Tarefa 6 – Curso EDH – Angela Cristina Toth Marques

Data

4 de agosto de 2020

Cursista

Angela Cristina Toth Marques

Função

Prof. Educação Infantil e Ensino Fundamental 1

DRE / Unidade Educacional

Guaianases

Escola

Emei Dulce Salles Ferraz

Angela Cristina Toth Marques – [email protected]

IDENTIDADE E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA

É importante que a criança reconheça suas características e se sinta valorizada por elas, assim como compreenda a diversidade com que convive na escola, onde cada indivíduo é um ser único com suas características pessoais e sua personalidade. Entender que esse convívio é enriquecedor, considerando que todos aprendem com todos e todos ensinam a todos e que ninguém é igual a ninguém.

O intuito desse trabalho é contribuir para o desenvolvimento infantil, onde a criança se enxergue como um ser com direitos e deveres, capaz de conviver em sociedade e estabelecer relações de amizade e respeito.

As sugestões de atividades se destinam a crianças da educação infantil – de 04 a 06 anos. São atividades que devem fazer parte do Currículo e acontecer durante todo o ano letivo, elas devem e podem transitar pelos diferentes campos de conhecimento. Nesse trabalho também é muito importante o envolvimento de todos os seguimentos da comunidade escolar: professores, equipe de apoio, equipe gestora, familiares etc.

Como objetivos gerais temos: Promover a inclusão e a valorização das diferenças, compreendendo como essa diversidade é enriquecedora e que cada pessoa é um ser único com suas características físicas, de personalidade, de crenças, de costumes etc. e que não deve ser hostilizada ou diminuída por essas características; Promover o autoconhecimento e a autoestima das crianças.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES

  • Pesquisa – Com as crianças e com suas famílias, onde levantaremos informações pessoais, como por exemplo: nome e origem do mesmo, como gosta de ser chamado, idade, data de aniversário, altura, peso, coisas que gosto ou não gosto (o que me diverte, o que me aborrece, lugar que mais gosto, o que me deixa triste etc.) – após esse momento confeccionaremos um cartaz a ser fixado na sala.
  • Nossas marcas – Impressões das mãos, das digitais, dos pés, representação e comparação de altura, autorretrato etc. Essas informações serão fixadas na sala e identificadas para que cada criança se reconheça nela.
  • Trabalho com livros, músicas, vídeos – seguem alguns exemplos: Cada um com seu jeito – Turma da Mônica – https://www.youtube.com/watch?v=2DoiJxNBJnA; A diferença é o que nos une – Mundo Bita – https://www.youtube.com/watch?v=eLtzvypcurE; Cada um com seu jeito, cada jeito é de um! – Lucimar Rosa Dias – https://www.youtube.com/watch?v=cpAGEyaz424&t=10s; – Sinto o que sinto – Mundo Bita – https://www.youtube.com/watch?v=OEUXZ2uz1a4. Após esses momentos realizar rodas de conversa evidenciando a diversidade e as características individuais.
  • Pessoas em destaque – usar imagens de pessoas em destaque em nossa sociedade, onde seja contemplada as diferentes etnias gêneros, fazendo comentários sobre os fazeres dessas pessoas, mostrando assim que todos são capazes de fazer algo de bom para a sociedade e que por isso são importantes. Após esse momento propor uma roda de conversa com as crianças e a confecção de cartazes com as falas das mesmas.

A Avaliação ocorrerá de forma contínua e formativa, visando a reflexão do professor e se necessário mudança de estratégias para alcançar o objetivo desejado.