Tarefa 6 – Curso EDH – Ana Paula Ferras Leoni
Função
Diretor de Escola
DRE / Unidade Educacional
Jaçanã / Tremembé
Escola
Emef Frei Antonio Santanna Galvao
Aluna: Ana Paula Ferrás Leoni
Email: [email protected]
Sequencia Didática: Escrevendo a minha história de vida, conhecendo outras histórias de vida.
O tema proposto – Estudar a biografia de personalidades que lutaram pela paz e pelo respeito ao outro.
Justificativa – A importância das crianças conhecerem a história de pessoas que fizeram a diferença para a humanidade e suas relações.
A quem o trabalho se destina – Estudantes do Ensino Fundamental I ( 4os ou 5os anos).
Finalidade – Levá-los a conhecer a histórias de pessoas que fizeram a diferença para a humanidade e refletir sobre possibilidades de transformação da realidade deles próprios, usando os exemplos vivenciados por essas pessoas; Buscar inspiração em bons modelos; Ler e Escrever gêneros textuais diferentes, entre eles: biografia e contos.
Objetivos – Ler e escrever sobre a biografia de personalidades que lutaram pela paz e pelo respeito ao outro; Ler contos sobre a vida e o legado dessas pessoas; Pesquisar sobre uma personalidade inspiradora; Levá-los a refletir sobre o trabalho realizado por essas pessoas na busca por um mundo melhor, com justiça e equidade;
Resultados esperados – Trazer o feitos dessas pessoas para a realidade das crianças; Levantar possibilidades de atitudes e ações que as crianças possam promover na própria comunidade.
Duração – 2 meses duas vezes na semana;
As atividades que comporão a sequência – Elas podem ser realizadas em um ou mais aulas de acordo com o percurso das crianças.
1ª atividade: Leitura em grupos das biografias de Mahatma Gandhi; Martin Luther King; Madre Tereza de Calcutá e Marielli Franco.
2ª atividade: Reflexão no grupo sobre a biografia lida; Destacar partes importantes com marca-texto ou fazer anotações; Escolher um membro pra falar sobre o texto lido usando as anotações ou informações destacadas num grupo maior, contando com a intervenção do professor, fazendo boas perguntas ao grupo.
3ª atividade: Roda de Conversa e compartilhar das histórias de vida lidas entre os grupos; Reflexão no coletivo sobre semelhanças, diferenças, questões defendidas por eles, realizada com a mediação do professor.
4ª atividade: Pesquisa nos grupos da primeira atividade na sala de informática sobre outras personalidades que lutaram e defenderam questões consideradas importantes por eles e/ou levantas na discussão anterior.
5ª atividade: Leitura de um livro “Gandhi, o herói da Paz” pelo professor e uma conversa sobre o gênero textual lido (Conto), fazendo-os refletir sobre diferenças e semelhanças com o texto biográfico.
6ª atividade: Nos mesmos grupos da primeira atividade fazer uma pesquisa mais aprofundada em casa sobre as personalidades pesquisadas e trazer informações mais importantes de acordo com o que o grupo julgar pertinente;
7ª atividades: Construção de um Mural coletivo com os nomes das personalidades estudadas e informações que eles julgarem relevantes sobre as mesmas;
8ª atividade: Roda de Conversa fazendo uma aproximação das realidades vivenciadas por essas personalidades e questões defendidas por eles e a realidade da comunidade, das crianças e do mundo hoje, com a mediação do professor;
9ª atividade: Escrita de um texto em duplas (biografia ou conto) como se eles fossem uma personalidade que defendessem um grupo ou uma questão da sua realidade e em sua comunidade;
10ª atividade: Revisão do texto e reescrita;
11ª atividade: Cópias diversas dos textos para uma leitura coletiva, cada um escolhe o texto que quiser ler;
12ª atividade: Roda de Conversa sobre as impressões dos textos lidos; Levantamento de ideias que podem de fato ser implementadas na comunidade e podem mudar a vida do coletivo;
13ª atividade: Avaliação por escrito, individual do que você aprendeu e impressões que teve do trabalho.
Avaliação – Ao longo de todo o percurso, através das anotações sobre as discussões; a partir dos textos escritos e pesquisas realizadas; contando com a avaliação individual do que foi aprendido, feita pelas próprias crianças.