Tarefa 6 – Curso EDH – Andressa Silva de Lima Ferreira

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

Andressa Silva de Lima Ferreira

Função

Professora de educação infantil

DRE / Unidade Educacional

Penha

Escola

CEU CEI Quinta do Sol

TAREFA FINAL

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: DESAFIOS DO CONTEXTO ATUAL

Cursista: Andressa Silva de Lima Ferreira         RF: 8393575

 

TEMA

Relação escola-família

 

JUSTIFICATIVA

A relação escola e família, é algo bem delicado. Ambas deveriam caminhar unidas no cuidar, educar e desenvolver das crianças, mas infelizmente sabemos que nem sempre isso ocorre. Em muitas unidades essa é uma relação conflituosa, por vezes carregada de culpabilidade, na qual uma transfere a outra as responsabilidades e do que julgam ser erros no processo de interação, educação e socialização das crianças.

Durante os últimos meses, essa relação se intensificou mais, devido à pandemia e necessidade de isolamento social. Houve situações em que ela se fortaleceu, mas no geral, nunca se explicitou tanto o quão frágil é essa relação.

É preciso, mais do que nunca, que família e escola construam uma relação de parceria e colaboração, pois somente assim poderemos enfrentar as diferenças socias e garantir a todas as crianças uma educação democrática de qualidade com a formação de cidadãos pensantes, com autonomia, valores e princípios morais e éticos, cientes de seu lugar no mundo e que respeitem de fato o seu semelhante.

 

A QUEM SE DESTINA

À equipe escolar e as famílias e comunidade do entorno da unidade

 

OBJETIVOS

  • Repensar as responsabilidades, intencionalidades e ações da unidade educacional;
  • Acolher família e comunidade como pertencentes ativos do ambiente educativo;

 

DURAÇÃO

A sugestão é que dure o ano inteiro e que se renove as ações conforme a necessidade

 

ATIVIDADES

  1. Sensibilização da equipe escolar frente a importância do tema: estudo sobre a temática, utilizando as palestras disponibilizadas durante o curso, bem como a live, além de outros meios pertinentes ao tema. Discutindo e refletindo sobre qual o papel da unidade educacional na construção e fortalecimento da relação escola e família.

(Essa etapa pode ser planejada de acordo com a realidade de cada equipe e organizada de acordo com a rotina, durante as formações continuadas da equipe (PEA) ou nos dias de reunião pedagógica, de forma presencial ou utilizando plataformas digitais, sendo sua duração contínua)

  1. Acolhimento: com a equipe escolar, pensar em ações que possibilitem e facilitem a participação efetiva das famílias das crianças atendidas.

Algumas ações a se propor:

  • Sensibilização das famílias: Realizar reuniões de acolhida com as famílias, de preferência em pequenos grupos, por turma, por exemplo, possibilitando a participação efetiva de todos. Pensar e discutir sobre o tema, propondo uma troca de olhares e opiniões sobre o que a família espera da unidade e o que ela acredita que é o seu papel. Com base nisso, trilhar uma rede de combinados e intencionalidades do grupo escola-família.
  • Dia da família na escola: Propor um dia por mês ou bimestralmente, em que a haja a participação das famílias na rotina diária, principalmente das famílias de ingressantes, permitindo que acompanhem sua criança na unidade, conhecendo as particularidades da nossa prática pedagógica, a intencionalidade das ações e todo o estudo por trás de cada proposta.
  • Uso de rede sociais: Utilização de redes sociais, desde que autorizado por todas as famílias, na qual a escola ou turma, compartilhará com as famílias as ações pedagógicas realizadas pelas crianças, possibilitando às famílias que não podem estar fisicamente presentes na unidade, acesso ao que ocorre nela.
  • Reuniões mensais com as professoras: Organizar reuniões mensais, presencialmente ou usando plataformas digitais, para que as famílias possam se apropriar e colaborar com os projetos e ações pedagógicas que ocorrem na unidade. E em que a família tenha um espaço também para compartilhar suas dúvidas e angústias sobre qualquer aspecto referente à criança em casa.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação se dará pela observação das falas e ações da equipe escolar e das famílias atendidas, bem a participação destes.