Tarefa 6 – Curso EDH – Andréa de Novais Vicente
Função
Prof Ed. Inf. Ens. Fundo. I
DRE / Unidade Educacional
Penha
Escola
EMEF Jackson de Figueiredo
TEMA: Raças e Relações Étnico-Raciais
JUSTIFICATIVA: Tendo em vista o curso realizado do sobre Educação em Direitos Humanos: Desafios do Contexto Atual e levando em consideração a necessidade da compreensão do conceito de branquitude e suas implicações para a ressignificação do currículo escolar, descolonizando o olhar tendo como meta a representatividade de todos os grupos raciais em nossa escola.
PÚBLICO ALVO: Gestores, Professores e demais funcionários escolares.
FINALIDADE: Esta sequencia de atividades visa realizarmos uma reflexão quanto ao conceito de branquitude e seu significado, estágios da branquitude frente ao racismo, ressignificação e restruturação do currículo e do PPP da Unidade.
OBJETIVO: Construir relações raciais mais saudáveis e igualitárias em nossa unidade escolar através da restruturação do currículo e Projeto Politico Pedagógico escolar.
DURAÇÃO: Dois anos
ATIVIDADES: Durante o horário coletivo desenvolver leituras pertinentes ao tema, assistir filmes e depoimentos referentes a discriminação e racismo, promovendo diálogos e reflexões que venham corroborar com a reestruturação de temáticas e atividades a serem incluídas e/ou reformuladas em nosso currículo escolar e em nosso PPP.
AVALIAÇÃO: Inclusão de temas e conteúdos referentes a representatividade de diferentes grupos raciais em nosso currículo escolar e em nosso PPP, propiciando a construção de relações raciais mais saudáveis e igualitárias em nossa escola.