento
Considerando que educar é sempre um ato coletivo, portanto não restrito aos professores, esse primeiro momento é de escuta atenta e ativa às angústias e inquietações apresentadas por todos que compõe o quadro de funcionários da escola.
2° e 3° Momentos
Apresentar o caderno de apoio “Respeitar é preciso! – Respeito na escola” e promover a leitura compartilhada do capítulo II “Uma escola respeitosa para todos”. Discutindo o papel da escola na sociedade contemporânea.
4° Momento
Relembrar as considerações apresentadas pelo grupo no 1° momento e propor que reflitam sobre a constituição de suas organizações familiares e de seus alunos. A ideia é nesse momento perceber o a diversidade das conformações familiares e o quanto todas elas são legítimas. Nesse momento podemos apresentar o caderno “Diversidade e Discriminação” do material Respeitar é Preciso!
5°Momento
Após as leituras e reflexões sugeridas nos momentos anteriores, propor que façam uma reflexão sobre como recebemos e o quanto incentivamos a presença das famílias na escola. Elencar maneiras diversas do habitual para que ampliemos essa relação de maneira mais proveitosa e saudável.
DURAÇÃO
A sequência de atividade acontecerá em reuniões pedagógicas e momentos de formação dos professores e quadro de apoio e deve durar dois meses.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada a partir do acompanhamento aproximado das discussões e das elaborações propostas por professores e equipe de apoio.