Tarefa 6 – Curso EDH – Andrea Rodrigues Meirelles da Silva
Função
Prof. Ed. Inf. e Ens. Fund I
DRE / Unidade Educacional
Penha
Escola
Emef Assad Abdala
Minha tarefa consiste em um relato de um projeto que realizei em 2018 com alunos e alunas do 5º ano da EMEF Assad Abdala, localizada na Zona Leste de São Paulo, Unidade Educacional da qual sou professora de Ensino Fundamental I.
Nosso projeto surgiu da necessidade de um debate e intervenção que tratasse do racismo estrutural presente na sociedade pois estávamos enfrentando problemas de ofensas à uma aluna por conta de sua cor de pele e de seu cabelo.
Começamos essa discussão e intervenção com as dinâmicas de Assembléias Escolares, presente em nossa unidade como uma atividade permanente, cujas ações que causam conflitos são expostos e discutidos pelos alunos e alunas, sem identificação dos envolvidos e o grupo chega a possíveis intervenções para solucionarmos os problemas apresentados.
Visto a necessidade de discutirmos o racismo, propus aos alunos e alunas algumas leituras referentes ao tema para que pudéssemos discutir o assunto com embasamento e repertório.
Esses livros foram disponibilizados em sistema de empréstimo e também fazíamos a leitura em grupo em sala de aula 2 vezes por semana.
Esse processo durou cerca de um mês e iniciamos as Assembléias Escolares, assim como havíamos planejado.
Quando começamos as discussões, vieram outras inquietações à tona que nos direcionaram à outros temas dos quais precisavam ser discutidos como preconceito migratório, discriminação por gênero, machismo, discriminação por classe social.
Então trouxe textos da Coleção Respeitar é Preciso cujos cadernos estavam disponíveis na Sala de Leitura da escola e fizemos rodas de leitura e conversas.
Alguns assuntos e temas foram bem debatidos, mas sentia que era tratado de forma fria e teórica. Não houve um envolvimento sentimental e verdadeiro do grupo. Por fim, as discussões foram esfriando e não houve uma progressão e as “brincadeiras” continuavam com a mesma intensidade.
Foi então que uma aluna sugeriu que trabalhássemos uma música da MC Sophia, chamada Menina Pretinha, que abordava o empoderamento das meninas negras e assim poderíamos mostrar a nossa colega sua importância como menina negra e fazer com que ela reagisse ao racismo que vinha sofrendo.
Disse que ia ouvir a música e pensar como poderímaos trabalhar em sala de aula.
Fui ouvir a música e pesquisar o repertório da MC Sophia e vi que ela tinha outras músicas que trabalhavam o empoderamento das meninas negras.
E então comecei a pensar como poderíamos trabalhar essas músicas, trazendo essa temática para os alunos e alunas de uma forma que eles trouxessem à tona o que estava acontecendo e trouxessem também suas experiências pessoais a cerca do racismo presente na nossa sociedade.
Comecei então a pesquisar alguns livros e textos sobre o assunto, entre eles:
Amora – Emicida
Diversidade e Discriminação – Coleção Respeitar é Preciso
Respeito e Humilhação – Coleção Respeitar é Preciso
Mediação de Conflitos – Coleção Respeitar é Preciso
O mundo no Black Power de Tayó – Kiusam de Oliveira
Princesas Negras – Ariane Celestino e Edileuza Penha
E então, através da experiência do livro Amora do rapper Emicida, em que ele transformou uma de suas músicas nesse livro para homenagear a sua filha, pensei em criar um projeto onde os alunos e alunas transformariam as músicas da MC Sophia em livros de histórias.
Apresentei a proposta à eles e de pronto eles adoraram a ideia de serem escritores e enfrentar o desafio de transformar uma música em um livro. E assim fizemos.
A seguir apresento o processo de criação e realização do projeto.
PROJETO: Ouvindo música eu faço História.
TEMAS
- Empoderamento das meninas negras
- Racismo
- Migração
- Trabalho Infantil
- Gênero e Sexualidade
- Machismo
(ESSES TEMAS SURGIRAM QUANDO FIZEMOS A LEITURA DE ALGUNS TEXTOS DO CADERNO RESPEITO E HUMILHAÇÃO, DIVERSIDADE E DISCRIMINAÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS, DA COLEÇÃO RESPEITAR É PRECISO, PARA REPERTORIAR NOSSAS ASSEMBLÉIAS ESCOLARES E DISCUTIRMOS OS DESENTENDIMENTOS E ACÕES QUE VINHAM ACONTECENDO E PODERMOS PROPOR SOLUÇÕES PARA ESSES PROBLEMAS).
JUSTIFICATIVA
Esse projeto foi constituído perante a necessidade de se debater temas pertinentes ao dia a dia dos alunos e alunas que vinham causando desentendimentos e constrangimentos.
Esses temas permeavam situações de racismo, humilhação, desigualdade social, discriminação e machismo.
Através do interesse de uma aluna por uma música da MC Sophia, intitulada Menina Pretinha, vimos a possibilidade de trabalharmos os temas propostos a partir de um recurso de interesse dos alunos.
Ao pesquisarmos textos e livros que falavam sobre o assunto nos deparamos com o livro Amora do rapper Emicida, que foi escrito através de uma música dele em homenagem a sua filha.
Então, surgiu o Projeto: Ouvindo Música eu faço História, que transformou 5 músicas com temáticas sobre Racismo, Trabalho Infantil, Empoderamento Feminino, Discriminação de Gênero e Migração, em livros de histórias que trouxeram os medos e conflitos reais que os alunos e alunas vivenciam na escola e na sociedade.
PÚBLICO-ALVO: Alunos e alunas do 5º ano (10 a 12 anos)
FINALIDADE:
Minha intenção com esse trabalho é de promover discussões que desconstruam o racismo estrutural, o machismo, a discriminação por gênero, a desigualdade social enraizada em nossa sociedade que sustentam as relações de poder.
Nossos adolescentes constroem sua identidade pautadas nessas estruturas sociais carregadas de preconceito e discriminação. Precisamos promover ações na escola que desconstruam essas estruturas e façam com que nossos adolescentes protagonizem ações de respeito e reconhecimento social.
OBJETIVOS:
Temos como objetivo trazer as experiências dos alunos e alunas acerca dos temas propostos e fazê-los refletir sobre essas discussões.
Pretendemos descontruir as relações de dominação existentes na sociedade acerca do racismo, machismo, discriminação e preconceito, fazendo com que nossos alunos e alunas construam sua identidade de sujeito de direitos pautadas em ações que protagonizem a igualdade e respeito ao próximo.
Nosso maior objetivo é tornar a escola um espaço de respeito às diferenças e valorização do protagonismo juvenil, fazendo com que nossos alunos e alunas produzam conhecimento que os levem à construção de uma sociedade mais justa e humana.
DURAÇÃO: 2 meses
DESENVOLVIMENTO:
ETAPA 1: Roda de Leitura e Conversa
DURAÇÃO: 3 AULAS
Faremos a leitura dos textos da coleção Respeitar é Preciso e discutiremos os temas pertinentes ao nosso projeto.
TEXTO 1:
CONFLITO, VIOLÊNCIAS E ESCOLA(PÁGINA 23)
CADERNO MEDIAÇÃO DE CONFLITOS – COLEÇÃO RESPEITAR É PRECISO
TEXTO 2:
HUMILHAÇÃO E AUTORITARISMO, HUMILHAÇÃO E AÇÕES EDUCATIVAS (PÁGINA 14)
CADERNO RESPEITO E HUMILHAÇÃO – COLEÇÃO RESPEITAR É PRECISO
TEXTO 3:
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E DISCRIMINAÇÃO NA ESCOLA (PÁGINA 16)
CADERNO DIVERSIDADE E DISCRIMINAÇÃO – COLEÇÃO RESPEITAR É PRECISO
ETAPA 2:
DURAÇÃO: 2 aulas
Escolha das músicas que farão parte do nosso projeto.
Divisão dos grupos e escolha de cada tema.
TEMA: EMPODERAMENTO DAS MENINAS NEGRAS
Menina Pretinha – MC Soffia
Menina pretinha
Exótica não é linda
Você não é bonitinha
Você é uma rainha
Menina pretinha
Exótica não é linda
Você não é bonitinha
Você é uma rainha
Devolva minhas bonecas
Quero brincar com elas
Minhas bonecas pretas
O que fizeram com elas?
Vou me divertir enquanto sou pequena
Barbie é legal, mas eu prefiro a Makena africana
Como história de griô, sou negra
E tenho orgulho da minha cor
Africana
Como história de griô
Sou negra
E tenho orgulho da minha cor
Menina pretinha
Exótica não é linda
Você não é bonitinha
Você é uma rainha
O meu cabelo é chapado, sem precisar de chapinha
Canto rap por amor, essa é minha linha
Sou criança, sou negra, também sou resistência
Racismo aqui não, se não gostou, paciência
Cabelo é chapado, sem precisar de chapinha
Canto rap por amor,…
TEMA: IGUALDADE DE GÊNERO
Brincadeira de Menina – MC Soffia
Dizem que menina não empina pipa no sol
Quem criou a regra que ela não joga futebol?
Que negócio é esse, brincadeira de menina?
As minas fazem tudo, até mandar umas rimas
De menino, de menina… ah, vamos brincar!
Somos crianças, temos que aproveitar
Bom, bom, bom, bom, bom
Ser criança é muito bom pra guardar no coração
Bom, bom, bom, bom, bom
Ser criança é muito bom pra guardar no coração
Bom, bom, bom, bom, bom
Ser criança é muito bom pra guardar no coração
Bom, bom, bom, bom, bom
Ser criança é muito bom
Esconde-esconde, peteca, bolinha de gude e pega-pega
Menino e menina podem brincar de boneca
Hey, hey, hey, ho, ho, ho
Olha lá, a menininha fazendo um monte de gol
Quanta brincadeira, quem diria, sem preocupação
O negócio é alegria e diversão
Vamos aproveitar esse lindo momento
Depois que você cresce, não volta mais o tempo, é
Ser criança é muito bom!
Bom, bom, bom, bom, bom
Ser criança é muito bom pra guardar no coração
Bom, bom, bom, bom, bom
Ser criança é muito bom pra guardar no coração
Bom, bom, bom, bom, bom
Ser criança é muito bom pra guardar no coração
Bom, bom, bom, bom, bom
Ser criança é muito bom
TEMA: MIGRAÇÃO
Aos Olhos de Uma Criança (O Menino e o Mundo) – Emicida
Menino, mundo, mundo, menino
Menino, mundo, mundo, menino
Menino, mundo, mundo, menino
Menino, mundo, mundo, menino
Selva de pedra, menino microscópico
O peito gela onde o bem é utópico
É o novo tópico, meu bem
A vida nos trópicos
Não tá fácil pra ninguém
É o mundo nas costas e a dor nas custas
Trilhas opostas, la plata ofusca
Fumaça, buzinas e a busca
Faíscas na fogueira bem de rua, chamusca
Sono tipo slow blow, onde vou, vou
Leio vou, vô, e até esqueço quem sou, sou
Calçada, barracos e o bonde
A voz ecoa sós mas ninguém responde
Miséria soa como pilhéria
Pra quem tem a barriga cheia, piada séria
Fadiga pra nóis, pra eles férias
Morre a esperança
E tudo isso aos olhos de uma criança
Gente, carro, vento, arma, roupa, poste
Aos olhos de uma criança
Quente, barro, tempo, carma, roupa, nóis
Aos olhos de uma criança
Mente, sarro, alento, calma, moça, sorte
Aos olhos de uma criança
Sente o pigarro, atento, alma, louça, morte
Aos olhos de uma criança
Airgela adiv aigrene açrof
Roma zap edadrebil zov edatnov
É café, algodão, é teto, vendo o chão é certo
É direção afeta, é solidão, é nada (é nada)
É certo, é coração, é causa, é danação, é sonho, é ilusão
É mão na contra mão, é mancada
É jeito, é o caminho, é nóis, é eu sozinho
É feito, é desalinho, perfeito carinho, é cilada
É fome, é fé, é os home, é medo
É fúria, é ser da noite, é segredo, é choro de boca calada
Saudades de pá, pai, quanto tempo faz, a esmo
Não é que esse mundo é grande mesmo
A melodia dela, no coração, tema
Não perdi seu retrato
Tipo Adoniran em Iracema
São lágrimas no escuro e solidão
Quando o vazio é mais do que devia ser
Lembro da minha mão na sua mão
E os olhos enchem de água sem querer
Aos olhos de uma criança
Gente, carro, vento, arma, roupa, poste
Aos olhos de uma criança
Quente, barro, tempo, carma, roupa, nóis
Aos olhos de uma criança
Mente, sarro, alento, calma, moça, sorte
Aos olhos de uma criança
Sente o pigarro, atento, alma, louça, morte
Aos olhos de uma criança
Airgela adiv aigrene açrof
Roma zap edadrebil zov edatnov
Menino, mundo, mundo, menino
Menino, mundo, mundo, menino
Menino, mundo, mundo, menino
Menino, mundo, mundo, menino
TEMA: TRABALHO INFANTIL
Miséria S.A. – O Rappa
Senhoras e senhores estamos aqui
Pedindo uma ajuda por necessidade
Pois tenho irmão doente em casa
Qualquer trocadinho é bem recebido
Vou agradecendo antes de mais nada
Aqueles que não puderem contribuir
Deixamos também o nosso muito obrigado
Pela boa vontade e atenção dispensada
Vou agradecendo antes de mais nada
Bom dia passageiros
É o que lhes deseja
A miséria S.A
Que acabou de chegar
Bom dia passageiros
É o que lhes deseja
A miséria S.A
Que acabou de falar
Lhes deseja , lhes deseja
Lhes deseja , lhes deseja
TEMA: Machismo e Representatividade
Minha Rapunzel tem Dread – Mc Soffia
Num conto de fadas a Rapunzel joga suas tranças
Na minha história, ela tem dread e é africana
Agora vou contar o meu conto para vocês
Como todas as histórias começa com era uma vez
Era uma vez uma princesa Rastafari que nasceu no reino de Sabá
Na minha história quem disse que a bruxa é má?
Meninas unidas pode tudo mudar
Aqui inimiga não vai rolar
Ah, é, não vai rolar
Aqui inimiga não vai rolar
Hum, hum, não vai rolar
Aqui inimiga não vai rolar
Hum, hum, não vai rolar
Aqui inimiga não vai rolar
Ahn, ahn, não vai rolar
Na minha história a Rapunzel tem dread
Ela é negra e é Rastafari
Não precisa de um príncipe pra se salvar
Ela é empoderada e pode tudo conquistar
O seu cabelo dread tinha força e poder
Sua beleza africana não tinha o que dizer
Essa história eu inventei porque não vi princesa assim
Só me mostraram uma, ai isso não dá pra mim
Princesa Etiópia, esse nome eu batizei
País que desfruta tudo que eu pesquisei
Estou muito feliz de ver a história acontecer
Crie uma princesa que pareca com você
Cri-Cri-Crie uma princesa que pareça com você
Crie uma princesa que pareça com você
Cri-Cri-Crie uma princesa que pareça com você
Crie uma princesa que pareça com você
Crie uma princesa que pareça com você
Crie uma princesa que pareça com você
Cri-Cri-Crie uma princesa que pareça com você
Crie uma princesa que pareça com você
Aqui inimiga não vai rolar
Ah, ah, não vai rolar
Aqui inimiga não vai rolar
Hum, hum, não vai rolar
Aqui inimiga não vai rolar
Não, hum, não vai rolar
Aqui inimiga não vai rolar
Hum, hum, não vai rolar
Na minha história a Rapunzel tem dread
Ela é negra e é Rastafari
Não precisa de um príncipe para se salvar
Ela é empoderada e pode o mundo conquistar
O seu cabelo dread tinha força e poder
Sua beleza africana não tinha o que dizer
Essa história eu inventei porque não vi princesa assim
Só me mostraram uma, ai isso não dá pra mim
Princesa Etiópia, esse nome eu batizei
País que desfruta tudo o que eu pesquisei
Estou muito feliz de ver a história acontecer
Crie uma princesa que pareça com você
Cri-Cri-Crie uma princesa que pareça com você
Crie uma princesa que pareça com você
Cri-Cri-Crie uma princesa que pareça com você
Crie uma princesa que pareça com você
( A DIVISÃO DOS GRUPOS E ESCOLHA DAS MÚSICAS GEROU MUITAS DISCUSSÕES. PRECISEI INTERVIR PARA QUE FOSSEM FEITOS GRUPOS COM ALUNOS E ALUNAS COM DIVERGÊNCIA DE OPINIÕES, EXATAMENTE PARA GERAR DISCUSSÕES QUE POSSIBILITASSEM DESCONSTRUIR AS ESTRUTURAS DE PENSAMENTO JÁ ENRAIZADAS E CONTRUIR INTERVENÇÕS PARA A SOLUÇÃO DOS CONFLITOS).
ETAPA 3:
DURAÇÃO: 10 AULAS
Os grupos se reunirão e discutirão o tema proposto pela música. Através das discussões, pensarão em uma história que possa narrar e ilustrar o conflito existente e a intervenção que o grupo fará para que esse conflito seja resolvido.
( ACOMPANHEI AS DIVERSAS DISCUSSÕES QUE FORAM FEITAS PELO GRUPO E PERCEBI QUE ELES TRAZIAM HISTÓRIAS DE TERCEIROS E DIFICILMENTE FALAVAM DE SUAS EXPERIÊNCIAS. ORGANIZEI UMA RODA DE CONVERSA E PEDI QUE ELES RESGATASSEM HISTÓRIAS QUE ACONTECERAM COM ELES REFERENTE À RACISMO, PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO, ETC. ESSA EXPERIÊNCIA FOI PRODUTIVA DEMAIS POIS OS ALUNOS E ALUNAS FALARAM SOBRE SITUAÇÕES INCÔMODAS QUE PASSARAM E QUE ACHAVAM SER NORMAL, SE CHATIAVAM OU RETRUCAVAM COM VIOLÊNCIA, MAS ACEITAVAM. AO DISCUTIRMOS ESSES ACONTECIMENTOS PUDEMOS PERCEBER QUE ESSE “NORMALISMO” NÃO PODE SER ACEITÁVEL, QUE PRECISAMOS SER RESPEITADOS COMO SUJEITOS E RESPEITADOS EM NOSSAS DIFERENÇAS)
ETAPA 4:
DURAÇÃO: 5 AULAS
Início da escrita das histórias
Escolha e caracterização dos personagens
Digitação das histórias
ETAPA 5:
DURAÇÃO: 5 AULAS
Organização das páginas do livro
Ilustração das histórias
ETAPA 6:
DURAÇÃO: 5 AULAS
Confecção dos livros
(AS IMAGENS DAS PRODUÇÕES DAS ETAPAS 4, 5 e 6 ESTÃO ANEXADAS AO FINAL)
AVALIAÇÃO:
A avaliação desse projeto aconteceu no decorrer do processo.
Através do acompanhamento das discussões que surgirem na construção das histórias, proporei intervenções que levem os alunos a pensar na desconstrução do “normalismo” do racismo, discriminação, preconceito e desrespeito.
Observarei o comportamento dos alunos e alunas nas discussões que forem surgindo e o protagonismo deles na construção dos personagens, caracterização e construção do enredo das histórias.
PRODUTO FINAL:
Livro baseado em letra de música.
Dia de Leitura para a família ( os alunos e alunas prepararam a leitura de suas produçóes e convidaram amigos e familikares para vir ouví-los)
(AS FOTOS DO DIA DA LEITURA SEGUEM ANEXAS)
CONSIDERAÇÕES PÓS PROJETO
Esse projeto ocorreu no último bimestre letivo.
Ele precisaria de uma continuação para que pudéssemos discutir as construções finais dos alunos.
Percebemnos em suas produções a a sociedade racista, excludente e preconceito que estamos inseridos.
Os personagens que sofrem bullying, humilhações, preconceito, discriminação, são quase na totalidade, jovens e adolescentes negros, pobres e moradores da comunidade. Os que aparecem como os “heróis” nas narrativas, aqueles que prestam ajuda, são brancos.
Pudemos perceber também que os desfechos das histórias, em sua maioria, são regados de esperança e luta por um mundo mais justo e solidário.
Portanto, a continuidade desse projeto seria de grande valia, mas infelizmente não aconteceu devido ao término do ano letivo.
EU NÃO CONSEGUI ENVIAR AS FOTOS DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO POIS SALVEI EM FORMATO PDF E AQUI NÃO HÁ COMO ENVIAR ESSE TIPO DE ARQUIVO.
FICA UMA DICA PARA O ENVIO DAS PRÓXIMAS TAREFAS, CRIAR UM ESPAÇO PARA ENVIAR ARQUIVOS EM PDF.