Tarefa 6 – Curso EDH – Andreia De Lima biasi

Data

7 de julho de 2020

Cursista

Andreia De Lima biasi

Função

Professora Educacao infantil e fundamental I

DRE / Unidade Educacional

Campo Limpo

Escola

Emei Dinah Silveira de Queiroz

 

TEMA JOGOS E BRINCADEIRAS INTERATIVAS

Público alvo: Educação infantil

Duração:  Tempo Indeterminado

Justificativa: Baseada nos princípios de dignidade humana  bem  como o reconhecimento e a valorização das diversidades e a superação das diferenças dentro do próprio ambiente escolar, visto que através  da dimensão lúdica e a criatividade, ou seja,  por meio dos jogos e brincadeira é possível imaginar saídas para diferentes situações no exercício diário de compreensão das pessoas, conhecer suas especificidades, sua cultura costumes e  além  de estimular o pensamento, a criatividade e facilita o entendimento entre  eles. Brincando é possível criar um espaço imaginário e lidar com os afetos e desafios da vida de uma forma mais leve e flexível. Em outras palavras, as crianças aprendem enquanto vivem e convivem. Aprendem e percebem o mundo por inteiro: quando observam, ouvem e pensam, brincam, experimentam, descobrem, comparam e expressam, por meio de diferentes linguagens, aquilo que vão aprendendo e percebendo do mundo ao redor. Desenvolvemos diversas praticas lúdicas  na minha unidade  e compartilhamos experiências ricas e significativas que no decorrer percebemos o quanto é significativo no ambiente de ensino aprendizagem seja ele dentro ou fora da escola.

Brincar faz refletir sobre as próprias atitudes e as dos outros. Desde bem pequena a criança vai aprendendo a socializar com o mundo que a cerca, através das relações cotidianas, dos brinquedos, jogos e brincadeiras.

Com isso aprende a lidar com sentimentos que nem sempre são agradáveis, desenvolvendo aos poucos habilidades de como lidar com sentimentos negativos.

Através dos jogos e brincadeiras entra em contato com o mundo real, numa vertente imaginária, associando suas vivências aos problemas envolvidos durante os mesmos.

Objetivo Geral: Promover a reflexão sobre o ser humano, as relações humanas, os valores, tolerância, para aceitar as diferenças e respeitar o outro como ele é e não como quer que seja; humildade, esperando sua vez e aceitando suas derrotas e perdas; honestidade, confiança em si e nos outros; generosidade e solidariedade, através do respeito e do afeto das pessoas de seu convívio; cuidado, lidando com crianças mais novas ou com crianças especiais; respeito, através da valorização de suas atitudes, é importante que os jogos abram espaço para a experiência do trabalho em equipe, da cooperação, e também do respeito às regras combinadas no jogo, mesmo em situações de competição. É importante haver interação entre os jogadores de forma que possam conhecer melhor as questões que interessam a cada um. Ou seja, não se trata só de jogar um jogo para ganhar ou perder. Trata-se de criar uma ocasião para interagir, conversar, conhecer mais sobre a vida e o mundo que os cercam.

Objetivos específicos: Estimular interação, a criatividade; desenvolver valores do respeito mútuo, o cuidado de si e do outro; contemplar as singularidades de cada criança, Compreender a criança como sujeito histórico, social e cultural.

Conteúdos:

  • Autocuidado, cuidar de si, do outro e do ambiente;
  • Hábitos comportamentais e convivência;
  • Brincadeira conhecida por eles livre e dirigidas;
  • Brincadeiras tradicionais.
  • Jogos cooperativos e competitivos
  • Oficinas de teatro
  • Montar jogos coletivos, como lego e quebra-cabeça.
  • Jogo simbólico

Estratégias: Para o desenvolvimento das atividades serão utilizados espaços externos da escola e sala de referencia. Compartilhamentos de relatos de experiências das famílias sobre jogos e brincadeiras que eles conhecem, por meio de um portfólio viajante, cada semana uma criança irá levar para casa para trocar experiências com família, que irá que será construído pelas crianças para trabalhar a escuta da criança em roda de conversa e trocas de experiências.

Avaliação

Avaliação será feita por meio de registros, vídeos, fotos e observação, será continua e aberta a revisões feitas pelo professor e aluno.

 

 

Dança das cadeiras

Batata quente

Jogo simbólico

Brincadeira musical/ Pé com pé

Brincadeira Livre

Amarelinha

Passa Bola