Tarefa 6 – Curso EDH – Andreia Angelo dos Santos Ventura

Data

7 de agosto de 2020

Cursista

Andreia Angelo dos Santos Ventura

Função

Assistente de Diretor

DRE / Unidade Educacional

Itaquera

Escola

Vila Ramos

PROPOSTA DE TRABALHO COLETIVO PARA A UNIDADE EDUCACIONAL.

Uso das tecnologias de Informação no cotidiano

CEI VILA RAMOS –DRE IQ

Andréia Angelo dos Santos Ventura

As tecnologias digitais estão presentes no dia a dia e nos trazem muitas facilidades, da obtenção de serviços ao acesso à informação. Entretanto, em sala de aula, a situação é outra, principalmente na Educação Infantil (área onde atuo). Precisamos repensar nossas práticas de maneira  efetivamente incluir a escola na cultura digital e apoiar o desenvolvimento de alunos desta nova geração, assim como incluir todos os envolvidos nesta nova etapa.

O público alvo será toda a Equipe da U.E. partindo da premissa de “quem sabe um pouco mais” compartilhará com quem não tem tanta familiaridade e juntos aprenderemos. Associando, conhecimento, pensamento científico/crítico e criativo, comunicação, cultura digitalrepertório cultural e principalmente empatia.

Diante do atual cenário e pensando na universalização do acesso à internet entre professores e educadores, para a preparação das atividades pedagógicas  e contato com as famílias,  notei que esse cenário não necessariamente se estende a ações do cotidiano de alguns funcionários na nossa rotina de trabalho. O que de certa maneira causa distanciamento e exclusão, mesmo que involuntariamente.

Antes de iniciar o processo de planejamento, foi necessário mensurar algumas questões, sendo assim foi o momento de ir para o coletivo propondo as seguintes perguntas:

  • Quais recursos tecnológicos fazemos uso no cotidiano? (opções: whatsapp/facebook/google meet/ teams/outros) Com qual periodicidade? (sempre, ás vezes/nunca)
  • Qual equipamento tecnológico possui? (opções: notebook/ celular/computador/outros: quais?))
  • Se ainda não usam, por quê não o fazem? (estamos nesta fase)

 

Encaminhamentos futuros:

– Após a compilação dos dados coletados, nos reuniremos virtualmente para discutir os resultados encontrados, buscando alternativas para que as tecnologias digitais passem a integrar o currículo ou tenham sua presença fortalecida no suporte à aprendizagem; não como imposição- sentimento latente durante as conversas informais.

– Definido os pontos á serem superados, dividiremos a Equipe em subgrupos para interagirem de maneira mais efetiva. Nos subgrupos haverá um responsável para cada etapa: criar os ambientes para as trocas de experiências; gravar as reuniões; convidar o colega que não recebeu o link para acesso; trazer novas possibilidades (vídeos explicativos, cursos on line, webconferências, relacionados a tutoriais/ explicativos) e registrar o que for acordado.

– Haverá um momento em que todas essas informações serão repassadas em todos os subgrupos, com o intuito de fazer circular informações e consequentemente propor ideias para sanar as defasagens.

– A avaliação será durante o processo, onde poderemos mensurar o antes e o depois na efetivação das  propostas tanto pedagógicas quanto do cotidiano, com o auxílio da tecnologia.

Após um breve levantamento na pesquisa ainda em andamento, foi possível identificar algumas questões, entre elas as dificuldades técnicas e a  utilização do  celular como forma exclusiva para acesso à rede.

Sendo assim, esta proposta objetiva colaborar na conexão das tecnologias digitais às práticas escolares, integrando-as ao currículo, fortalecendo atividades, projetos e planos de aula. Ter a oportunidade de estudar sobre formas de criar conteúdos, recursos digitais e sobre meios de nos tornar também  protagonistas nesse processo.

Neste momento estou como Assistente de Diretor, o que de uma certa,  maneira viabiliza o acesso á algumas informações de nível técnico, entre elas, a possibilidade de propor no coletivo a adesão ao programa Educação Conectada em fase de implementação na PMSP/SME. Acredito ser uma oportunidade para estruturar a cultura digital na Educação Infantil.

Obs: ressalto que esta proposta não está finalizada e terá o período á longo prazo para ser desenvolvida, sabendo que os resultados não serão imediatos.