Tarefa 6 – Curso EDH – Andrea Struziato Mazuqueli

Data

6 de agosto de 2020

Cursista

Andrea Struziato Mazuqueli

Função

Professora de educação infantil e ensino fundamental

DRE / Unidade Educacional

Itaquera

Escola

EMEI Jardim Marília

Andrea Struziato Mazuqueli – [email protected]

TEMA: Por uma educação de várias cores – Diversidade étnico-raciais, por uma sociedade que não exclua. 

 

 JUSTIFICATIVA: 

 Racismo está no dicionário, “preconceito extremado contra indivíduos pertencentes a uma raça ou etnia diferentegeralmente considerada inferior”, justificando a superioridade de uma raça sobre a outra apenas pela melanina ou característica exterior do ser.  

racismo e discriminação consiste em comportamentos que visam menosprezar a humanidade do outro, o que algumas vezes acaba resultando em ódioprincipalmente em relação às pessoas de raça negras 

De acordo com a lei 10639 de 09/01/2003, o estudo das relações étnico-raciais é fundamental e obrigatório  no processo de ensino aprendizagem da educação básicaComeçar um trabalho com as criançastraz resultados positivos a curto e longo prazoonde cada criança possa se reconhecer no mundovalorizar e respeitar as diferenças raciais desde cedo.   

acesso à um ambiente que estimula o respeito à diversidade racial contribui para uma sociedade antirracista, por isso é importante o envolvimento de todos os funcionários da unidade educacional, pois a educação das relações étnico-raciais tem por objetivo produzir conhecimentosatitudesposturas e valores. 

 

PÚBLICO ALVO:  

Segmento de Ensino: Educação Infantil – 4 e 5 anos 

 

 FINALIDADE: 

Racismo não é normal! A criança negra deve saber que pode sempre contar aos familiares e professores  qualquer coisa que lhe causa desconforto 

Vivemos em uma sociedade racistadevemos nos reconstruir diariamente para romper com essa estruturaesteja aberto  para aprender e ensinar novas práticas 

Para Lopes (2005), a escola deve estar comprometida com projetos que visem mudança nas atitudes dos alunos em relação ao combate do racismoAssima escola irá“ promover o bem de todossem preconceitos de origemraça […] e quaisquer outras formas de discriminação.” (BRASIL, 1988, pg. 9). 

 

OBJETIVOS: 

Este projeto tem como objetivo principal, trabalhar as relações étnico-raciais na Educação Infantil, e despertar na criança que a diferença racial é um fator positivovalorizando a importância das raças, e suas contribuições para nossa sociedadealém da consciência que todos somos iguais e intensificando a construção da identidade delas,  permitirá que os alunos desenvolvam respeito entre as pessoasindependente de suas  características e origens 

Sendo assim, romper com as formas de preconceito racial no ambiente escolar.   

  “a diversidade de classesexoidaderaçaculturacrenças, etc., presentes na vida da escola e pensar (e repensar) o currículo e os conteúdos escolares a partir dessa realidade tão diversa. A construção de práticas democráticas e não preconceituosas implica o reconhecimento do direito à diferença, e isso inclui as diferenças raciais (GOMES, 2001, p. 87). 

✓ Pensamento científicocrítico e criativo 

✓ Resolução de problemas 

✓ Comunicação 

✓ Autoconhecimento e o autocuidado 

✓ Autonomia e a determinação 

✓ Abertura à diversidade 

✓ Responsabilidade e a participação 

✓ Empatia e a colaboração 

✓ Repertório cultural 

 

DURAÇÃO: Durante o ano letivo 

 

 METODOLOGIA/AÇÕES:  

 Atividade 1 

Conhecendo a si mesmo e seus antepassados . 

Pesquisa a partir de fotosvídeos e relatos entre a família e a criança. 

Após a pesquisa cada criança desenhará sua árvore genealógica  com o auxílio da família 

Nroda de conversas, cada criança irá expor sua árvore  e colocará a árvore em um painel. 

Atividade 2 

Leitura da históriaPrincesas africanas  

Autor: Jason Prado 

Disponível emfile:///C:/Users/andre/Downloads/1_4953961948044591398.pdf 

Criar uma roda de contação de história onde será feita a leitura da obra pela professora em voz alta e clara. 

Após a leitura haverá uma breve discussão sobre o assunto.  

Atividade 3 

Assistir ao vídeo abaixo mencionado com os alunos. 

Racismo e Preconceito Não! 

Disponível em: DVD – Super ECA 

https://youtu.be/v7kaB4ARxP4  

Iremos trabalhar em roda de conversa sobre as Leis que existem e que nos protege contra o racismo e preconceitoposteriormente iremos fazer pesquisas na internet e compartilhar por meio de cartazes confeccionados pelas crianças em pequenos grupos pela escola. 

Atividade 4 

Assistir ao vídeo abaixo mencionado com os alunos. 

desenho animado que ensina crianças ao redor do mundo a respeito da África 

Disponível emhttps://youtu.be/ZXE2mkAq_FQ 

Após o término do vídeorealizar uma roda de conversa sobre os principais pontos do vídeo. 

registro será coletivo em pequenos grupos com desenhos e pinturas. 

 Atividade 5 

Assistir ao vídeo abaixo mencionado com os alunos. 

Preconceito não é legal! 

Disponível emhttps://youtu.be/7zuCDG6fA2s 

Após o vídeoroda de conversas para combater a discriminação no ambiente escolar. 

 Atividade 6 

Caixa de livros. 

Serão selecionados pelos alunos livros que abordam o tema (Preconceito e discriminação) que serão armazenados em caixas. 

As caixas serão volantes para que haja a troca de livros entre os alunos e turmas. 

Atividade 7 

Será realizada uma exposição feita durante o ano para que a comunidade em geral possa conhecer nosso trabalho e se apropriar de novos experiências 

 

AVALIAÇÃO: 

Uma forma de avaliar é através da observação do desenvolvimento da 

aprendizagem das crianças tendo como cuidado o registro diário de suas falas, 

ações e atitudes de conscientização deste aprendizado, no sentido de que 

compreender que todosindependentemente de suas origensgêneroclasse, 

tipo de corpocabelo ou condição social devem ser respeitados e têm direitos e 

deveres em qualquer lugar do território em que estiverem. 

 

 

 Sugestões  para trabalhar com Projeto Anual: 

  

1- Livro: Meninas Negras I Livro de Madu Costa por Mah Santana 

Disponível emhttps://www.youtube.com/watch?v=-P1Y0-2cdlY 

 2- LivroNinguém é igual a ninguém – Legendado 

Disponível emhttps://www.youtube.com/watch?v=JCiat8biDFM 

 3- Livro infantil “Sou linda assim” da Livraria Dummar combate o racismo 

Disponível emhttps://www.youtube.com/watch?v=Hkz1U7jLdxQ 

 4- Lendo com Sara e Sua TurmaOs cabelos de Sara 

Disponível emhttps://www.youtube.com/watch?v=oxW2LK-K-5o 

  5- Leituras Compartilhadas – Princesas Africanas 

Disponível emfile:///C:/Users/andre/Downloads/1_4953961948044591398%20(1).pdf 

 6- Minha mãe é negra sim! 

 Autora: Patricia Santana 

Disponível emfile:///C:/Users/andre/Downloads/Minha%20mãe%20é%20negra%20sim!.pdf 

 

Sugestões de músicas para trabalhar com Projeto Anual: 

  

1- BLACK BLACK– MÚSICA INFANTIL DE RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E DIVERSIDADE – DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA 

Disponível emhttps://www.youtube.com/watch?v=O9tp2lmWC-M 

 2- Todo mundo é DIFERENTE! | Freely – Aprender é Mágico 

Disponível emhttps://www.youtube.com/watch?v=kwU8TwARtIA&feature=youtu.be 

 3- Somos diferentes e isso está bem | Músicas e Canções para Crianças | Pipalupa 

Disponível emhttps://www.youtube.com/watch?v=mfuzKlZJkc0 

  

  

Sugestões de brincadeiras para trabalhar com Projeto Anual: 

  

1- GARRAFINHA 

 brincadeira angolana é realizada por dois grupos de três a oito pessoas cada um. No centro do espaço para o jogo (pode ser uma quadra, ou qualquer outro espaço livre), uma equipe enche e esvazia garrafinhas com areiaEnquanto issoa outra equipe arremessa uma bolinhatentando atingir as pessoas do centro. A dinâmica lembra o jogo de queimada. Quando acertam alguém, as equipes trocam de lugar. O objetivo não é ganhar ou perder, e sim, se divertir. 

2- LABIRINTO 

 Vinda de Moçambiquepode ser brincada na quadra ou no pátio da escola. Com um gizdesenha-se um labirinto no chão e as crianças devem começar na extremidade externa do desenho (elas podem ficar em  ou usar uma pedra para representar cada jogador). Para avançar pelo caminhoos jogadores tiram par ou ímpar e o vencedor de cada rodada avança para a posição seguinteIsso se repete várias vezes e quem chegar ao final primeiroganha a partida. 

3- MATACUZANA 

 Crédito: Minna Miná 

desafio, que deu origem a jogos como “três-marias“, exige pedrinhas e um buraco no chão. Caso não esteja em um lugar com terra, recorte um círculo de papel para delimitar o campo. O objetivo é jogar as pedrinhas para cimatirar uma ou mais do buraco e pegar de volta a sua antes que ela caia no chãoQuem errar passa a vez. Vence quem tirar mais pedras do buraco. 

4- MANCALA 

 jogofamoso em muitos países africanospode ser jogado entre dois jogadores por vez. São necessários 36 sementes (ou qualquer outro grão) e um tabuleiro com duas cavidades maioresos oásis (que servem de reservatório), e 12 ou mais cavas menores. O objetivo é distribuir as sementes uma a uma até que vença quem terminar com o maior número delas no oásis. Pode parecer simples, mas  quem compare o jogo a uma partida de xadrez (veja aqui as regras da partida e baixe o tabuleiro para jogar com sua turma). 

 

Material disponível emhttps://box.novaescola.org.br/etapa/2/educacao-fundamental-1/caixa/8/leve-as-brincadeiras-africanas-para-sua-sala/conteudo/18551 

Acesso: 05 de agosto 2020 

 

Trabalho curso Educação em Direitos Humanos – Desafio do Contexto Atual 

ProfessoraAndrea Struziato Mazuqueli 

EMEI Jardim Marilia 

DRE – Itaquera  

2020