Tarefa 6 – Curso EDH – ANA PAULA BRITO SANTOS

Data

5 de agosto de 2020

Cursista

ANA PAULA BRITO SANTOS

Função

Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental 1

DRE / Unidade Educacional

São Miguel Paulista

Escola

EMEI FAUSTO RIBEIRO DA SILVA FILHO

EDH – Desafios do Contexto Atual

Ana Paula Brito Santos

 

Tema

“Um por todos e todos por um! O papel de cada um no coletivo da comunidade escolar”.

 

Justificativa

Durante este período de pandemia experimentamos o dissabor de um isolamento imposto pela necessidade dos cuidados com a saúde e a vida de cada um de nós. Diante esse contexto, qual é o valor de cada papel desempenhado dentro das unidades escolares e de cada membro da comunidade escolar? Diante dessa pergunta, a tarefa será desenvolvida para a reflexão da participação efetiva de todos na construção do processo educativo para a cidadania e o bem comum de todos.

 

A quem o trabalho se destina

As ações serão realizadas por todos os funcionários da unidade escolar (EMEI), as crianças e por toda a comunidade envolvida nesse território do qual a escola é pertencente.

 

Finalidade

A intenção da proposta é trazer para o centro da discussão do papel de cada um no processo de aprendizagem no âmbito escolar e como esse papel influencia no papel do outro.

 

Objetivos

Contribuir para a valorização das funções de cada um dentro e no entorno do território escolar;

Possibilitar a escuta de todos acerca das ações do dia a dia escolar;

Possibilitar a discussão do papel de cada um dos envolvidos no processo de educação de nossas crianças e como nossas ações influenciam no processo de respeito, empatia, decisões e até mesmo nas negligências que muitas vezes permeiam o ambiente escolar.

 

 

Duração

É um processo contínuo, de todo dia, porém algumas ações mais efetivas poderão ser realizadas uma vez ao mês ou duas.

 

Ações

Reuniões com um pequeno grupo de pessoas até que se alcance o maior número possível de participantes. O ideal é que nesses pequenos grupos haja uma diversidade de segmentos: professores, Agentes de Apoio, ATEs, funcionários da limpeza, da cozinha, secretaria da escola, gestão, famílias e a comunidade e crianças.

As reuniões teriam um teor de encontros para uma escuta efetiva de como os sujeitos podem contribuir para uma vivência carregada de respeito e participação de todos no planejamento e nas ações de todo o contexto escolar. Uma participação onde todos se sintam valorizados e pertencentes ao projeto de educação da unidade escolar.

 

Avaliação

A verificação dos resultados será feita a partir das anotações das falas dos envolvidos, de suas sugestões, críticas, dúvidas etc;.